Resina de Poliéster Cristal na Joalharia Experimental

A cada dia que passa, a joalharia assume mais um papel experimental e artístico, onde os criadores de jóias começam a abrir-se a novos materiais que dão uma nova vida e cor às lindas criações de joalharia contemporânea. Trabalhar com resina cristal é muito interessante e é uma técnica muito simples que pode ser aprendida num workshop de técnicas criativas em resinaem poucas horas.

A Resina Cristal (poliéster) tem sido cada vez mais um material de eleição na atribuição de cor nas jóias e até mesmo na criação de anéis, pendentes, pulseiras, etc feitos integralmente em resina de poliéster Cristal- Resina Cristal – passo a passo.

Joalharia em resina

Resina de Poliester cristal - Cristina Jorge

A resina de Poliéster Cristal, no seu estado puro é liquida e tem uma transparência vítrea muito bonita, depois de solidificada permite ver todas as incrustações colocadas no seu interior, o que confere efeitos visuais fabulosos e dá uma liberdade de expressão infinita. Também se podem colocar colorantes e assim fazer jogos de cor e transparência que conferem uma beleza impar às peças de joalharia experimental.

Anel resina cristal - cristina jorgeA resina  de poliéster Cristal é um produto líquido resultante de um conjunto de componentes plásticos que se tornam sólidos ao secar ao ar. Ao misturar 2 componentes (resina e catalisador) é activada uma reacção química exotérmica, libertando calor que reagindo o liquido torna-se um gel e solidifica posteriormente. Ao ser adicionado o endurecedor (ou catalisador) à base de resina cristal é gerado um processo de polimerização dos componentes plásticos.

 

 

Peças em Resina de poliéster Cristal realizadas pelo projeto heARTJÓIA

perspex-plexiglass-folha-ouro-joalharia-jewelry-jewellery-joalheria-cj-design-anel-A1-01-14-z Anel em Resina, Zircónia e flor natural resinas 1
Anel em Resina, Pérola, Zircónia e folha de ouro Anel em resina com pinturas abstratas no interior

 

Manual de Resina de Poliéster Cristal Passo a Passo

Manual de resina passo a passo

COMPRAR

Manual passo a passo, que ilustra e ensina todos os procedimentos para a realização de peças em resina cristal em moldes.

Conteúdos do Manual

  • Formato PDF para fazer download
  • 34 imagens a cores
  • 2 projetos com 2 diferentes tipos de resina
  • Tipos de Resina
  • Tipos de moldes e sua utilização
  • Molde Criativo
  • Mistura e vazamento da resina
  • Pigmentos e colorantes
  • Incrustações
  • Preparação de 2 tipos de resinas em 2 diferentes projetos
  • Processos de Secagem
  • Furar resina
  • Acabamentos – Lixar e polir
  • 30 Páginas a cores

 

 
Anel de resina Cristal - Cristina Jorge

O espaço de tempo de endurecimento da resina de poliéster Cristal denomina-se de tempo de cura. A resina vai de um estado líquido, permitindo a aplicação de jogos de pigmentos coloridos e pequenos objectos, passando a um estado sólido rígido que dá um aspecto de transparência ou transluzência ou ficar mesmo opaco dependendo dos pigmentos ou componentes colocados no seu estado líquido. A resina de poliéster é vazada em moldes próprios, ao retirar a peça no fim de seca teremos uma cópia fiel do modelo original.

Tipos de Resina

Resina de poliéster Cristal
Resina de époxica
Resina acrílica

workshops de Joalharia em resina

Workshop de Técnicas criativas em RESINAinformações – admin@heartjoia.com Workshop tecnicas criativas em resina 4 Horas

A Resina poliéster Cristal tem cada vez mais um papel importante na Joalharia Experimental e paralelamente com outros novos materiais que surgem marca uma época de inovação e criatividade importante no trilho evolutivo da Joalharia.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *