joalharia contemporânea, Jóias de papel

A cada dia que passa, na joalharia contemporânea, há uma necessidade extrema de mudança, inovação e de apelo a novas técnicas e  novos materiais. Tal como em todas as outras vertentes artísticas, também a joalharia contemporânea, segue estas novas tendências, e as jóias de papel são a expressão dessa abertura ao que é novo e diferente.

A joalharia, ao longo dos anos foi tomando novas formas de expressão, de beleza, elegância e glamour. Com a evolução dos tempos a joalharia abriu-se a novos conceitos, materiais e formas, substituindo meros objectos de ostentação e riqueza materiais por objectos de arte cheios de expressão, cor e movimento. Para além do papel também são grandes protagonistas na joalharia contemporânea outro tipo de materiais como, o acrílico, resina de poliéster cristal, madeira, etc.

As jóias de papel parecem a um primeiro impacto, algo irrealizável pela fragilidade que a imagem mental que temos, que o papel pode ser demasiado frágil para ser usado como uma jóia, conferindo assim à jóia de papel, a resistência e durabilidade Joalharia contemporânea, joias de papel, Ana hagopiannecessárias para que seja possível o uso das jóias de papel. No entanto a joalharia contemporânea tornou possível dar uma nova expressividade ao simples e comum papel.

Jóias de papel de Ana Hagopian

A Designer argentina Ana Hagopian, é uma autora cheia de talento e cria fantásticos colares de papel, cheios de glamour e muito coloridos. As Jóias de papel de Ana Hagopian, marcam uma forte presença na joalharia contemporânea, como uma joalharia cheia de poder, e sem perder a delicadeza e a leveza, características que apenas o papel consegue transmitir.

Joalharia contemporânea, jóias de papelJóias de papel de Nel Linssen

Também a artista Nel Linssen, marca a sua presença na joalharia contemporânea com a joalharia de papel. O papel (elefantenhaut 110g) é o material de eleição desta artista plástica, para a execução de colares e pulseiras que são verdadeiras obras de arte e expressão.

Estes são apenas alguns exemplos de jóias em papel, tentamos encontrar artistas Portugueses com este tipo de trabalhos, no entanto não encontramos qualquer registo de trabalhos de grande impacto que fizessem uma boa representação dos artistas Portugueses de joalharia contemporânea na realização de jóias de papel.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *