Goma laca

A goma laca é uma espécie de resina retirada de árvores na India, e é muito utilizada como verniz. A goma laca cria uma película dura e resistente que protege as superfícies.

Goma laca, cravação virolaA goma laca pode também ser utilizada  para prender anéis, brincos ou qualquer outra jóia, para facilitar a cravação de pedras ou gravação com buril, ou qualquer outra aplicação onde se necessita de uma base de apoio para segurar a peça que será trabalhada. Também é utilizada a goma laca na gravura a ácido em metal, para proteger a chapa de prata ou cobre da corrosão do ácido.

Para suporte das peças de joalharia, com aplicação de goma-laca, utiliza-se normalmente um pedaço de madeira, do genero de um cabo de vassoura cortado num tamanho de aproximadamente de 15cm,onde a goma laca que será derretida com a ajuda de uma pequena lamparina a petróleo,  aos poucos a goma laca vai derretendo e fixando ao pequeno cilindro de madeira. A secar, a goma-laca fixa qualquer objecto que seja inserido, permitindo assim que se trabalhe com as jóias ou outros pequenos objectos mais facilmente, visto que são mais fáceis de segurar. Quando é submetida a temperatura quentes, a goma laca vai ficando cada vez mais pastosa e pegajosa, nesse ponto será possível moldar a goma laca com facilidade e será composta conforme a necessidade da peça que se pretende trabalhar.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *