Polir jóias, polir interior de anel de platina passo a passo

Depois de ter aprendido a fazer um anel/aliança em prata (platina ou ouro) é necessário aprender como fazer o polimento paraque o anel fique esteticamente apresentável para ser usado. O polimento do interior de um anel de platina é idêntico ao polimento de uma aliança de prata ou de ouro. Os acessórios para motor de suspensão ou dremel aqui apresentados são de muita qualidade, a tecnologia de abrasivos 3M foi desenvolvida para facilitar este tipo de procedimentos técnicos de polimento e acabamento de jóias.

Polir jóias, polir anel de platina passo a passo

Polir anel prata, platina ou ouro

  1. Anel de platina (prata ou ouro) baço, antes de polir
  2. Fixar uma folha de “3M Imperial Micro-Finishing film” (folha abrasiva de micro acabamento) colado numa placa de vidro e lixar as partes laterais do anel (ir girando o anel de platina, prata ou ouro para que o desgaste possa ser homogéneo)
  3. Aplicar uma cinta de “3M Trizact abrasive band (cinta abrasiva)» de grão A80 um mandril cilíndrico de 13mm, no punho do motor de suspensão ou no Dremel.
  4. Ligar o motor a uma rotação média e com cinta abrasiva, desgastar até a superfície estar homogénea. Não deixar a cinta abrasiva no mesmo local, ir sempre rodando por toda a superfície cilindrica do interior do anel de platina (prata ou ouro). Ter atenção ao sobreaquecimento do metal, evitar uma rotação elevada e ir retirando o anel para arrefecer.
  5. Aplicar ao mandril (de preferência utilizar um mandril para cada cinta de lixa diferente) uma cinta de “3M diamond flex bands (cinta diamantada 3M)» com grão 800. Colocar no motor de suspensão ou dremel numa rotação média e aplicar no interior do anel de platina (prata ou ouro)
  6. Esta cinta abrasiva tem um grão mais fino e liberta a superfície dos riscos mais profundos da cinta abrasiva utilizada anteriormente, no entanto os procedimentos são os mesmos.
  7. Aplicar ao mandril (de preferência utilizar um mandril para cada cinta de lixa diferente) uma cinta de “3M Imperial Micro-Finishing Film (cinta abrasiva de micro-finishing)». Colocar no motor de suspensão ou dremel numa rotação média e aplicar no interior do anel de platina (prata ou ouro)
  8. Com esta cinta de grão ainda mais fino a superfície do anel de platina, prata ou ouro terá cada vez menos textura e aproxima-se mais ao polimento pretendido.
  9. Agora colocar as cintas de micro-polimento (3m Micro-Finishing 1200) no mandril de 13mm.
  10. Passar a 3m Micro-Finishing 1200 no interior do anel de platina, prata ou ouro.
  11. Por fim colocar «3M Diamond Lapping Film» de grão -3 microns (rosa) no mandril de 13mm.
  12. Finalizar o polimento do anel de platina, prata ou ouro.

Este é um dos processos existentes para polir jóias, polir anel de platina no seu interior. Este procedimento pode também ser utilizado em aneis de prata ou aneis de ouro.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *