Cortar acrílico com serra vertical ou serra circular

Muitas vezes é necessário cortar pequenas peças de acrílico em formas rectas, existem diversas técnicas para cortar acrílico, no entanto destacamos aqui o corte manual e corte com serra mecânica vertical.

Estas técnicas de cortar acrílico, são simples e podem ser feitas por qualquer pessoa, desde que sejam executadas com as devidas precauções e as respectivas medidas de segurança.

O vidro acrílico pode ser cortado, manualmente em peças pequenas com uma serra de ourives (serrar acrílico com serra de ourives), como também se pode cortar acrílico com uma serra circular (de mesa) e também com uma serra vertical.
Cortar acrilico com serra vertical ou discoNo caso de serrar acrílico com uma serra vertical deve-se ajustar o número de golpes da serra vertical na roda para 3 – 4 (serra circular: a uma velocidade de rotação reduzida).

Quando começar a serrar, é fundamental que use sempre óculos de protecção, para proteger os olhos contra a projecção das aparas de acrílico.
É muito importante que utilize qualquer tipo de bases de amortecimento para efectuar o corte do acrílico com mais segurança, as bases de amortecimento para cortar acrílico podem ser de tecidos macios ou feltro.

Para que seja possível proteger a superfície mais sensível, deve-se remover a película de protecção do acrílico apenas depois de concluídos todos os trabalhos de corte, limar e lixar as extremidades irregulares; se for o caso, até mesmo após o envernizamento.
Depois de todo o processo de cortar do acrílico, devem-se fixar os  painéis dianteiros e lixar bem os rebordos longitudinais. Comece com uma folha de lixa mais grossa, de acordo com as irregularidades, se estiverem muito irregulares comece a lixar com uma lixa de grão 240; o processo de lixamento mais fino final, caso queiramos um polimento deve ser efectuado  é efectuado com uma folha de lixa de grão 1200. Deve-se sempre trabalhar ao longo dos rebordos. Caso queira pode sempre eliminar os cantos depois de serrar o acrílico, procedendo a um lixamento longitudinal com uma folha de lixa fina muito fina num ângulo de 45°.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *