Fundentes e purificadores

Quando se processa com a fundição de metal, nomeadamente a fundição de ouro, é muito importante ter em conta que é necessário manter os metais limpos e que não oxidem durante o processo de fundição. A utilização de produtos que limpem e protejam os metais da oxidação como os fundentes e purificadores ajudam no processo de fundição, de forma a que os metais liquidifiquem com facilidade e sem que retenham impurezas que interfiram no processo.

Fundentes e purificadores

Para a fundição de metais, especialmente metais não ferrosos, os fundentes e purificadores mais conhecidos e utilizados são o bórax, ou borato de sódio, que tem uma aparência e pode ser adquirido em pó, mas também há em bloco (para utilizar na soldadura). O bórax (borato de sódio, é o fundente e purificador mais utilizado em joalharia para fundir metais como a prata, ouro e suas respectivas ligas metalicas. Os fundentes e purificadores tem como função, a proteger os metais de oxidações superficiais e permite que o metal eleve ligeiramente o ponto de fusão da liga.

Outros materiais, são também utilizados como fundentes e purificadores são:

  • O Sal comum
  • O nitrato de sódio
  • O nitrato de potássio ou sal nitro, que tem um excelente desempenho no papel de limpador da fondição
  • Também o bicarbonato de sódio é utilizado, especialmente para fundi limalha

Para fazer a fundição de metais, é necessário também ter em conta o tipo de ligas que se estiver a utilizar e assim escolher os melhores fundentes e purificadores que mais se adequam e facilitam todo o processo de fundição. O borax, ou borato de sódio é dos fundentes e purificadores mais utilizados nas ligas metálicas para joalharia.

No entanto para se proceder à fundição propriamente dita é necessário ter algum conhecimento sobre as operações básicas, para saber como aplicar bem os fundentes e purificadores na fundição.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *