A palavra Soldadura, soldagem, deriva do latim “Solidare”, que significa tornar Sólido. A soldadura ou soldagem é uma das técnicas de Joalharia mais usada para ligar superfícies metálicas usando um maçarico e uma liga metálica, a “solda” para unir superfícies metálicas. A soldadura com solda de prata pode ser usada com ligas metálicas como prata 925, latão, cobre e também com o ouro, entre outras ligas metálicas. Na soldadura ou soldagem, a solda desloca-se com o calor para os pequenos orifícios existentes nas junções metálicas que se pretende unir. A soldadura “deslizará” inteligentemente para as zonas onde a temperatura atinge mais rapidamente o ponto que se aproxima ao grau de fusão da solda.
Todo este processo de soldadura ou soldagem e respectivas ferramentas é precisamente igual, seja para soldar prata como para soldar ouro, no entanto é necessário solda de ouro (à venda nas lojas de materiais para joalharia).
Soldadura ou soldagem – interveniencia de dois elementos para além das estruturas a unir:
- A solda ou soldadura
- e o Calor
A Solda, ou soldadura, é uma liga metalica do mesmo metal que se pretende unir (soldar), no entanto o grau de fusão dessa liga (solda ou soldadura) é inferior ao grau de fusão das placas metálicas que se pretendem soldar. Ou seja, a soldadura ou soldagem, derrete num grau de fusão mais baixo do que o metal que se quer unir.
Designa-se por liga metálica quando existem dois ou mais metais são fundidos juntos no mesmo composto metálico. Quando se prepara uma liga, o objectivo é dar origem a um metal composto com características que desempenhem melhor a função para a qual o metal se destina.
O calor do maçarico, ao ser direccionada para o aglomerado de superfícies metálicas a soldar, e com a ajuda de um fundente, a solda neste processo de soldadura ou soldagem, derrete (funde) enquanto que o metal a soldar se mantém sempre intacto. Uma vez fundida, a soldadura ou soldagem, desliza inteligentemente pelas superfícies e penetra precisamente para as reentrâncias onde é necessário que a solda flua. Desta forma, é possível preencher as junções das superfícies, unindo as diferentes partes, criando assim uma só peça.