Joalharia em acrílico, introdução

O acrílico surgiu com a função de imitar materiais naturais e torna-los mais acessíveis ao consumidor, a imitação de madeira e marfim foi o que impulsionou a utilização do acrílico numa fase inicial. Recentemente, com os novos movimentos artísticos e especialmente com a joalharia contemporanea, os artístas familiarizaram-se com o acrílico e surgem trabalhos de joalharia em acrílico fabulosos, com um requinte e qualidade inigualáveis.

O acrílico e outros materiais derivados do plástico, são interessantes devido à sua flexibilidade, podem ser tingidos numa infinidade de cores, e combinado com mos metais preciosos como , prata, ouro, e há até artistas de joalharia que combinam Gemas (pedras preciosas) com o acrílico.

 Técnicas mais conhecidas da joalharia em acrílico

joalharia-heartjoia-loja-online-contemporânea-acrilico-z

A joalharia em acrílico pode ser simplesmente esculpida no acrílico ou modelada através do aquecimento, estas duas técnicas aliadas, podem dar origem a projetos de joalharia em acrílico muito interessantes. Nos dias de hoje, o acrílico tem conquistado os designers, devido à sua versatilidade de formas, como ao espectro de cores que pode atribuir às peças de joalharia em acrílico.

Joalharia em Acrílico

O primeiro plástico para ser transformado em jóias foi “Bakelite” na década de trinta. O plástico mais usado é o acrílico, o termo genérico para o plástico vendido sob os nomes comerciais de “Perspex”. “Plexiglas” e “Lucite”.

O Acrílico é frequentemente utilizado como um substituto de vidro, este material tem toda a clareza cintilação e transparência do vidro, mas, das suas principais vantagens, a mais interessante é o facto de ser muito mais leve que o vidro. Isso significa que o designer pode fazer as peças nos mais diversos tamanhos e formatos sem ter que se preocupar com o peso das peças.

A nova gama de possibilidades abre-se com a utilização de espelhos de acrílico”. Este tipo de acrílico tem uma superfície espelhada, que se assemelha ao metal em vez de vidro. O acrílico Espelhado “perspex” está disponível em ouro, prata e bronze e não deve ser aquecido ou moldado como a superfície perderá o seu efeito espelhado. Acrílico Metálico, Espelho

Modelagem da joalharia em Acrílico

Acrílico torna-se extremamente macio e muito maleável quando submetidos ao calor. As Formas que podem tomar, podem  fluir como líquido em torno do pulso, pescoço, através do cabelo ou em espiral. Estes efeitos e formas em movimentos fluidos são  facilmente adquiridos quando o acrílico é submetido ao calor, seja no forno, em cima de uma placa de aquecimento durante três a quatro minutos, ou mesmo com uma pistola de ar quente.

 

Uma vez que a folha de acrílico macio é suficiente para dobrar e manusear como a plasticina, pode ser moldado em torno de qualquer forma adequada. Frascos de café são bons para moldar pulseiras redor; espirais apertados para brincos podem ser feitas envolvendo fios de acrílico em torno de um lápis.
É necessário um grosso par de luvas para usar enquanto se modela o acrílico para evitar queimaduras, é necessário segurar a placa de acrílico em torno da base de modelar até que ele arrefeça, só assim ele pode manter a sua forma. Uma vez que tenha arrefecido, o objeto pode ser tingido.

Cortar acrílico para fazer joalharia

Para cortar acrílico, podem-se utilizar diferentes técnicas,

Para proceder ao corte do acrílico, as formas necessárias primeiro desenhados na folha de acrílico com uma caneta permanente e pode-se cortar facilmente com uma serra de ourives e furar com um dremel.

É necessário ter muito cuidado para não riscar o acrílico enquanto se trabalha, no entanto se acontecer riscar o acrílico, é possível retirar as marcas com lixas de água e com o polimento. Só depois de pronta a peças de acrílico ela está pronta a ser tingida.

Tingimento da Joalharia em Acrílico

Há inúmeras maneiras de tingir o joalharia em acrílico transparente, e cada um dos métodos de tingir acrílico pode criar os seus próprios efeitos únicos. Experimente tingir toda a peça e, em seguida, polir toda a peça nas zonas onde não se quiser que tenha o corante, mantendo a cor em todas as zonas onde a peça não foi polida.

Acrilico joalhariaEm alternativa, pode-se colar uma fita isolante antes de tingir para que algumas áreas fiquem sem colorante. Em ambas as situações, embora os corante sejam superficiais, as cores parecem ricas brilho no interior das jóias em acrílico.

Corantes de Roupa para tingir joías em acrílico

O tingimento das jóias em acrílico pode feito usando o equipamento básico de cozinha. Uma panela de aço inoxidável pode ser utilizado para a imersão dos itens. Corantes de dispersão para tecidos sintéticos são frequentemente utilizados, mas “Dylon” é um corante para roupa e é bastante adequado para o tingimento de acrílico.

Evite o uso de corantes de água fria para tingir joalharia em acrílico. A intensidade da cor depende de quanto tempo você deixar a peça no corante – uma questão de experimentação.
É útil utilizar uma pinça para transferir peças dentro e para fora do corante, mantendo-se as jóias em acrílico separadas. Deve-se sempre lembrar que os corantes podem ser perigosos e os equipamentos utilizados no processo devem ser mantidos especificamente para esta finalidade, ou bem lavados lavado após o uso.

 

 

Workshop

Aplicação de estampados em ACRÍLICO – pulseira com técnica mista

Informação

Pulseira em Acrílico e prata 4 horas
  WorkshopTécnicas criativas em ACRÍLICO

 

Informação

Workshop tecnicas criativas em acrílico 4 Horas

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *