Tipos de Rebites usados no fabrico de jóias

Diferentes tipos de Rebites usados no fabrico de jóias

Em Joalharia e Ourivesaria, por vezes não é possível recorrer à soldadura para unir superfícies, ou porque os materiais não permitem calor, ou simplesmente porque a solda não adere. Nessas situações é muito frequente o uso do rebite para unir as diferentes placas. Existem variados tipos de rebites usados no fabrico de jóias e regra geral são feitos em prata, ouro, cobre ou latão.

Um rebite é um fixador metálico, semipermanente utilizado para juntar 2 ou mais superfícies metálicas ou de outros materiais. Um rebite, consiste num cilindro metálico com uma cabeça em uma das extremidades (ou apenas um espigão ou tubo simples martelado em ambas as extremidades), similar a um prego ou pino. Sua instalação é feita num orifício pré-perfurado, e posteriormente achatado (por deformação e por golpes) na ponta, quando a espiga preenche o orifício, prendendo o rebite, expandindo-se até 1,5 vezes o seu diâmetro original, prendendo-o de forma definitiva.

As extremidades dos rebites usados em Joalharia e Ourivesaria podem ter diversos formatos, ou simplesmente ficar invisíveis ficando nivelado com as superfícies rebitadas.

Rebite Invisível ou de espigão

Este é um rebite invisível se for feito do mesmo metal da superfície a ser rebitada, fica completamente nivelado com a superfície. Aprenda como Fazer rebite invisível passo a passo

Rebite invisivel

Rebite de tubo

O rebite de tubo, tal como o rebite invisível é feito mesmo à superfície no entanto não fica tão embutido no metal como o rebite invisível. O rebite de tubo dá um efeito de furo, porque o interior do tubo cria um efeito visual interessante por criar um efeito de “furo”. Aprenda como fazer rebite de tubo passo a passo.

Rebite de tubo

Rebite de Cabeça – Esférico

Este é um rebite que precisa de muita perícia para que as extremidades fiquem bem feitas.

Rebite de Cabeça

Os Diferentes tipos de Rebites são usados no fabrico de jóias, ou por mero efeito decorativo ou por questões de exigência técnica. Os rebites podem também criar efeito de articulação, criando um eixo que permite ambas as superfícies fazerem uma rotação em torno de um eixo (rebite).

Técnicas Básicas de Joalharia e Ourivesaria

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.