Como Fazer Eletro-gravura em Prata pura e prata 925

Gravura em cobreEletro-Gravura é um método utilizado para criar imagens numa superfície de cobre, com um auxilio de uma fonte de alimentação elétrica e um eletrólito (mordente).

Artigo Baseado no Método de Sherri Haab

A Eletro-Gravura utiliza um controlador elétrico, com apenas 12 volts (não tem perigo de choque), e uma solução eletrolítica para fazer o processo de gravura. A eletro-gravura deriva de uma transferência de átomos que são movimentados desde o recipiente de aço e através da solução eletrolítica vão agir no elemento metálico que se pretende gravar.

O Controlador E3 Etch pode ser utilizado para fazer Eletro- gravura em prata pura ou prata 925 com Solução de Nitrato de Cobre.

O Sulfato de Cobre é utilizável apenas para gravura em cobre, latão ou bronze.

O Nitrato de prata é utilizado para fazer gravura em prata pura e prata 925 (com liga de cobre). O Nitrato de cobre é utilizado para fazer gravura em prata 925 com liga composta de quaisquer que sejam os metais (seja uma liga de cobre ou qualquer outra liga). Caso não se tenha a certeza de qual é a composição da liga de prata que se quer submeter à eletro gravura, o mais indicado é utilizar o Nitrato de Cobre. Quaisquer que sejam os metais contido na liga de prata, para além da prata e cobre, contaminarão uma solução de Nitrato de prata. E para o caso da prata pura, utilizar sempre para fazer eletro gravura, Nitrato de prata.

Ambas as soluções podem ser reutilizadas, Nitrato de prata e Nitrato de Cobre, se forem filtradas com um filtro de café depois de cada utilização.

Nitrato de Prata – para fazer gravura em prata pura e prata 925 com liga de cobre

Nitrato de Prata é um químico composto que pode ser encontrado em pó ou numa solução pré-feita. Para os mais ousados, tambem é possível fazer nitrato de cobre no atelier, no entanto a utilização dos químicos no estado puro é sempre perigoso e é preferivel adquirir os compostos já feitos. Quando adquirido, o Nitrato de prata rende muito, é precisa apenas uma pequena quantidade para fazer a gravura.

Fazer a Solução de Nitrato de Cobre

Gravura de cobre processo

Para fazer a mistura, devem-se utilizar apenas recipientes de vidro ou plástico e para fazer a composição, misturar ½ litro de Água destilada com 10 gramas de Nitrato de Prata.

Precauções
Os gases libertados pelo Nitrato de Prata é prejudicial, não deve ser inalado, até mesmo pequenos Cristais podem manchar pela pele. Enquanto se manuseia estes produtos, deve-se usar máscara e óculos de proteção, luvas de borracha. Manter estes produtos longe das crianças e animais.

Ver também as diretrizes do artigo de Eletro-Gravura em Cobre porque complementa os conhecimentos de utilização do equipamento de Eletro-Gravura, a única coisa que muda é a solução utilizada, que em vez de Nitrato de prata, utiliza-se Sulfato de Cobre. Usar um recipiente próprio para cada solução. A Prata é gravada 3-4 vezes mais rápida do que o Cobre. O processo de Gravura deve demorar entre 30 minutos a 2 hora e até mais, dependendo da profundidade da gravura pretendida.

Durante o processo de Gravura em prata 925, vão se depositando uns resíduos negros na solução que são libertados na corrosão, e são resultantes da liga de prata, o cobre. Uma parte desses resíduos são dissolvidos na solução, o que a torna azulada.

Depois de cada Sessão de Gravura da prata 925, deve-se filtrar a solução com um filtro de café, para que seja possível re-utilizar a solução vezes seguidas.
Depois de inutilizável, a solução deve ser neutralizada com bicarbonato de Sódio e se não tiver meios de reciclar os químicos, então deitar a solução devidamente neutralizada na fossa. Nunca deitar nas canalizações de água corrente.

Nitrato de Cobre – Para fazer Gravura em qualquer liga de prata 925 e cobre
O Nitrato de Cobre encontra-se para venda em forma de Cristais ou pó e também é necessária apenas uma quantidade reduzida para fazer gravura.

Fazer Solução de Nitrato de Cobre para eletro Gravura

340 gramas de água destilada com 28 gramas de Nitrato de cobre

Receitas eletrolíticas para Gravura

 

controlador-eletrico

Soluções de eletro-gravura para Prata pura, Prata 925, cobre e latão

Peças/metal (Anodo +) Cátodo (-) Eletrólito
Prata pura ou 925 Prata pura Nitrato de Prata – 0,5gmÁcido Nitrico – 0,33mlem 500ml de água destilada
Cobre e Latão Cobre Sulfato de CobreÁcido Sulfurico – 1,5ml (30 gotas)500ml água destilada

 

eletro-gravura

Precauções durante o processo de Gravura

Manter estes produtos longe das crianças e animais. Evitar o contato com a pele e olhos; usar luvas de borracha e proteção para os olhos. Não ingerir, é altamente perigoso. A solução para eletro-gravura pode ser re-utilizada e guardada no estado liquido (filtrar com um filtro de café para retirar os resíduos indesejáveis), e adicionar água destilada para repor a solução das perdas. Para gravar prata pura ou prata 925, é necessário um electrólito diferente, verificar os outros apontamentos para aprofundar esta questão.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *