Técnica de Fold Forming com prata, cobre e ouro

Fold Forming  é uma técnica que foi desenvolvida nos anos 80 por Charles Lewton Brain e é uma forma simples e rápida de trabalhar as chapas de metal simples em formas 3D e texturas fabulosas sem recorrer a soldaduras e outras técnicas de joalharia complexas.

A Técnica de Fold Forming tira partido de algumas das propriedades particulares dos metais, como a sua elasticidade e maleabilidade depois de recozido,  que gera uma certa facilidade de modelação principalmente recorrendo a algumas ferramentas específicas.


Ferramentas usadas para Formar vincos em folha de metal

Martelo de repuxado (dica de pesquisa – Raising hammer)Esta técnica não requer a utilização de ferramentas muito complexas, antes pelo contrário, são necessárias apenas ferramentas simples e fáceis de adquirir.

  1. Maço de Couro (leather mallet)
  2. Torno de bancada
  3. Tais (taz) em aço ou misto (aço e madeira ou aço e borracha)

Um laminador poderá também ser necessário, se quisermos desenvolver a técnica de fold forming de uma forma mais avançada.

Para além das ferramentas para fold forming atrás descritas serão também necessárias as ferramentas básicas para a preparação do metal.

Que metais podem ser trabalhados com a técnica de fold forming?

Os metais mais trabalhados com a técnica de fold forming são, o ouro, a prata, o cobre, e o alumínio. No entanto o alumínio tem uma forte tendência para estalar se não forem tidas em conta as regras restritas de elasticidade deste metal.

Espessura requerida para a chapa utilizada na técnica de Fold Forming

 

Fold Forming by Sari Teitelbaum

Fold-Forming-workshop-heartjoia-3-joalharia

Esta técnica requer a utilização de chapas com uma espessura bastante reduzida, para peritir a criação de vincos com excelentes

resultados. A espessura adequada é de 0,4mm de espessura (26 gauge) e permite que a peça depois de formada seja aberta com facilidade sem prejudicar as formas obtidas no processo de fold forming.

Particularidades de alguns metais para a técnica de Fold Forming

Quando se trabalham as peças em prata, deve-se ter em conta que não devem ser colocadas no branqueamento, depois de recozidas e até a forma final ser aberta, pelo facto de as superfícies internas poderem fundir se a peça for recozida de novo.

 

Diferentes tipos de Fold Forming

  • Folhas Simplificadas
  • Folhas Multiplas (como na imagem de apresentação deste artigo)
  • Fold forming forjado
  • Fold forming laminado

Fold Forming Lily of the Valley Brisbane

Folhas Simplicadas de Fold Forming

Numa situação mais avançada poder ser necessário o uso de um calço, ou uma tira de metal, percorrendo a dobra da chapa de metal, para depois dar um efeito de encurvamento na zona vincada da chapa para trabalhar, sendo depois levada ao laminador para evidenciar o efeito.Na maioria das situações onde há apenas uma forma simples de fold forming, onde não há demasiadas dobras de metal, os procedimentos são também simples. Consta apenas na dobragem do metal, dar o formato de recorte desejado e depois com o uso de martelos dar então as formas e a textura requeridas.
by Victor Pavlov

 

 

 

 

 

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *