Como fazer crochê em Metal

Como fazer crochê em Metal

Embora se tenha a ideia generalizada de que quem sabe fazer crochê em fio de lã, saberá fazer bem crochê em metal, não funciona tão linearmente assim. Embora quem faça crochê em linha ou lã, tenha muito mais facilidade em se entregar à iniciação de crochê em metal é uma grande realidade, no entanto é muito fácil de cair no erro de fazer a técnica de crochê no metal  igual ao do crochê de lã e na maioria das vezes resulta um crochê muito irregular, com os elos repuxados, nada homogeneos e nada alinhados.

O crochê em metal tem alguns truques que permitem fazer os pontos muito perfeitinhos e alinhados que farão toda a diferença no resultado final.

Tipos de pontos utilizados no crochê em metal

Outra generalização que se costuma fazer em relação à técnica de crochê em metal ou fio de prata, é que esta técnica é apenas os pontos de crochê tradicional, no entanto esta está longe de ser a realidade do crochê em metal, que evolve diferentes pontos que não existem no crochê em linha, como por exemplo:

  • O ponto peruano – é um ponto que nada tem a ver com o croché tradicional, é maravilhoso e permite fazer anéis e pulseiras incríveis com engastamento de pedras cabochon
  • O ponto de malha com agulha de crochê que permite fazer peças em 3D e construções ocas e engastamento de pedras cabochon
  • Tricotim – é uma técnica com agulha de croché que utiliza um pequeno tear de base para a construção de um tubo oco em malha de metal
  • Croché normal 

Todas estas vertentes de crochê em metal precisam de ter em consideração que tecer metal não é, de todo, igual a tecer um fio de linha. O metal não tem elasticidade, e não ajusta a sua forma depois de tecido, ou seja, se a técnica não for realizada com sabedoria, o metal ficará repuxado, os elos tortos e irregulares e dificilmente se poderá fazer uma pulseira ou anel porque com o uso irão alargar de tal forma que deixarão de poder ser usados. Para além de que existem técnicas específicas para a construção de anéis e pulseiras que lhes irão conferir a resistência e estabilidade necessárias para que mantenham a sua forma compacta e regular.

Materiais necessários para fazer croché em metal de várias técnicas diferentes

  1. Alicate Pontas Chatas (para aplicação de fechos)
  2. Alicate de pontas redondas (para aplicação de fechos)
  3. Alicate de Corte
  4. Tesoura de corte
  5. Fio de prata ou (Gauge 30 ou 32 – o,25 ou 0,30mm)
  6. Agulha de crochê 1,25mm
  7. Tricotim
  8. Fio de prata dourada (Gauge 30 ou 32 – o,25 ou 0,30mm)
  9. Teares de inicio de construções 3D
  10. Fieira para tubos de crochê
  11. Agulha de crochê adequada à grossura do fio (1,25 por exemplo)

Estas ferramentas e materiais são para ser utilizadas em diferentes técnicas de crochê em metal. Os alicates de pontas chatas e pontas redondas são utilizados para ajudar nos remates e na aplicação de fechos. O alicate de corte, para cortar o fio de metal, e a tesoura de corte para cortar elos de iniciação para fazer crochê em formas 3Dpartes de tubos ou esferas.

Fazer crochê em metal passo a passo – técnica de corrente normal de crochê

A primeira técnica de crochê que iremos apresentar é a técnica de crochê normal, a corrente de crochê em metal.

Para os elos do crochê ficarem perfeitos é necessário ter muita atenção e perceber que o metal não funciona como o fio de prata ou outro fio de metal. O Segredo é articular a agulha de forma a criar os elos antes de os formar e quando se passarem as laçadas pelos elos anteriormente formados já não haverá necessidade de puxar o fio, apenas deslizar o elo já formado pela laçada no interior do elo da corrente já feito.

1º Passo

Fazer corrente simples de Crochê normal

  • Preparar fio de metal de espessura 0,25mm (dependendo do tipo de objeto, técnica a usar e efeito pretendido pode-se optar por fio mais fino ou mais grosso e agulha de barbela maior ou menor)
  • Preparar agulha de crochê de boa qualidade de 1,25mm (agulhas de má qualidade exercem muito atrito no metal e dificulta o processo de realização do crochê em metal)

2º passo

Como segurar o fio de metal e agulha de crohê na  mão

3º Passo

Fazer corrente de crochê em metal passo a passo

  1. Fazer elo de inicio da corrente de crochê em metal
  2. Elo inicial já formado
  3. Formação dos elos seguintes, realizados em sequência para a elaboração da corrente

Contactos para adquirir materiais e Ferramentas

Para comprar materiais podem aceder aos contactos existentes nas moradas por nós de fornecedores em todo o mundo AQUI. Informo que esses são apenas os contactos que conhecemos, terão de procurar nesses contactos os materiais e ferramentas que necessitam.

 

 

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *