Soldar com solda de prata

Soldar com solda de prata

Soldar com solda de prata (ouro) é uma das técnicas de Joalharia mais usada para ligar superfícies metálicas usando o fogo e uma liga metálica, a “solda”. A solda de prata pode ser usada com ligas metálicas como prata 925, latão, cobre e também com o ouro, entre outras ligas metálicas. A solda desloca-se com o calor para os pequenos orifícios existentes nas junções metálicas que se pretende unir. A solda “deslizará” inteligentemente para as zonas onde a temperatura atinge mais rapidamente o ponto que se aproxima ao grau de fusão da solda.

Todo este processo de soldadura e uso de ferramentas é precisamente igual para soldar ouro, no entanto é necessário solda de ouro (à venda nas lojas de materiais para joalharia).

Materiais e ferramentas usados para soldar com solda de prata (igual para o ouro)

Soldar com solda de prata

Ferramentas e materiais para Soldar com solda de prata na Joalharia

1. Pinça de ourives – para auxiliar no processo de soldadura, para colocar a solda e mover os materiais consoante a necessidade
2. Pinça de mola com protecção para o calor, para ajudar a segurar os objectos durante o processo de soldadura.
3. Tincal (ou borax em pó)- liquido fundente que evita a oxidação dos metais permitindo maior eficácia no processo de soldadura;
4. Maçarico de soldar;
5. Placa refractária que serve de suporte ao processo de soldadura ( placa que suporta altas temperaturas);
6. Mesa de soldar giratória – mesa rotativa utilizada também para executar o processo de soldadura (permite girar a peça para que seja possivel aquecê-la homogeneamente);
7. Solda de prata (alta, média, baixa – diferentes graus de fusão para permitir soldar diferentes espessuras de metal em sequência e evitar que se “desfaçam” soldaduras anteriomente executadas);
8. Tesoura para cortar solda;

maçarico

Todas estas ferramentas para soldar vendem-se em lojas especializadas de ferramentas e materiais para Joalharia.

A soldadura com solda de prata é, das técnicas de joalhariaque apesar de ser simples requer bastante prática. Apesar da sua simplicidade esta técnica de Joalharia é muito precisa minuciosa.

Soldar com solda de Prata Passo a Passo

Soldar com solda de prata, mesa giratória

Para se proceder ao processo de soldadura de elementos em prata, é necessário preparar uma superfície própria que esteja preparada para suportar as altas temperaturas emanadas pelo maçarico.  Uma placa refractária é suficiente, no entanto quem quiser adquirir uma mesa de soldar giratória tem a vantagem de poder rodar a peça de uma forma simples para poder direccionar o calor em todas as superfícies.

1º passo
Limpeza – Certificar que as superfícies a soldar estão completamente limpas e sem gordura. Caso contrário à uma grande possibilidade da solda não “correr” ou até mesmo de partir a soldadura. Também a solda tem de estar bem limpa, sem impurezas, gordura, oxidação ou pó. Uma forma de tirar toda a gordura, oxidação e impurezas é colocar a peça alguns minutos nobranqueamento (ou decapagem) morno.

A solda deve ser lixada e cortada apenas na altura em que vai ser utilizada.

2º Passo
Alinhamento das superfícies a soldar – certificar que as superfícies que se pretende soldar estão bem unidas, seguras e sem qualquer tipo de fissura. O facto de haver um distanciamento entre as superfícies pode ser impeditivo da realização da soldadura com a devida. Caso seja necessário auxiliar com a pinça de mola, a pressão que a pinça exerce pode ser fundamental para segurar alguns elementos da peça a soldar.

Soldar com solda de prata passo a passo

3º Passo
Tincal liquido (ou borax em pó) – aplicação do fluxo anti-oxidante – Antes de se iniciar o processo de soldadura com solda de prata devem-se pincelar as superfícies (frias) a soldar com tincal liquido ou borax em pó – (tincal – liquido próprio para soldar som solda de prata à venda nas lojas de venda de materiais de joalharia) ou então pode-se também usar pó de borato de sódio (ou borax) diluído em água. Também a solda de prata depois de cortada em pedacinhos de 1x1mm deve ser molhada em tincal para evitar que oxide durante o processo de soldadura.

4º Passo
Solda de prata – Cortar os pedacinhos de solda de prata com a tesoura de solda e com a pinça de ourives pegar nos pedacinhos de solda de prata alta (existe também a solda média e baixa, de acordo com o grau de fusão), molhar no “tincal” (ou borax em pó) liquido e colocar os pedacinhos de solda de prata junto das junções que se pretende soldar, tentar evitar colocar solda de prata em excesso. É preferível colocar mais solda posteriormente do que ter de perder muito tempo a limar os excessos de solda. O excesso de solda de prata cria um aspecto pouco grotesco à peça e dá-lhe uma aparência falta de profissionalismo na execução.

5º Passo
Antes de iniciar o procedimento final de soldadura com o maçarico, verificar se as superfícies estão bem seguras com as pinças ou outros objectos que ajudem a suportar a estrutura completamente imóvel.

Soldar com solda de prata passo a passo

6ºPasso
Soldadura com solda de prata – Iniciar o processo de aquecimento com o maçarico, deve-se ir aquecendo delicadamente a peça iniciando o processo nas zonas mais densas da peça e mais distantes da zona onde está colocada a solda de prata. Tentar evitar direccionar a chama directa para a zona do tincal liquido (ou borax em pó) para não borbulhar e fazer saltar os pedaços de solda de prata. Para a solda correr para o sitio exacto das junções, ambas as partes devem estar à mesma temperatura, assim, deve-se fazer o aquecimento das zonas mais densas e só depois direccionar o calor para as zonas mais delicadas (evitando também que derretam). Quando ambas as superfícies a unir atingirem ao mesmo tempo a temperatura da solda alta de prata de 773º C

Soldar com solda de prata passo a passo, maçarico

7º Passo
Depois do procedimento desta técnica de joalharia – Soldadura com solda de prata – deve-se deixar arrefecer e colocar no Branqueamento (ou decapagem) para limpar toda a oxidação provocada pela alta temperatura e também os vidrados do tincal.

8º Passo
Depois de terminado o processo de soldadura com solda de prata escolher as limas adequadas e limar todos os excessos de solda de forma a deixar a peça perfeita e assim facilita depois os procedimentos inerentes ao processo de acabamento da peça.

Quando não se tem em conta todos estes procedimentos pode acontecer que no proces

Soldar prata e ouro

so de soldadura com solda de prata surjam possíveis problemas.

Soldar com solda de prata (ouro) é essencialmente, uma técnica de joalharia que representa a fusão ou junção de duas ou mais peças de prata, ouro ou outro metal (cobre, latão) pela utilização de maçarico com altas temperaturas.Existem diferentes tipos de solda de prata, para soldar a prata é usada uma liga de solda de prata cobre e latão, ao que se designa solda de prata que também é usada para o cobre. Existem diferentes durezas de solda de prata que tem a ver com a liga que faz com que a solda funda a mais baixo, médio ou alto grau de fusão.

 

 

Manual -Aliança de prata passo a passo

Manual Aliança em Prata Passo a Passo

Manual passo a passo, que ilustra e ensina todos os procedimentos para a realização de uma aliança em prata passo a passo

COMPRAR

Conteúdos do Manual

  • Documento em Formato PDF para fazer download33 páginas a cores
  • 72 imagens a cores
  • Prata e suas ligas
  • O que é a prata de lei
  • Punção em aço com a inscrição “925”
  • Passos essenciais para a realização da de uma aliança em prata
  • Preparar a Bancada de Trabalho
  • Ferramentas para serrar, marcar e dobrar
  • Armação de Serra de ourives
  • Lâminas de Serra
  • Colocar a lâmina de serra na armação
  • Verificar a medida do dedo
  • Determinar o comprimento da chapa de prata, com base na medida do dedo pretendida
  • Fórmula de calculo do comprimento da chapa de prata
  • Serrar a chapa com serra de ourives
  • Recozimento
  • Branqueamento
  • Soldar com solda alta de prata
  • Lixar o aliança, lixas e procedimentos
  • Polimento passo a passo
  • Maçarico – elementos de montagem
  • Fornecedores de materiais
  • Lojas de Metais e ferramentas para joalharia


Veja também:

Trefilação, processos de joalharia
Limas, seleccionar a lima adequada em Joalharia
Arte e Artesanato contemporâneo
Goma laca
Cetegoria(s): Técnicas, Técnicas básicas passo a passo Tags: ,

Deixe o seu comentário

Técnicas

Aprenda mais sobre as técnicas de fabrico de joalharia passo a passo, realize você mesmo os seus projectos e dê expressão ao seu potencial criativo.


Ferramentas

Aprenda a distinguir as diferentes ferramentas usadas no fabrico da joalharia e saiba mais sobre os materiais que pode usar nas suas criações.


Desenho

Aprenda a desenvolver o seu potencial criativo na realização de projectos de joalharia 3D e também de desenho técnico e ilustrativo à mão livre.


Curiosidades

Aprenda mais sobre Gemologia, História da Joalharia, Metalurgia e outros temas que irão enriquecer o seu conhecimento geral na área da Joalharia.