Tipos de Lapidação, talhes de gemas

Tipos de Lapidação, talhes de gemas

São apresentados aqui os diferentes tipos de talhes (cortes) para as gemas (pedras preciosas) submetidas à lapidação em facetas.

Dependendo do tipo de formato e da distribuição das facetas em determinada gema (Pedra preciosa), podem-se identificar os seguintes tipos de talhe base:

  1. Talhes em Brilhante
  2. Talhes em degrau
  3. Talhes Mistos

Lapidaçoes gemas (pedras preciosas

1. Brilhante – Dentro do talhe Brilhante existem diferentes variantes de facetamento

Consiste em tipo de talhe de pedras preciosas (Gemas) onde todas as facetas (com exceção da mesa) têm formato triangular ou rombóide (semelhante a losangos ou com formato de pipa), tanto na coroa como no pavilhão.

  • Brilhante redondo padrão – 57 facetas extremamente padronizadas, 33 na coroa e 24 no pavilhão.

Este tipo de lapidação é o mais usado nos diamantes,  70% dessas gemas (pedras preciosas) são comercializadas neste formato. Outras gemas  (pedras preciosas) que não o diamante também são comercializadas neste tipo de talhe.

  • Brilhantes modificados

São variantes do talhe brilhante redondo padrão, onde o formato do contorno da rondista é distinto, porém tenta-se manter o arranjo das facetas semelhante ao do brilhante redondo. Podem ocorrer variações, principalmente no número de facetas, mas o aspecto final das gemas permanece semelhante ao esperado. São muito utilizados para o diamante.

Os talhes desta modalidade são:

Brilhante oval – Geralmente tem 57 facetas (pode variar, com 57, 55 ou 53 facetas, com a opção de culaça adicional);  assemelha-se a um brilhante redondo alongado.

Brilhante navette (tradução- pequeno barco): tem formato de elipse com as duas extremidades pontiagudas. Geralmente tem 57 facetas (pode variar, com 57, 55, 53 ou 51 facetas, com a opção de culaça adicional).

Na literatura americana pode também ser chamado de marquesa;

Brilhante gota – formato misto, entre oval e gota, com uma extremidade arredondada e outra pontiaguda. Geralmente tem 57 facetas (pode variar, com 57, 56, 55, 54, 53 ou 51 facetas, com a opção de culaça adicional);

Brilhante coração – formato de coração. Geralmente tem 65 facetas (pode variar, com 65, 60 ou 58 facetas, com a opção de culaça adicional).

  • Outros talhes abrilhantados

Tipos de Talhes nesta categoria:

talhe triangulo

-Redonda;
– Oval;
– Gota;
– Navete;
– Coração;
– Trilhante: forma triangular da rondista, com 3 pontas afiladas e lados ligeiramente curvos entre as pontas;
– Princesa – forma quadrada, com 4 pontas afiladas;
– Radiante – forma quadrada ou retangular, com 4 pontas truncadas (cortadas), gerando aspecto octogonal;
– Meia-lua;
– Antique – talhe antigo, com forma mista oval-retangular ou oval-quadrada. É muito utilizada na lapidação do topázio imperial;
– Triângulo – forma triangular, com 3 pontas afiladas ou truncadas e lados retos entre as pontas;
– Pentágono;
– Hexágono;
– Heptágono;
– Octógono;
– fantasia: gemas sem forma padronizada.
  • Barion – talhe recente e inovador

Este talhe distingue-se dos outros, é um talhe recente e inovador. No talhe barion, o pavilhão apresenta facetas que em uma extremidade se encontram na culaça, de acordo com o aspecto brilhante tradicional, e que na outra extremidade, próximo à rondista, desembocam em grande faceta em formato de meia-lua.

2. Talhe em Degraus

Tipo de talhe de pedras preciosas (gemas) onde todas as facetas (com exceção da mesa) têm formato trapezoidal e estão organizadas paralelamente à rondista da gema, tanto na coroa como no pavilhão, gerando aspecto de degraus sucessivos. As facetas próximas à rondista são maiores em largura, enquanto as próximas à mesa e ao fundo do pavilhão são menos largas.

Os tipos clássicos de talhes em degraus são:

Talhes de pedras

  • Baguete ou retangular –  formato retangular, com 4 pontas afiladas;
  • Quadrada ou carré –  formato quadrado, com 4 pontas afiladas;
  • Trapézio – formato de trapézio, com 4 pontas afiladas;
  • Esmeralda – formato retangular ou quadrado, com 4 pontas truncadas (cortadas), gerando aspecto octogonal. É o tipo de lapidação mais utilizado para a esmeralda (por isso este tipo de facetamento recebeu a respectiva denominação);
  • Triângulo – formato triangular, com 3 pontas afiladas ou truncadas;
  • Tesoura – variante, de formato retangular e pontas afiladas ou truncadas, onde as facetas trapezoidais são cortadas pelas “tesouras” em 4 pequenas subfacetas;
  • Fantasia – gemas sem formato padronizado. Também é possível obter gemas com facetamento em degraus em outros formatos, apesar de serem mais raras (redonda, oval, gota, coração, navette, pentágono, hexágono, octógono). Minerais que usualmente são lapidados em degraus (mas não exclusivamente nessa lapidação) incluem esmeraldas, kunzitas e hiddenitas.

3. Talhe Misto

É um tipo de Talhe que combina as modalidades anteriores numa mesma gema (pedra preciosa), onde a coroa é facetada tipo brilhante e o pavilhão é em degraus, ou vice-versa.

Talhes com facetamento misto:

  • Ceilão – é o tipo de facetamento mais comum nos rubis e safiras de Sri Lanka (antigo Ceilão), assim se originando sua denominação. As gemas em lapidação ceilão têm coroa abrilhantada, rondista com forma mista oval-quadrada ou oval-retangular e pavilhão em degraus;
  • Barion –  o talhe barion foi originalmente concebido para uma pedra preciosa (gema) com coroa em degraus, rondista quadrada e pavilhão abrilhantado com facetas em meia-lua próximas à rondista.
  • Outros talhes mistos – não há limite para a quantidade de possibilidades que se abre aqui. Os talhes mais comuns deste tipo geralmente utilizam a coroa abrilhantada por motivos estéticos e para diminuir a visibilidade de inclusões no interior da gema.
Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *