Anéis de Noivado

Os anéis de noivado e alianças de casamento tem um significado da promessa que um casal faz para construir um futuro juntos, no entanto a idéia dos anéis de noivado tem uma história muito própria e curiosa. Em 1477, o arquiduque Maximiliano da Áustria apresentou um anel de diamante a Maria de Borgonha. O casal casou-se, posteriormente, em 24 horas, este tem sido relatado como o primeiro registo da origem dos anéis de noivado.

Anéis de noivadoNo entanto, com contínuas pesquisas e descobertas históricas, parece que o simbolismo do anéis de ouro de noivado remonta de um tempo ainda mais longínquo, no século XV, esta história tem a designação de anel de noivado, simplesmente por causa da incorporação do diamante. Os homens antigos romanos deram anéis a suas amantes, que eles chamavam de anéis de noivado. Só mais tardiamente se começaram a inscrever ou gravar os anéis com o nome do seu amante.

Esta tradição não foi estabelecida sem pensar apenas o significado simbólico do anél de noivado. Os egípcios acreditavam que a veia no dedo anelar conduz directamente ao coração, por isso, anexando o nome do amado ou um gesto simbólico a ele ou ela estariam sempre ligados ao coração através dos anéis de noivado.

Diamante como um símbolo da união abençoada nos anéis de noivado

Com a Idade Média, surgiu a tradição de usar um diamante nos anéis de noivado como um símbolo da união abençoada. O diamante é o mineral mais duro e mais forte sobre a terra, com a capacidade de resistir ao fogo e aço. Esses factos tornaram o material perfeito para simbolizar um vínculo indissolúvel entre um homem e uma mulher unidos pelo casamento. No entanto, neste momento, apenas os europeus ricos e os em uma posição de realeza podiam professar seu amor com um gesto tão extravagante e nobre oferecendo à sua amada com a oferta de anéis de noivado.

Anel de noivadoMais para a frente, no século XIX, os diamantes tornam-se mais acessíveis para pessoas comuns. Os mercados tornam-se inundados com diamantes, após a descoberta de diamantes na região de Kimberley, na África do Sul. Em vez haver uma corrida à compra de anéis de noivado, a tendência mudou para anéis com pedras de nascimento, o que parecia ser mais uma raridade e, portanto, mais desejável. Os ricos trocaram seus anéis de noivado de diamantes para anéis de safiras, esmeraldas e rubi com detalhes em diamante, deixando os diamantes para o público em geral, tornando-os mais vulgarizados e acessíveis. O século XX trouxe consigo um desejo renovado de diamantes como o glamour de Hollywood influenciaram a opinião pública. Com a loira Marilyn Monroe surgiu a popularização da canção Diamonds são a Girl’s Best Friend.

Anéis de noivado como símbolo de uma realeza imaginária

Todas as meninas sonham em ser umas princesas, a presença de um diamante no dedo colocado por seu príncipe encantado dá-lhes o direito de sentir e declarar sua realeza imaginária. Neste ponto da história, os diamantes são um símbolo de glamour e prosperidade, sem descurar a continuidade da própria forma de anel simboliza o relacionamento.

Atualmente, com a evolução dos movimentos artísticos o conceito de anel de noivado também tem vindo a ser alterado. Cada vez mais são apreciados anéis de noivado com uma vertente artística contemporânea onde o conceito, a simbologia e o valor artístico, muitas vezes, tem mais valor do que os próprios materiais utilizados. O tradicional anel de noivado, deu espaço a anéis de noivado com um design mais irreverente onde as noivas se sentem especiais não só pela simbologia que confere o próprio anel de noivado como sente um especial encanto por o seu anel de noivado ser único, diferente e cheio de significado.

O Anéis de Noivado, e seu Significado e história conferem a uma aliança uma riqueza muito maior do que para além da sua riqueza material.

Loja de Joalheria online – autoria Cristina Jorge

Veja também Alianças de casamento e seu real significado 

 

Joalheria online Cristina Jorge

Comprar Joalheria Online – Autoria Cristina Jorge

Anel em Ouro amarelo de 19,2k com 2 brilhantes e pérola – Loja Joalheria online Anel ouro, perola e diamantes
Anel em Ouro amarelo de 19,2k ajustável com recortes e 1 brilhante – Loja Joalheria online Joalheria online, anel ouro
Anel em Ouro amarelo e branco de 19,2k  com 1 pérola – Loja Joalheria online Anel ouro branco e amarelo
 Anel em Ouro amarelo e branco de 19,2k  com 1 pérola – Loja Joalheria online  Anel em ouro amarelo e pérola
Outros items de joalharia online  

 

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *