Alianças de Ouro

Muitas vezes quando nos dirigimos a uma ourivesaria para adquirir alianças de ouro ou outras Jóias em ouro não temos muita noção das qualidades do ouro e suas propriedades naturais e também as características específicas dos metais. São estes elementos que conferem às jóias de ouro maior qualidade e valor. Encontramos, nas ourivesarias alianças ouro (jóias de ouro), de 19.2k, 18K, ouro 14K, 9K ou outro tipo de ligas de ouro (e respectiva solda) – E regra geral por desconhecimento questionamos “qual será o melhor”?

Cristina Jorge, anel ouro diamante“Qual é a diferença entre  alianças de ouro de 19.2k,18K e 14K ? Será que estas alianças de ouro tem maior desgaste que com outro tipo de ouro? Qual a melhor escolha na compra de alianças de ouro ou outras jóias em ouro.”

Estas perguntas são frequentes quando alguém procede à compra de alianças de ouro (casamento), anéis de noivado ou outro tipo de jóias.

Pureza do ouro – alianças de ouro

Quilates (k) Conteúdo em Ouro (%) Pureza do Ouro/Milésimas
24K 100% 1000
19.2K 80% 800
18k 75% 750
14k 58,3% 585
9k 37,5% 375

Entendimento da diferenciação entre os diferentes “tipos de ouro”

O ouro puro, também chamado de Ouro de 24 quilates, 24K  (ou 1000 milésimas), tem muitas características únicas e determinadas propriedades naturais do ouro que o tornam um metal nobre e valioso mas não é utilizado no fabrico de alianças de ouro ou outras jóias de ouro devido a ser demasiado macio e susceptível a amolgadelas e riscos . Por exemplo, o facto de o ouro de não manchar, de ser anti-alérgico,  de ser muito maleável/funcional, ter um brilho único e espelhado, ser raro, torna este metal maravilhoso e altamente valorizada em todos os países do mundo. O facto de ser demasiado macio e flexível no seu estado puro, o ouro de  24K,  é geralmente considerado inadequado para fabrico de alianças de ouro e outras jóias em ouro.

A cada dia que passa, há uma maior necessidade de distinguir os diferentes tipos de ouro e de saber um pouco mais sobre os metais preciosas, afinal de contas há muitas pessoas a vender ouro usado sem perceber se estão a vender bem o seu ouro. Sabendo distinguir as propriedades, as ligas e tudo sobre o ouro, ajuda a quem quer vender ouro usado, a poder ter os procedimentos e cuidados necessários para fazer uma boa venda.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *