Cursos de Joalharia e ourivesaria, saiba quais os cursos que existentes nas escolas de joalharia

Cursos de Joalharia e ourivesaria, saiba quais os cursos que existentes nas escolas de joalharia

Para além desta página Web proporcionar a aprendizagem das técnicas de Joalharia passo a passo gratuitamente, existe sempre a possibilidade de a pessoa tirar um Workshop de Joalharia, uma vertente mais simplificada do ensino das técnicas de Joalharia. Para quem quer aprender as técnicas mais complexas para fazer jóias ou quem tiver a possibilidade e disponibilidade pode tirar cursos de Joalharia (e Ourivesaria) de longa duração, numa Escola de Joalharia especializada. É necessário ter a noção que é possível aprender apenas as técnicas básicas para fazer jóias ou aprofundar os conhecimentos em uma escola que ache que corresponde às expectativas da aprendizagem de joalharia que pretende desenvolver. O projecto heARTJÓIA apenas abrange alguns workshops de Joalharia Experimentalque desenvolvem as técnica mais básicas do fabrico de jóias e podem servir como iniciação antes da ingressão no mundo da joalharia e posteriormente em uma Escola de Joalharia.

Quando procura uma Escola de Joalharia deve saber que existem várias motivações pelas quais um iniciante pode decidir tirar um curso de Joalharia:

  • Forma de expressão Artística no fabrico de jóias e/ou esculturas de pequenas dimensões
  • Formação Superior – Licenciatura em design de joalharia
  • Profissionalização – como um meio de Subsistência, fabrico e venda de jóias, ou simplesmente um técnico numa oficina
  • Questões terapeuticas e de equilibrio emocional, desenvolvendo o curso de jóias para libertação e desenvolvimento da criatividade
  • Ou simplesmente como “Lazer” (Hobbie), um curso de jóias básico ou workshop pode servir, dependendo das expectativas evolutivas da pessoa.
Para qualquer umas das vertentes de cursos de jóias, a iniciação por um workshop é fundamental porque ingressa a pessoa no mundo da joalharia de uma forma simplificada e entusiástica, dando o apoio didáctico necessário para a aquisição de ferramentas e materiais necessários para desenvolver a actividade.

Cursos de joalharia e a ARTE como uma forma de expressão e comunicação

Em alguns cursos de joalhatia mais artísticos, A “Arte” deve ser apresentada como uma forma de expressão e de comunicação, que emerge de um livre e espontâneo processo criativo. A actividade artística pode ser tão libertadora que chega a ser uma enorme fonte de equilíbrio mental e emocional. É um meio de nos “sentirmos” livres interiormente, de nos conhecermos melhor pela identificação de gostos pessoais quer em termos de escolhas de materiais, formas, cores e até mesmo técnicas. A forma como nos expressamos artisticamente representa um um espelho do nosso “interior” representativa do modo como se interpretou o “exterior”.

Cursos de Joalharia como Formação Superior – Licenciatura em Design de jóias

Para tirar um curso superior (Licenciatura) de Design de Joalharia é necessário que a pessoa tenha como base o 12º ano completo. Este curso tem como objectivo a formação de criadores de jóias que invistam no âmbito da arte e que também respondam a solicitações concretas de indústrias do sector.  Actualmente existe em Portugal apenas uma Escola que contempla a licenciatura na área de Joalharia.

Cursos de Joalharia como uma forma de expressão, jóias artísticas e de autor

Tirar um curso de joalharia e criar “objectos” de adorno, jóias,  ou até mesmo objectos de decoração pode não ser apenas uma escolha profissional. A Joalharia artística e a joalharia de Autor é uma forma ilustrar, a sensibilidade do criador que a concebe, seja essa sensibilidade transmitida pela criação de técnicas inovadoras, pela sua liberdade estética, pelo uso de materiais  distintos, como também pode ser apresentada como uma representação artística do mundo interno de fantasia e magia.

Cursos de Joalharia como uma escolha profissional

Cada vez mais, os cursos de joalharia (e Ourivesaria) são tidos uma escolha de opção profissional. Existem Escolas de joalharia de reconhecidas que preparam os aprendizes com qualidade para serem bons técnicos de joalharia. Um curso de joalharia como uma escolha profissional deve preparar um técnico de joalharia de forma a que este responda eficazmente às técnicas de produção manual, industrial, elaboração de projectos e para a área comercial.

A Joalharia de autor pode também ser considerada uma escolha profissional, assim como a joalharia Artística, no entanto em regra geral são vertentes de fabrico essencialmente manufacturadas, conferindo assim uma vertente mais artística de maior valor que uma peça feita industrialmente.

Cursos de Joalharia como uma forma de equilíbrio emocional – curso de jóias como forma de terapia

Por si só a criação e fabrico de Jóias pode ser uma forma de libertação emocional. No entanto um curso de Joalharia, quando leccionado por profissionais credenciados para o efeito  (ou cursos de arte e terapia ou Cursos de PNL – Programação Neurolinguística) e pode ser uma forma de terapia e um poderoso meio de libertação emocional, especialmente se for feito numa vertente de Joalharia Experimental (Cursos de Joalharia experimental permitem uma enorme possibilidade de experimentação e uso de materiais alternativos como a resina, o acrílico e outros materiais que permitem um livre fluir criativo e uma limitação técnica muito reduzida).

Cursos de Joalharia como um Lazer (Hobbie)

É muito importante que cada pessoa tenha uma actividade artística como uma forma de Lazer, existem também cursos de Joalharia que permitem essa tranquilidade, menos exigentes e que estimulam uma liberdade de expressão de uma forma estruturada mas sem pressão.

Hoje em dia é mais simples de tirar cursos de joalharia, existe cada vez mais informação online das técnicas de joalharia passo a passo, assim como cada vez há mais alternativas de aprendizagem das técnicas de joalharia, seja em workshops de joalharia de curta duração, sejam cursos de joalharia (e Ourivesaria) mais completo, leccionado em Escolas de Joalharia.

Veja também:

Ligas de metais nobres usadas em Joalharia
Pedras semi-preciosas, cristais e o seu poder e cura
Cursos de Bijuteria
Cores do ouro
Cetegoria(s): Curiosidades, Sobre Educação e ensino Tags: , , , , ,

Deixe o seu comentário

Técnicas

Aprenda mais sobre as técnicas de fabrico de joalharia passo a passo, realize você mesmo os seus projectos e dê expressão ao seu potencial criativo.


Ferramentas

Aprenda a distinguir as diferentes ferramentas usadas no fabrico da joalharia e saiba mais sobre os materiais que pode usar nas suas criações.


Desenho

Aprenda a desenvolver o seu potencial criativo na realização de projectos de joalharia 3D e também de desenho técnico e ilustrativo à mão livre.


Curiosidades

Aprenda mais sobre Gemologia, História da Joalharia, Metalurgia e outros temas que irão enriquecer o seu conhecimento geral na área da Joalharia.