Cravação em virola de pedra preciosa (gema) “cabochon”

Cravação em virola de pedra preciosa (gema) “cabochon” (lapidação)

No fabrico de jóias existem várias técnicas de engastar os diferentes tipos de pedras preciosas (gemas). Normalmente as pedras preciosas (gemas) facetadas são mais frequentemente cravadas com técnicas de garras para valorizar mais a Pedra preciosa (gema). As garras permitem uma maior visibilidade da gema e também uma iluminação mais intensa. As pedras preciosas com lapidação em “cabochon” são normalmente cravadas em virolas.

Ferramentas utilizadas no fabrico de uma Virola para cravação de pedra “Cabochon”

Ferramentas para fazer virola para cravação

1- Armação de Serra de Ourives
2- Lâmina de serra 3/0 (3 zeros)
3 – Alicate misto “meia cana”
4 – Fio de prata ou ouro rectangular
5 – Maçarico para soldadura
6 – Maço de Couro
7 – Adrasta para anéis (tribolet)

Existem vários tipos de Virola para pedra cabochon, apresentamos 2 tipos

Virila, virolas para cravação

Processos de Fabrico de uma Virola para cravação de pedra “Cabochon”

Neste caso específico será usado um fio rectangular de ouro para o fabrico de virola para cravação de pedra preciosa (gema) “cabochon”.

Virolas para cravação de pedra cabochon

1º Passo

Em primeiro lugar deve-se preparar o fio de ouro com as medidas pretendidas, tendo em conta a altura da pedra preciosa (gema) e o efeito visual final que se pretende.  Com o alicate misto de “meia cana” dar a forma à virola de acordo com o formato da pedra preciosa (gema) que se pretende cravar. Ver outro exemplo no artigo fabrico de aliança “Aliança de prata, processo de fabrico passo a passo“.

Cravação virola pedra cabochon1

2º  e 3º Passo

Fazer a virola com a medida exacta da pedra preciosa com lapidação “cabochon”, ir experimentando até a virola estar modelada com a forma exacta e a pedra preciosa (gema) encaixar na perfeição no interior da virola.

Virolas para cravação de pedras cabochon

4º e 5º Passo

Depois de a virola ter a forma definitiva e de estar bem ajustada à pedra preciosa (gema). Depois deve-se serrar com a Serra de ourives o excesso do fio rectangular, de forma a que as extremidades fiquem completamente alinhadas e únidas. Se necessário deve-se limar e deve-se escolher a lima adequada.

Depois de a virola estar à medida exacta da pedra preciosa (gema) “cabochon” é necessário soldar com solda de prata ou ouro (de acordo com o metal utilizado na virola) a virola para que fique completamente fechada (5º passo).

Virola para pedra cabochon fabrico

Depois de finalizada a virola é necessário colocar uma base na virola para que a pedra “cabochon” não saia pela parte de trás da virola. Esse suporte pode ser feito de várias formas, e vamos aqui dar o exemplo de duas possibilidades. Uma das possibilidades pode ser colocar uma chapa e fazer uma espécie de caixa sem tampa, outra possibilidade é fazer outra virola interior, com um fio quadrado.

6º Passo

Colocar base de suporte da pedra-preciosa (gema) cabochon. Apresentamos duas alternativas, ou soldar um fundo à virola, ou fazer uma virola interior com fio quadrado.

Virola para pedra cabochon

Para fazer posteriormente o engastamento, a “Cravação” em virola de pedra “cabochon” é necessário o uso de um martelete para adaptar ao motor de suspensão (ou Dremel), que irá bater os rebordos da virola “empurrando-os” (por deformação do metal) para cima da pedra preciosa (gema).

Processo MANUAL de engastamento (cravação) de pedra Cabochon em virola

Cravação de virola, cravações

Cravação em Virola de pedra preciosa com talhe rectangular

cravação, tipos de cravações

Processo de Cravação em virola de pedra preciosa (gema) “cabochon” de pedra de pequenas dimensões

Cravação em virola de predra preciosa (gema) cabochon

Cravaçã0 em virola

Diferentes tipos de Virolas (com formato cónico e piramidal)

Padrões para fazer viloras

Virolas para cravação

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *