Tipos de Cravação no fabrico de jóias

Tipos de Cravação no fabrico de jóias

Tipos de Cravação no fabrico de Jóias

A evolução das técnicas de criação dos tipos de cravação tem seguido a evolução criativa dos tipos de lapidação. A inserção de pedras preciosas em jóias pode ser feito de variadas maneiras. As cravações podem ter configuração redonda, oval, quadrada ou rectangular, em períodos em que as pedras foram cravadas em suas próprias formas irregulares, as garra tinham de acompanhar o formato irregular da pedra preciosa (gema).

Cravação com garras

A pedra preciosa (gema) é presa à jóia de  ouro ou prata através de garras. Este tipo de cravação pode ter três, quatro, cinco ou seis garras. O acabamento de finalização das garras, pode ser feito de diferentes formas, de acordo com o efeito visual que se pretende na jóia.

Cravações, cravar, cravação

Cravação com garras de pedras preciosas


Cravação inglesa

A pedra preciosa (gema) é presa à jóia de ouro ou prata, por um aro de metal que exerce pressão em toda a volta da gema.

Cravação Inglesinha

Neste tipo de cravação, é feito um furo na chapa onde a pedra preciosa (gema) é minuciosamente colocada e presa pelo ouro ou prata , que é posteriormente empurrado com ferramentas específicas por todo o contorno da pedra-preciosa (gema).

Cravação Pavê

A cravação em Pavê é uma pavimentação da superfície da jóia de prata ou ouro com gemas, normalmente calibradas (tamanhos uniformes). A disposição das pedras preciosas tem de ser com o máximo de proximidade, e são dispostas uniformemente sobre toda a superfície a preencher com gemas. As gemas são ajustadas em furos e presas à placa por pequenos grãos de metal, que são levantados usando-se o buril e de Perloirs. Esta técnica  de cravação de gemas é muito usada na alta joalharia.

 

Cravação em pavê, cravar

Cravação Grão

Este tipo de cravação de pedras preciosas (gemas) tem o mesmo processo utilizado na cravação Pavê. No entanto, é usado para engaste individual de gemas. Uma caixa é entalhada, e a gema emoldurada com auxílio do buril.

Cravação Trilho ou Carrê

As Pedras preciosas (gemas) são colocadas em fila entre dois “trilhos” paralelos de metal, e fixas entre o sulco feito nas laterais internas do metal e a borda superior do trilho. As cravações com configuração de Canal configurações podem ser usadas para uma grande variedade de pedras facetadas – brilhante redondo, corte princesa, esmeralda corte, baguetes, etc As pedras estão alinhadas cintura-à-cinta ao longo do sulco e garantidos por martelar os lados superiores das paredes do canal.

 

Cravação, cravações, cravar

Cravação canal, posicionamento correcto das pedras

Cravar, cravação canal

Cravação Bigodinho

Este tipo de cravação de Pedras preciosas (gemas) é feita ajustando a gema em um furo na chapa de metal de ouro ou prata. Quatro “bigodinhos” são cortados da chapa de prata ou ouro e levantados para prender a gema.

Cravação Invisível

Cravação Invisivel

Neste tipo de Cravação de Pedras preciosas, as gemas são engastadas em uma malha de metal, que passa abaixo da cintura da gema. Todas as gemas devem ser preparadas para se encaixarem, sob pressão, à malha do metal.

A cravação invisível é uma cravação muito bonita, discreta e muito utilizada no fabrico de jóias.

Cravação de gemas (Pedras preciosas) grandes

Neste tipo de cravação de Pedras preciosas, deve-se prever a entrada de luz lateral, pelo pavilhão da gema, através de aberturas no metal (galerias), que podem seguir o estilo da peça desenhada, formando desenhos decorados ou desenhos simples.

Cravação Tensão

As pedras preciosas (gemas) são presas sob a tensão exercida  pela força que um metal tenso exerce sobre as gemas.

 

Cravação, cravações sobre tensão

Cravação para gemas de lapidação Cabochon

Neste tipo de Cravação, este tipo de gema por ter uma base plana, necessita de um aro de metal que exerça pressão em toda a volta, que por sua vez está soldado a uma base com abertura menor do que o tamanho da gema em sua parte inferior, permitindo sua fixação e a passagem de luz.

Cravação de pérolas e outras gemas esférica

Para estes formatos naturais ou lapidados há a opção de montagem com fio passante, cuja terminação dependerá do tipo de criação da peça, e há a opção de colocar “conchas” com pino – este pino é colado no interior da gema.

Cravação de gemas em lapidação gota ou “briollet”

Os tipos de cravações para este tipo de lapidação pode-se prever a colocação de “conchas” com espigão(fio) de prata ou ouro, caso a gema seja lapidada com furo vertical, ou a aplicação de fios formando triângulos, argolas ou outras criações. Tanto num caso como no outro, estes espigões ou fios serão colados no furo da gema.

Cravação de pedras preciosas (gemas) irregulares ou no seu estado natural

para cada tipo de peça deverá ser estudado o modo de cravação mais adequado, podendo-se partir da elaboração de aros de prata ou ouro com garras, ou partir do desenho de “conchas” com pino. Estas conchas podem ter formato cónico, redondo, quadrado, e etc. Dependendo da finalização das partes da gema a serem cravadas, de modo a valorizar sua beleza e mantê-la segura.

Cravação Estrela

Cravação de Virola

A cravação com uma virola, uma espécie de moldura na pedra preciosa (gema) tem sido usada à centenas de anos. A pedra encaixada na virola (moldura) e a montagem é feita usando uma ferramenta para martelar as extremidades da virola,  e assim empurrar o metal sobre os rebordos da pedra preciosa (gema). Esta configuração pode ser usado para qualquer tipo de pedra.

Cravação, cravações, virola

Padrões que se podem atribuir a Virolas

Garras para cravação de gemas em joalharia

 

Estes são os tipos de cravação no fabrico de jóias mais comuns, no entanto um designer ou até mesmo um técnico de joalharia pode criar diferentes tipos de cravações que sejam mais adequados aos padrões estéticos pretendidos na jóia final.

Veja também:

Tipos de correntes de ouro e prata
Rebite de tubo, técnica usada no fabrico de Jóias
Bijuteria passo a passo, brincos em fio de prata
Resina de Poliéster Cristal, dicas importantes para um bom trabalho
Cetegoria(s): Cravações, Técnicas Tags: , , , , ,

Deixe o seu comentário

Técnicas

Aprenda mais sobre as técnicas de fabrico de joalharia passo a passo, realize você mesmo os seus projectos e dê expressão ao seu potencial criativo.


Ferramentas

Aprenda a distinguir as diferentes ferramentas usadas no fabrico da joalharia e saiba mais sobre os materiais que pode usar nas suas criações.


Desenho

Aprenda a desenvolver o seu potencial criativo na realização de projectos de joalharia 3D e também de desenho técnico e ilustrativo à mão livre.


Curiosidades

Aprenda mais sobre Gemologia, História da Joalharia, Metalurgia e outros temas que irão enriquecer o seu conhecimento geral na área da Joalharia.