Ródio, o que é?

Ródio, o que é?

Ródio é um metal que faz parte da família da platina. O banho de ródio é muito usado para dar acabamentos às jóias e pode ser aplicado a metais, o ouro, a prata, ou alguns de outras ligas, dar-lhe uma superfície branca brilhante como a platina. O facto de o Ródio não ser um metal muito abundante, todo este processo de aplicação do banho de ródio em jóias pode ser muito caro.

Símbolo: Rh
Histórico: Data: 1804
Pesquisador: Wollaston
Pesquisa: estudo de minérios
Amostra: platina (Pt)
Propriedades Físicas: Estado Físico: Sólido
Densidade do sólido (g/cm3): 12,45
Ponto de Fusão: 2237,0
Ponto de Ebulição: 3968,0

Propriedades Químicas: O Ródio só é solúvel em água-régia esponjosa. É atacado por bisulfato de sódio (NaHSO4) fundindo, dando como produto um sulfato complexo solúvel em água que, ao sofrer uma reação com álcali, produz hidróxido de ródio – Rh(Oh)3 – sesquióxido de ródio hidratado (Rh2O3 . 5H2O). O ródio apresenta os seguintes estado de oxidação:
Rh(-I), Rh(O), Rh(I), Rh(II), Rh(III), Rh(IV), Rh(V) e Rh(VI).

Distribuição em Camadas: 2, 8, 18, 8, 8, 1

Banho de Ródio como protecção e embelezamento da jóia.

No entanto, O banho de Ródio fornece uma camada de protecção à prata e jóias de ouro branco, este revestimento serve para ajudar a prevenir o aparecimento de manchas e arranhões nas jóias. Um revestimento de ródio, no entanto, não é insensível aos efeitos do desgaste diário e ao materiais abrasivos. Para limitar o desgaste, deve-se evitar o uso das jóias com banho de Ródio quando se faz actividades de limpeza doméstica, jardinagem e outras atividades que pode destruir rapidamente o ródio. Quando gasta a camada de ródio o metal original fica exposto e assim, no caso do ouro branco, aparece a sua tonalidade ligeiramente amarela por baixo.

O banho de Ródio, também designado por Galvanoplastia é um processo de aplicação de uma camada muito fina de metal precioso sobre a superfície de jóias por métodos de deposição electro-química.
Ao recorrer a uma corrente elétrica, carregada positivamente, os íons metálicos vão se mover através da solução e aderir a uma carga negativa representada pela peça de joalharia.

Se o desgaste não ocorrer, a maioria das jóias podem ser re-revestidas com ródio por um joalheiro especializado. Mesmo se a pessoa tiver Jóias em casa que queira dar um banho de ródio pode fazê-lo, e assim trazer à jóia um aspecto cuidado.

Depois de saber sobre – Rodio, o que é? é mais fácil agora criar um melhor acabamento nas suas jóias de ouro branco dando-lhes mais vida e qualidade.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *