Resina de Poliéster Cristal, Passo a passo

Resina de Poliéster Cristal – passo a passo

É uma técnica bastante interessante e que pode ser aprendida num workshop de técnicas criativas em resina , ou cursos onLine (informações – admin@heartjoia.com) e em poucas horas. E para quem é autodidata aprender com a explicação passo a passo apresentada a seguir à apresentação do MANUAL passo a passo sobre resina Cristal.

 

A cada dia que passa, a joalharia assume mais um papel experimental e artístico, a resina cristal é um exemplo claro da evolução artística no campo da joalharia – Resina Cristal (poliéster)- Joalharia Experimental

Peças em Resina de poliéster Cristal realizadas pelo projeto heARTJÓIA

perspex-plexiglass-folha-ouro-joalharia-jewelry-jewellery-joalheria-cj-design-anel-A1-01-14-z Anel em Resina, Zircónia e flor natural resinas 1
Anel em Resina, Pérola, Zircónia e folha de ouro Anel em resina com pinturas abstratas no interior
Manual de Resina de Poliéster Cristal Passo a Passo

Manual de resina passo a passo

COMPRAR

Manual passo a passo, que ilustra e ensina todos os procedimentos para a realização de peças em resina cristal em moldes.

Conteúdos do Manual

  • Formato PDF para fazer download
  • 34 imagens a cores
  • 2 projetos com 2 diferentes tipos de resina
  • Tipos de Resina
  • Tipos de moldes e sua utilização
  • Molde Criativo
  • Mistura e vazamento da resina
  • Pigmentos e colorantes
  • Incrustações
  • Preparação de 2 tipos de resinas em 2 diferentes projetos
  • Processos de Secagem
  • Furar resina
  • Acabamentos – Lixar e polir
  • 30 Páginas a cores

 

Anel em prata e resina cristal

Anel prata e resina cristal

A resina  de poliéster cristal é um produto líquido resultante de um conjunto de componentes plásticos que se tornam sólidos ao secar ao ar. Ao misturar 2 componentes (resina de poliéster e catalisador) é ativada uma reação química exotérmica, libertando calor que reagindo o liquido torna-se um gel e solidifica posteriormente. Ao ser adicionado o endurecedor (ou catalisador) à base de resina cristal é gerado um processo de polimerização dos componentes plásticos.

Anel de Cristina Jorge

Materiais usados no processo de uso da resina de poliéster cristal
Resina cristal - materiais utilizados

1 – Resina de Poliéster Cristal
2 – Catalisador
3 – Copo de mistura
4 – Colher de mistura para misturar a resina cristal
5 – Pinça  (de relojoeiro ou de ourives)
6 – Seringa graduada
7 – Moldes para vazamento
8 – Incrustações para colocar no interior da resina cristal

Processo de utilização da resina

1º Passo

Cálculo da quantidade de resina de poliéster cristal – determinar a quantidade necessária de resina cristal para vazamento no molde pretendido.

2 º passo

Preparação do molde – limpar bem o molde para que nenhum resíduo interfira com a composição da resina. (Moldes de Silicone passo a passo)

resina cristal - molde

3º Passo

Mistura da Resina de Poliéster Cristal com o catalisador, colocar resina cristal num copo de plástico, deitar o catalisador e misturar bem a resina cristal com uma colher de plástico (ver na embalagem instruções sobre quantidades). Quanto maior percentagem de catalisador levar a resina, mais probabilidades há de ela se tornar amarelada e ficar mais quebradiça. É verdade que o processo de polimerização é mais rápido com mais quantidade de catalisador, no entanto as consequências não compensam porque a peça amarelada não tem tanta beleza e qualidade.

4º Passo

Vazar uma primeira camada de resina de poliéster cristal no molde, se for um molde rígido deve-se passar o molde com um desmoldante antes do vazamento.

5º Passo

Depois de vazar a primeira camada e desta estar solidificada, colocar as incrustações decorativas. Posteriormente à aplicação das incrustações vazar a segunda camada de resina de poliéster cristal.

6º passo

Deixar secar a resina até solidificar completamente. O período de secagem da resina é variável dependendo das condições climatéricas. Em tempo seco a resina seca mais rapidamente do que em tempo úmido. Depois da peça completamente seca deve-se desmoldar.

Resina Cristal - aneis

Precauções e recomendações

  • Trabalhar com resina de poliéster cristal (poliéster) em locais bem ventilados.
  • Usar proteção para roupa. (quando se trabalhar com grandes quantidades de resina é necessário ter cuidado com roupas de nylon, os vapores podem afetar o nylon..usar preferencialmente roupa de algodão).
  • Proteger as mãos, vias respiratórias e os olhos (usar luvas e mascaras de carbono ativo descartáveis e óculos de proteção).
  • Em caso de contacto com os olhos ou reações alérgicas limpar abundantemente com água e consultar um médico.
  • Aplicar demasiado catalisador pode elevar demasiado a temperatura e derreta, deforme ou parta o molde.
  • Aplicar catalisador a menos pode fazer com que a resina cristal (poliéster)  não polimerize e não solidifique. E se for em excesso, o catalisador torna a resina amarelada e fica mais rígida e pode partir e lascar com facilidade.
  • Guardar todos os materiais em locais frescos.
  • A resina cristal é um produto inflamável, deixar fora do alcance das crianças.

Livros sobre Resina e Acrílico

Para ver outros tipos de resina ir a:

Resina de Poliéster Cristal, dicas importantes para um bom trabalho
Resinas, o que são e para que servem?

Este é o procedimento básico na realização de objectos em Resina de poliéster Cristal, passo a passo. É uma técnica muito simples e que pode realizar trabalhos fabulosos. 

 

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *