Joalharia contemporânea, Significado?

Joalharia de contemporânea, significado?

Muito se tem debatido sobre o verdadeiro significado do termo “Joalharia contemporânea” e qual o seu enquadramento dentro da joalharia de um modo geral.

Imagem de apresentação de Naoko Yoshizawa



“A joalharia contemporânea pode ser considerada um meio artístico de expressão conceptual.”

Cristina Jorge

A joalharia  contemporânea pode ser entendida como uma prática de realização de jóias com base num design inovador e único mas suportado por um fabrico manufacturado. Este processo de fabrico de jóias é também considerado como uma forma de expressão artística, em que as criações, pela sua unicidade estética e técnica, adquirem um estatuto inigualável e uma referência clara para este meio artístico. Juntamente com os metais nobre são utilizados materiais inovadores alternativos como, resina de poliéster cristal, acrílicos, madeira, borrachas e outros materiais que conferem aos objectos de adorno um conceito muito contemporâneo.

O aparecimento de movimentos mais radicais ligados à joalharia na década de 60 : sublinha a noção de individualidade, artesanato, e sua relação conturbada com o “mainstream” (o pensamento “formatado” da maioria da população) da produção de joalharia até então.

Imagem em baixo de Naoko Yoshizawa

Naoko Yoshizawa

A joalharia contemporânea tem algumas características muito distintas, esta é uma vertente da joalharia que usa o corpo humano como uma área geral de trabalho, tem uma atitude de grande abertura a métodos e materiais que é própria da arte de uma forma geral. Estes conceitos são bastante arrojados e tornam complexa a noção de “funcionalidade” e “usabilidade” deste tipo de artefactos. Esta é a principal vertente da joalharia contemporânea à qual associamos como sendo uma forma de expressão individual. Criam-se muitas vezes objectos que são apenas tido como objectos de arte que podem ser usados e ou então são tidos apenas para “satisfazer os desejos do consumidor” ou simplesmente para ser usados como peças de colecção.

A Joalharia contemporânea é um mercado que funciona de maneira similar ao mercado de arte, mas em uma escala mais pequena, são trabalhos expostos e vendidos em galerias específicas.

A Joalharia Contemporânea é uma profissão em rápida mutação e resulta essencialmente de um cruzamento entre arte, design, e manufactura.

Cada vez mais a joalharia se subdivide em vertentes muito específicas que tem muito a ver com opções tecnicas e artisticas dos autores.

O artista pode optar por criar um nome e um estilo – vertente joalharia de autor – joalharia que representa uma identidade muito específica, ou então o artista pode-se definir com uma vertente mais experimental, onde usa e abusa de novos conceitos, técnicas e materiais que dão um carisma mais excêntrico e revolucionario aos seus trabalhos.

Existem vários pontos de vista relativamente ao significado de Joalharia contemporânea no entanto todos os pontos de vista são muito válidos, o importante é inovar e valorizar cada vez mais a arte, os artistas e a joalharia, seja ela em que vertente for.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *