Serra de Ourives

Serra de Ourives

A Serra de Ourives é uma ferramenta de corte utilizada no fabrico de jóias que serve para serrar metais como a prata, ouro, latão, cobre, alumínio e outros materiais como madeira, acrílico, resina, etc.

A Serra de Ourives é constituída por uma armação que está preparada para a adaptação de serras de diferentes graduações. Para serrar metais com a serra de Ourives é necessário grande precisão e para tal é necessário que a serra esteja bem adaptada à armação para permitir melhor desempenho e também evitar que a lâmina de serra parta.

Armação de serra de ourives

Descrição serra de ourives


lâminas de serra de ourives

Nesta ferramenta de corte, os dentes da lâmina de serra de ourives ( relativamente à armação) devem estar direccionados para baixo e para o exterior, como se pode ver na imagem em baixo.

Escolher a serra adequada

As serras são graduadas de: Grossas a finas

grossa 4  –  3 –  2  – 1 –  0  – 2/0 –  3/0 –  4/0 – 5/0 –  6/0   muito fina

A selecção das serras depende do tipo de material/metal, desenho ou técnica a usar, para cortar latão, cobre, prata e ouro podem-se usar as serras com a graduação de 2/0 ( dois zeros) ou 3/0 (três zeros), para trabalhos com muita minúcia de recorte como o recorte de linhas, formas e para caseados usar 4/0 (Quatro zeros), 5/0 (cinco zeros) e 6/0 (seis zeros).

Colocar lâmina em armação de serra de ourives

1. Na preparação desta ferramenta de corte, deve-se posicionar a parte superior da armação de serra de ourives sobre a estilheira da bancada de ourives, e o cabo apoiar sobre o peito.

2. Para colocar a lâmina na  armação de Serra de Ourives, posicionar os dentes da lâmina de serra voltados para cima e em direcção à pessoa (em direcção ao cabo da armação);

3. Prender primeiro, a parte superior da lâmina, com a borboleta de fixação superior da armação de serra de ourives;

4. Pressionar a armação de serra de ourives com o peito para que a lâmina fique presa sob pressão;

5. Depois de presa a lâmina na armação de serra de ourives, passar o dedo na lâmina como se de uma harpa se tratasse e verificar se faz um som ao pressionar lateralmente com o dedo. Se não fizer um som com musicalidade significa que está demasiado folgada e deve-se prende-la com maior pressão.

E assim, esta ferramenta de corte, está preparada para exercer as suas funções no corte de metais como a prata, ouro, acrílico, resina, madeira, madre pérola, etc.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *