Alicates mistos para fabrico de jóias

Alicates Mistos para o Fabrico de Jóias

Quando nos iniciamos na actividade de fabrico de jóias, muitas vezes não temos uma grande noção das ferramentas e materiais adequadas para cada técnica especifica que queremos realizar, especialmente do tipo de alicates existentes no mercado. No entanto, na grande maioria das vezes utilizar as ferramentas inadequadas pode ser um factor fundamental na má execução de técnicas que até poderiam ser simples.

Como todos sabemos as técnicas de joalharia, são bastante minuciosas e requerem grande perícia, a utilização das ferramentas e alicates adequados podem evitar que se invista tempo desnecessário em procedimentos supérfluos, facilitando todo o processo técnico.

Tipos de alicates mistos usados nos processos técnicos de fabrico de jóias

Alicates mistos para fabrico de Jóias

1. Alicate meia cana – este alicate tem uma parte do alicate plana e outra meia cana (arredondada) e serve para  moldar o metal em formas circulares sem o magoar e vincar. Ex: fazer aliança de prata ou ouro

2. Alicate misto de ponta chata e redonda, serve para fazer dobragens cilíndricas em chapas ou fios de prata, ouro, cobre, latão ou outros metais.

3. Alicate misto usado para fazer diferentes dimensões de argolas.

4. Alicate misto – metade do alicate com ponta redonda, outra metade concavo.

5. Outro Alicate misto de pontas chatas e redondas.

6. Alicate com revestimento de nylon, não risca nem vinca as superfícies que segura e serve também para endireitar qualquer fio metálico que apresente demasiadas irregularidades.

Ver também:

Alicates especiais
Alicates, diferentes tipos

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *