Arte e Artesanato contemporâneo

A arte e artesanato estão, nos dias de hoje, cada vez mais de mãos dadas. O artesanato contemporâneo pode ser uma profissão em rápida mutação e resulta essencialmente de um cruzamento entre arte, design, e manufactura.

É considerado como arte e artesanato contemporâneo, todo e qualquer trabalho manual, em que o objecto é concebido práticamente todo manualmente e pelo menos 80% da peça é originado pela transformação da matéria-prima pelo próprio artesão. Os produtos artesanais reflectem, a a interacção do artesão com o meio onde vive e a sua própria cultura. A joalharia experimental e a bijuteria contemporânea podem ser considerados arte e artesanato se forem artigos originalmente realizados.

Para fazer objectos de artesanato podem-se utilizar ferramentas de apóio, mecanicas ou electricas ou outros mecanismos caseiros, que as pessoas dão às matérias primas em bruto, ou materiais reciclados, vida através da produção de objectos utilitários, artísticos ou recreativos, com ou sem fim comercial.

Arte e artesanato contemporâneo

Arte e artesanatoA arte e o artesanato contemporâneo, está muito ligado aos movimentos artísticos e conceptuais, tem características muito distintas, esta é uma vertente do artesanato que tem uma atitude de grande abertura a métodos e materiais que é própria da arte de uma forma geral. Estes conceitos são bastante arrojados e tornam complexa a noção de “funcionalidade” e “usabilidade” deste tipo de artefactos. Esta é a principal vertente do artesanato contemporâneo à qual associamos como sendo uma forma de expressão individual. Criam-se muitas vezes objectos que são apenas tido como objectos de arte que podem ter utilidade ou então são tidos apenas para “satisfazer os desejos do consumidor” ou simplesmente para ser usados como peças de colecção.

Arte e Artesanato como formas de Expressão artística

A junção entre arte e artesanato, veio para ficar e a cada dia que passa novas fusões de movimentos, técnicas e materiais vãos surgindo. A necessidade de explorar a vertente criativa está cada vez mais desperta, e há uma clara noção da importância da arte e artesanato como uma forma de criar e como uma forma de equilíbrio emocional e realização pessoal e até profissional.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *