Cobre e suas propriedades, fio e chapa

O cobre é um mineral não-ferroso, tem uma coloração avermelhada e tem sido usado já à milhares de anos pelas mais diversas culturas. Este metal está directamente relacionado com a prata e ouro, visto que faz parte da liga destes metais. A vida moderna tem a utilização do cobre em muitos objectos do dia-a -dia, desde objectos de decoração, canalizações, utensílios, bijuteria e joalharia.

O cobre é um elemento químico de símbolo Cu (do latim cuprum), número atômico 29 (29 prótons e 29 elétrons) e de massa atómica 63,6 uma. À temperatura ambiente o cobre encontra-se no estado sólido. Classificado como metal de transição, pertence ao grupo 11 (1B) da Classificação Periódica dos Elementos.

É considerado um dos metais mais importantes industrialmente, o avermelhada, dúctil, maleável e bom condutor de eletricidade. O cobre encontra-se no mercado em vários formatos, Fio de cobre, chapa de cobre e tubo e barras de cobre. Este metal é fácil de serrar com uma serra de ourives.

O Cobre na arqueologia

O nome do metal cobre vem Kyprios , o grego antigo nome de Chipre, uma ilha que tinha era uma das minas mais produtivas de cobre do mundo antigo. Evidências arqueológicas sugerem que o cobre é um dos primeiros metais a serem utilizados por seres humanos. Numerosas escavações em todo o mundo indicam que o cobre era usado para fazer utensílios, jóias e armas.

Propriedades do cobre

O cobre é um metal altamente dúctil, o que significa que ele pode ser facilmente ser trabalhado e transformado em chapa, fio, ou tubo de cobre.
O número atômico do cobre é de 29, colocando o entre os mais usuais metais de transição. O metal é altamente condutor de electricidade e calor.

Cobre- Elemento químico de símbolo Cu (do latim cuprum)
Número atômico  – 29 (29 prótons e 29 elétrons)
Massa atómica 63,6 uma.
À temperatura ambiente o cobre encontra-se no estado sólido.

O cobre é um elemento químico de símbolo Cu (do latim cuprum), número atômico 29 (29 prótons e 29 elétrons) e de massa atómica 63,6 uma. À temperatura ambiente o cobre encontra-se no estado sólido.Classificado como metal de transição, pertence ao grupo 11 (1B) da Classificação Periódica dos Elementos. É um dos metais mais importantes industrialmente, de coloração avermelhada, dúctil, maleável e bom condutor de eletricidade.Conhecido desde a antiguidade, o cobre é utilizado atualmente, para a produção de materiais condutores de eletricidade (fios e cabos ), e em ligas metálicas como latão e bronze.

Utilizações do cobre, em chapa ou fio, ou como parte de uma liga

O Cobre pode ser encontrado em inúmeros produtos electrónicos e na fiação. O cobre étambém é usado para fazer panelas. Relativamente à corrosão, é bastante resistente, uma vez que faz uma pátina que resiste à oxidação . Por esta razão, o cobre é muitas vezes misturada com outros metais para formar ligas como bronze, latão, prata e ouro .

Cobre na alimentação e no corpo humano

Além de ser muito útil na fabricação, o cobre também é um nutriente essencial na nossa dieta alimentar, embora sejam necessárias apenas pequenas quantidades deste metal para o nosso bem-estar. O cobre, aparece em várias enzimas , facilita a absorção do ferro, e ajuda a transmitir sinais eléctricos no corpo. Em doses elevadas, no entanto, o metal pode ser extremamente tóxico. O cobre também pode saturar a água e o solo, que apresenta grandes riscos para a vida selvagem.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *