Serrar metal com serra de ourives, arco de serra

Serrar metal com serra de ourives, arco de serra

Para Serrar metal com Serra de Ourives (arco de serra)é necessário, para além da Armação de Serra e da lâmina para serrar, um suporte que serve de base para apoiar a chapa (placa) metálica. É muito importante manter a chapa metalica bem fixa no suporte (estilheira) da bancada de Ourives.

Ferramentas e materiais usados no processo de corte com a serra de Ourives (arco de serra)

Estilheira – suporte de madeira (com inclinação de 30º adaptado a uma mesa, se não estiver a trabalhar numa banca de ourives) para apoiar o metal enquanto serra a chapa.

Início do Processo de Corte com arco de serra

Photobucket

Materiais

  • Chapa de prata 7mm (opcional)
  • 1 Armação de serra
  • Serras 3/o (3 zeros)

Colocar a lâmina de serra na armação (arco de serra)

Para colocar a lâmina na armação de serra de ourives (arco de serra)deve-se colocar a armação voltada para cima apoiada entre a mesa (parte de topo da armação) e o peito da pessoa (no meio do peito) suporta o cabo. Prender a lâmina de serra na parte superior da armação de forma que a lâmina fique com os dentes voltados para o exterior e virados para baixo em direcção ao cabo e prender com bastante pressão. Pressionar a armação com o peito de forma que quando se for prender a lâmina na outra extremidade ela fique completamente firme sem qualquer folga. Para certificar que está bem sobre pressão no final de presa verificar com o dedo se ela está bem presa e bem sob pressão.

serrar prata

O processo de corte com serra (arco de serra) é um processo muito simples mas que requer muita precisão e destreza manual. O corte de superfície metálica deve ser executado de forma que a lâmina esteja colocada a 90º da superfície a ser cortada. As oscilações da armação e respectiva serra enquanto o processo devem ser verticais e completos, ou seja a lâmina deve ser toda utilizada passando na sua totalidade na superfície metálica a ser cortada.

Procedimento – serrar metal com serra de ourives (arco de serra)

1. Quando colocada na armação, a serra não pode ficar com folga, tem de ficar sob pressão senão tende a partir assim que começa a serrar;

2. A chapa deve estar completamente presa sob pressão entre os dedos e a base da estilheira para que não oscile enquanto se movimenta a serra durante o corte. Caso aconteça a lâmina não estar bem segura a possibilidade da lâmina se partir é muito grande.

3. Ao começar a cortar o metal a serra (arco de serra) deve estar completamente perpendicular à chapa para que a superfície a cortar seja o menos possível (incorrecto colocar a serra como está na figura 3 e 4, em baixo);

Serrar com serra de ourives perpendicular

4. Para serrar o metal com a serra de ourives (arco de serra) é necessário que os movimentos da armação só podem ser feitos na vertical, deslizando a lâmina na sua totalidade para baixo e para cima. Não se podem fazer quaisquer oscilações para os lados sob pena de a serra receber demasiada pressão e partir.

5. Para recortar angulos a serra deve deslizar para cima e para baixo, no mesmo local, fazendo uma ligeira pressão para trás e fazer um folga à serra para que muito devagarinho a vamos virando sem deixar de fazer os movimentos ascendente e descendente.

O processo de serrar metal com serra de ourives (arco de serra)é bastante simples, no entanto requer muita perícia para que seja possível realizar os cortes com grande precisão e sem que se partam as lâminas de corte.

Técnicas Básicas de Joalharia e Ourivesaria

Serrar com serra de ourives

Cortar com Serra de Ourives

Furar chapa de prata com dremel

Furar com Motor de Suspensão ou Dremel
Maçarico para soldar prata Soldar com solda de prata ou ouro
Branqueamento Branqueamento
Limas Limar e esmerilar
Rebitar metal Rebitar
fazer tubo, canevão Fazer tubo (canevão)
Acabamentos
Forjar
Articulações
Fechos jóias Fechos

Fazer argolas de prata

Argolas

Veja também:

Refinar ouro, Refino do ouro
Resina de Poliéster Cristal, dicas importantes para um bom trabalho
O banho de ródio, como se faz
Forno para fusing microondas - HotPot Fusing Glass
Cetegoria(s): Técnicas, Técnicas básicas passo a passo Tags: , , ,

Deixe o seu comentário

Técnicas

Aprenda mais sobre as técnicas de fabrico de joalharia passo a passo, realize você mesmo os seus projectos e dê expressão ao seu potencial criativo.


Ferramentas

Aprenda a distinguir as diferentes ferramentas usadas no fabrico da joalharia e saiba mais sobre os materiais que pode usar nas suas criações.


Desenho

Aprenda a desenvolver o seu potencial criativo na realização de projectos de joalharia 3D e também de desenho técnico e ilustrativo à mão livre.


Curiosidades

Aprenda mais sobre Gemologia, História da Joalharia, Metalurgia e outros temas que irão enriquecer o seu conhecimento geral na área da Joalharia.