Pérolas, o que são?

O nome “Pérolas”, vem do Romano palavra com o significado de “formato de lagrima”. As pérolas são formadas numa concha de molusco bivalve articulado, na água salgada (e de água doce) através de uma acumulação de nácar (madrepérola) envolvendo um corpo estranho intruso.

As pérolas são uma gema orgânica e nascem das ostras, um molusco, corpo animal macio, com um exterior casca dura. A maioria das pessoas conhecem estes animais como ” Ostras “.

Mas a verdade é que existem mais de 100 mil tipos diferentes de moluscos no Terra, a maioria dos moluscos que crescem as pérolas são do tipo não comestíveis.

Como são formadas as pérolas?

Oyster pearlQuando o corpo estranho penetra na membrana do molusco, causa irritação, e para defesa liberta essa secreção isolada para calcificação similar a parte interna da concha. Este é o processo que dá origem à formação de uma pérola cujo tamanho varia de acordo com o tempo que é exposto o corpo estranho ao deposito de Madrepérola e da resistência do corpo estranho no animal e das condições climáticas do meio ambiente.

Nos dias de hoje as pérolas são todas feitas por processos artificiais, com intervenção humana, as pérolas completamente naturais formadas apenas pelas ostras, já são muito raras e as que existem tem um valor muito elevado.

Pérolas de cultura

Pérolas, espessura de nacar

As pérolas de cultura são feitas em viveiros, e é um processo que tem a ajuda do homem. As pérolas são injectadas artificialmente, é colocado um implante no interior do molusco, para que se inicie o processo de cultivo. as pérolas de cultura podem demorar até dois ou três anos para se formarem uma dentro da Ostra num viveiro.

Há medida que o nácar (carbonato de cálcio, substância esbranquiçada iridescente) se acumula, a pérola vai ficando maior, mais cara e mais brilhante.

As camadas de nácar é o que permite a passagem de luz a pérola criando o efeito prismático.

Para verificar  a espessura de nácar de uma pérola, deve-se usar  uma lupa de joalheiro e ver o furo da Pérola, e assim ver a espessura de nácar depositada, ver exemplo na imagem em cima.

Pérola, nácar
A classificação de espessura de nácar (GIA Sistema de Classificação das Pérolas)

Espessura Percentagem Milimetros
AA Espesso 90 a 95% de todas as pérolas 0,5 milímetros
A+ Médio 80 a 85% de todas as pérolas 0,35-0.5mm
A Fino 60 a 75% de todas as pérolas 0,25 – 0,5 milímetros
B Muito fino 25 a 55% de todas as pérola 0,25 mm ou menos

As pérolas são uma das pedras preciosas eleitas no fabrico de joalharia, existe inclusive processos próprios para enfiar colares de pérolas. Também para se seleccionarem as pérolas é necessário ter uma noção dos critérios de avaliação das pérolas, para assim fazer a melhor escolha, tornando o colar de pérolas um colar homogéneo e de qualidade.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *