Silicone para moldes

O silicone para moldes é uma borracha sintética muito usada para o fabrico de moldes e moldagem. O silicone para moldes é um semi-liquido, no entanto muito espesso. O silicone é misturado a 5% com o catalisador antes de fazer os moldes de silicone. O catalisador é um liquido que, depois de misturado com a base de silicone para moldes, cria uma reacção na base, que faz com que se inicie o processo de solidificação e o silicone torna-se em borracha sólida na temperatura ambiente (vulcanização).

O processo de solidificação do silicone para moldes depende muito da temperatura ambiente e da humidade do ar.

Existem vários tipos de silicone, no entanto o silicone para moldes é conhecido como RTV (Room temperature Vulcanizing).

O silicone para moldes pode ter várias cores:

  • Branco
  • Vermelho
  • Azul
  • Bege

Estas cores do silicone, representam diferentes características do tipo de silicone para moldes, nomeadamente o grau de rigidez ou maciez que serão parte característica do molde depois de solidificado. No entanto estas características não estão normalizadas e podem ser diferentes de fabricante para fabricante.

Borracha de silicone para moldes e a sua versatilidade

A borracha de silicone para moldes é um material extremamente versátil e é usado não só em moldes, mas também na fabricação de uma variadíssima gama de produtos, e a sua utilização não se limita à esfera industrial. Os produtos da borracha de silicone são comuns em mercadorias de recreio, e nos últimos anos vindo a aumentara sua utilização na decoração baseada em acessórios de borracha. Também na joalharia experimental, o silicone para moldes tem vindo a ser explorado de variadíssimas formas, em particular, pulseiras e braceletes têm aumentado a sua popularidade. Esta inovação tem vindo a proporcionar um fluxo de receita significativa para os fabricantes de jóias de borracha e silicone, neste sentido muitas empresas expandiram  o seu mercado de bens de consumo.

Para ter uma noção clara sobre as características e potencialidades de cada tipo de silicone para moldes, é importante ter em atenção as especificações atribuídas aos produtos pelos próprios fabricantes ou distribuidores. Para adquirir silicone para moldes pode dirigir-se a lojas de venda de tintas e perguntar se vendem o produto, ou onde podem adquirir.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.