Jóias em ouro e prata, tipos de acabamentos

As jóias em ouro e outros metais nobres, foram sofrendo uma grande evolução aos longo dos tempos, quer em termos de conceito e design, quer em termos técnicos. Ao longo dos tempos as jóias em ouro foram tendo tipos de acabamentos cada vez mais inovadores e esteticamente mais bonitos e tecnicamente mais sofisticados.

Os tipos de acabamentos nas jóias em ouro referem-se essencialmente ao tipo de textura dada ao ouro na fase final do processo de realização das jóias, no entanto pode também ser uma aplicação de esmaltes ou resina na superfície do metal. Os tipos de acabamentos, utilizados em ourivesaria, visam na realização relevos e saliências na superfície final das jóias em ouro e que fazem toda a diferença no aspecto final das jóias.

Tipos de acabamentos das jóias de ouro e outros metais nobres

Jóias em ouro Tipos de acabamentos das jóias Tipos de textura
Jóias de ouro, tipos de acabamento Polido As jóias em ouro podem ter simplesmente uma superfície completamente lisa e brilhante como um espelho
jóias em ouro, tipos de acabamento, acetinado Acetinado Este é um tipo de acabamento que apesar de resultar de uma superfície completamente lisa, esta não é polida e pode inclusive ser utilizada uma lixa muito fina para dar um ar baço.
Jóias em ouro. tipos de acabamentos, diamantado Diamantado Este tipo de acabamentos é feito com uma “broca” diamantada, dando assim às jóias de ouro uma textura fina, pela irregularidade deste tipo de acabamento, a jóia tem um efeito final com muitos brilhos cintilantes.
Jóias em ouro, tipos de acabamentos, filigrana Filigrana A filigrana é uma técnica que é feita com fios de ouro ou prata extremamente finos, cortados, torcidos, entrelaçados e soldados, produzindo delicados e elaboradíssimos desenhos, tem uma aparência rendilhada . esta é uma técnica muito antiga, era muito utilizada pelos ourives bizantinos.
Jóias em ouro, Tipos de acabamentos, granulado Granulado Aqui a superfície da jóia de ouro fica coberta total ou parcialmente por micro esferas de metal precioso, podem estar próximas ou dispersas sobre a superfície de metal
Jóias de ouro, tipos de acabamentos, craquelado Craquelado Superfície do metal é trabalhada de forma irregular, em espécie de degraus, sobreposições de tiras de metal de diferentes tamanhos e espessuras, este tipo de acabamento tem o aspecto de pequenas “rachaduras”
Tipos de acabamentos de jóias, esmaltagemPeças  em esmalte de ELZA PEREIRA Esmaltado Tipo de acabamento vítreo, o metal é colorido utilizando-se esmaltes de base vítrea e óxidos metálicos, que são derretidos no fogo e, na forma líquida, aderem ao metal.

Jóias em ouro, tipos de acabamentos, repuxado

Repuxado Este é um acabamento em alto relevo, cunhado a partir do avesso do metal, com o uso de pequenos embutidores e martelo

jóias de ouro, tipos de acabamentos, gravado

Gravado Técnica feita com ferramentas específicas, como o buril, ou mesmo produtos químicos, que “corroem” o metal, criando desenhos ou inscrições
Tessuto Textura que  aparenta ser uma espécie de teia e trama de um tecido; daí o nome, “tessuto”, que significa tecido no idioma italiano
Tipos de acabamentos de jóias em ouro, martelado Martelado Este tipo de acabamento utilizado em ourivesaria, resulta de “batidelas” leves com um martelo, feitas com perícia e homogeneidade. Esta técnica é usualmente usada para disfarçar a má produção de uma jóia, no entanto quando isso acontece, a falta de qualidade dos acabamentos sobressai ainda mais.

Jóias em ouro, tipos de acabamentos, riscado

Riscado Esta é uma técnica de acabamentos de jóias que pode ser feita acabamento feito com técnica através de buril se quiser um riscado uniformizado ou com uma lixa bastante abrasiva se quiser um riscado irregular.
Tipos de acabamentos de jóias em ouro e prata, oxidaçãoAnel Granulado e oxidado de ARATA FUCHI Oxidado A oxidação pode ser uma opção de acabamentos das jóias, consiste na utilização de produtos químicos ou naturais que exercem reacções na superfície dos metais e lhes atribui uma outra tonalidade.

Tipos de acabamentos em ourivesaria, resina cristal

Anel em prata de “ATÓMICA” Joalharia (es)

Resina Cristal Este tipo de acabamento é maravilhoso, simples de realizar e trás resultados que trazem uma cor e beleza especial às jóias. A resina cristal é liquida e solidifica com a dissolução de um catalisador.
Anodização
Tipos de acabamentos de jóias, laca japonesaAnel em prata e laca Japonesa de LÍGIA ROCHA Laca japonesa
Técnica de aplicar cor com urushi existe no Japão a mais de 1500 anos.Arte dificílima, que exige muito tempo, dedicação, habilidade e paciência.
Banho de Ouro/prata Revestir de ouro qualquer peça metálica através de banhos próprios.
Escovado Acabamento que pode ser trabalhado com diferentes escovas apropriadas para dar este tipo de acabamento baço.
Incrustação Consiste na aplicação de metais macios, como o ouro e a prata, no interior de superfícies mais duras, normalmente de ferro, aço e bronze.

Estes são alguns exemplos de tipos de acabamentos que podem ser feitos nas jóias em ouro e outros metais nobres e não nobres (cobre e latão). As Jóias em ouro podem ter um leque muito diversificado de acabamentos e cada tipo de acabamentos confere uma personalidade própria a uma jóia, estes efeitos das jóias em ouro podem ser feitos apenas na superfície, ou ser simplesmente um efeito estético parcial conferindo apenas um apontamento criativo das jóias em ouro.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *