Zircónia, ou Zircónia cúbica

O que é zircônia ou zircônia cúbica?

A Zirconia Cúbica é conhecido como um substituto para o diamante, devido à sua alta dureza e grande incêndio e muito utilizada no fabrico de jóias.

A Zircônia Cúbica tem alta durabilidade e é muito semelhante ao brilhante, e também suporta altas temperaturas. A Zircónia  tem variações de cor, o que possibilita imitar outras gemas como, a ametista, granada, peridoto etc. Por haver tantas semelhanças entre a zircónia e o brilhante, é muito difícil que uma pessoas leiga consiga fazer a diferença entre um diamante e/ou outras gemas de uma Zircônia Cúbica.

Zircônia Cúbica (ou CZ) também designada por dióxido de zircónio (ZrO2) é uma gema produzida em laboratório como imitação do diamante. Encontra-se a zircônia na natureza, mas cristalizada no sistema monoclínico, não cúbico, constituindo o mineral chamado baddeleyíta. A zircônia cúbica é dura, com dispersão maior que a do diamante e geralmente incolor, mas pode ser produzida numa grande variedade de cores. Não deve ser confundida com zircão, silicato de zircónio(ZrSiO4).
Devido ao seu baixo custo, durabilidade e semelhança visual ao diamante; a zircônia cúbica tem sido a imitação de diamante gemológica economicamente mais importante desde 1976. Seu principal concorrente, como gema sintética, é o mais recente material cultivado, a moissanita.

Mas nos últimos anos, estabeleceu-se como uma jóia linda em seu próprio direito. CZ é uma pedra bonita sintética que é durável e de baixo custo e agora existem em qualquer cor do arco-íris, o que torna a pedra ainda mais desejável.

Esta página web foi criado para dar-lhe informações sobre o gemstone sintético, Zirconia cúbico, e para satisfazer uma atribuição de Gemas e Gemologia , um curso ministrado na Emporia State University sob a orientação da Sra. Susan W. Aber .

Propriedades fisicas da Zirconia cúbica

A Zirconia cúbica é uma forma de óxido de zircónio que é criado em um laboratório, portanto, não é um mineral. No entanto, verificou-se naturalmente uma vez em um site em 1930, mas ainda a ser descoberto desde então. (Nassau, 1981) O mineral com a mesma composição química CZ, mas no sistema cristalino monoclínico, é baddeleita.
zirconia cúbico tem uma dureza de 8.5 na escala de Mohs de dureza e uma mancha branca. Tem um peso específico entre 5,65 e 5,95, e uma densidade entre 5,5 e 5,9. (interlap.com) É o sistema cristalino isométrico com um 4/mbar32/m classe de cristal e um Fm3m grupo espacial. (Nassau, 1981) O índice de refração da República Checa está entre 2,088 e 2,176, que é muito alto. Tem a dispersão na área do FC do espectro de luz visível de 0,060. (interlap.com) Desde CZ é transparente, é muitas vezes talhado. Pode ser feito em quase qualquer cor e pode ser lapidada em muitos cortes.

Propriedades químicas da Zirconia cúbica

A Zircónia cúbica é um óxido de zircónio elemento metálico, ZrO 2. Cada átomo de zircônio é cercado por oito átomos de oxigênio e cada átomo de oxigênio está ligado a quatro átomos de zircônio. Principalmente todos CZ no mercado também contém óxido de ítrio, que atua como um estabilizador. Em CZ coloridos, outros óxidos são adicionados para produzir as cores. A maioria CZ é 87,5% de óxido de zircônio e ítrio sobre óxido de 12,5%. (Nassau, 1981) Embora estes compostos são opacas, minérios de branco, eles se fundem para formar um cristalina surpreendente.

Existe um mineral raro que é o resultado da cristalização do óxido de zircônio e denominado assim Zircônia. Mas a Zircônia mais utilizada e falada é a Zircônia Sintética que é a mais perfeita imitação do diamante até os dias de hoje.
A denominação correcta da Zircônia Sintética é Zircónia Cúbica, pois ela possui a mesma composição que a Zircônia natural, mas só cristaliza em forma cúbica.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *