Corte de chapas, serrar metal passo a passo com serra de ourives – exercício 1

Para se iniciar no fabrico de jóias, é necessário começar por tomar conhecimento das técnicas mais básicas de ourivesaria e joalharia. O corte de chapas, serrar metal, como a prata, ouro, cobre ou latão com serra de ourives é uma das técnicas mais simples e mais básicas de ourivesaria e joalharia. No entanto requer prática e experiência para que o desempenho possa resultar eficazmente.

Em baixo é apresentado um exercício de recorte de linhas rectas, curvas e ângulos, como uma forma de praticar a perícia de corte de chapas para serrar o metal com desenhos rigorosos. Este é um exercício simples que não requer a transferência de desenhos do papel para a chapa de metal.

Ferramentas utilizadas no Corte de chapas

Serrar chapa, cortar chapa de metal, prata, ouro, cobre ou latão

Para iniciar o processo de corte de uma chapa de metal é necessário ter o conhecimento das ferramentas existentes para o efeito. As chapas podem ser cortadas com Tesouras de corte, guilhotinas de precisão, ou serra de ourives.

  1. Riscadores para metal
  2. Régua de metal graduada
  3. Tesoura de cortar chapa
  4. Tesoura de cortar chapa (conhecida também por tesoura de cortar solda)
  5. Armação de serra de ourives e respectiva serra
  6. Guilhotina de precisão para cortar chapa de prata, ouro, cobre ou latão

Como cortar chapa com dimensões relativamente grandes e sem precisão e quais das ferramentas a utilizar

Quando se pretende cortar chapas de metal com dimensões maiores e em linha recta podem-se utilizar ferramentas como uma guilhotina para cortar chapa, serrar metal, seja prata, latão, cobre ou ouro. Também a tesoura de cortar chapa pode ser utilizada quando se pretende cortar a chapa de metal em linha recta e sem grande precisão

Na imagem a seguir estão apresentadas duas tesouras de cortar chapa (nºs 3 e 4 na imagem) de diferentes dimensões e também um tipo de guilhotina de precisão ( nº6 na imagem) para cortar chapa de metal (prata, ouro, cobre ou latão)

Como cortar chapa com dimensões pequenas e com precisão  com a serra de ourives

A serra de ourives é uma das ferramentas mais utilizadas no fabrico de jóias, é uma ferramenta de corte manual mas no entanto permite cortes grande precisão quando bem utilizada. É possível fazer recortes  nas chapas de metal muito minuciosos e com ângulos bastante evidenciados.

Materiais – chapa de prata, ouro, cobre ou latão que se pretende cortar com a serra de ourives

Chapas prata, cobre latão, ouro

Optar em primeiro lugar pelo tipo de metal que deseja cortar com a serra de ourives. Depois de optar pelo tipo de metal, neste caso vamos utilizar a chapa de cobre com 1mm de espessura.

Certifique-se que a chapa de metal que vai utilizar não sejam demasiado espessas para serem serradas com a serra de ourives. A partir dos 3mm de espessura começa a ser um pouco grossa demais para ser serrada com a serra de ourives.

Preparação das chapas de metal de prata, ouro, cobre ou latão para ser serrada com serra de ourives

As chapas devem ter as extremidades completamente perpendiculares (ângulos de 90º), em caso de as extremidades das chapas estarem irregulares. Deve-se utilizar um esquadro de metal para fazer a esquadria das extremidades das chapas de metal, e caso estejam irregulares utilizar as pontas de aço (nº1 da imagem  das ferramentas apresentada acima) para riscar as linhas que marcam o acerto de cada extremidade. Depois de marcadas as linhas, com uma lima paralela de 6′ polegadas, limar até todas as extremidades estarem perpendiculares (ângulos de 90º entre elas).

Chapa metal

Exercício de aprendizagem e treinamento – como serrar linhas rectas, curvas e ângulos em chapa de metal com a serra de ourives

Para aprender e treinar a serrar linhas rectas, linhas curvas e ângulos com serra de ourives não é complicado, no entanto é necessário iniciar com exercícios de treinamento. Serrar linhas rectas, linhas curvas e ângulos completamente alinhadas com o risco feito na chapa é uma tarefa minuciosa que requer alguma perícia e treino.

1º Passo

Marcar a chapa de cobre (prata, ouro ou latão) – 8cm X 8cm com o auxilio de uma régua graduada

Chapa cobre, cortar chapa

2º passo

Chapa serrada com as medidas exactas

Serrar chapa, cortar chapa de metal

3º Passo

Com um riscador (nº1 da imagem das ferramentas acima) marcar na chapa de cobre (prata, ou latão) 3 linhas rectas, 1 linha com curvas e 1 linha com ângulos rectos.

serrar chapa de cobre, latão prata

4º Passo

Depois de marcadas as linhas rectas, curvas e de ângulos, vamos iniciar o exercício de treino de corte com serra de ourives. Deve-se sempre fazer o corte das chapas com muita atenção e serrar o metal sempre pelo interior da linha marcada sem tocar na linha, para que no fim se possa utilizar a linha para corrigir as irregularidades com as limas. Especialmente quando se tratam de desenhos recortados na chapa, o facto de manter as linhas intactas é a única forma de conseguir o maior rigor possível no corte das chapas, serrar o metal com precisão e manter a forma do desenho que se pretende.

  1. cortar chapa de metal, serrar chapa de cobre, prata, latão ou ouroComeçar por serrar a chapa pelas linhas rectas, começando pela primeira, passando pela segunda e posteriormente a terceira. Há medida que se vai treinando, vamos verificando que vamos melhorando o rigor do corte e do manuseamento da armação de serra.
  2. Podemos em segundo lugar optar pelas linhas curvas, para nos ajudar a estar mais há vontade com o recorte das formas com a serra de ourives, enquanto se faz o corte da chapa.
  3. Por ultimo, para recortar angulos a serra deve deslizar para cima e para baixo, no mesmo local, fazendo uma ligeira pressão para trás e fazer um folga à serra para que muito devagarinho a vamos virando sem deixar de fazer os movimentos ascendente e descendente.

Este foi um exemplo de um exercício simples para praticar o corte de chapas (cobre, ouro, prata, cobre ou latão), para serrar metal passo a passo. A seguir apresentamos algumas formas geométricas que podem servir de exemplo para exercícios para praticar o uso da armação de serra.

Formas para serem utilizadas para praticar o corte de chapas, exemplos para serrar metal.

Estas são duas formas com o interior recortado, para recortar o interior é necessário fazer um furo com o motor da Dremel ou motor de suspensão, utilizando brocas para metal. Depois de fazer o furo, deve-se desapertar a parte inferior da armação da serra e soltar a serra de corte, passa-la pelo furo e voltar a prender a serra na armação de serra.

O processo Corte de chapas, serrar metal, chapa de prata, ouro, cobre ou latão com serra de ourives passo a passo é bastante simples, no entanto requer muita perícia para que seja possível realizar os cortes com grande precisão e sem que se partam as lâminas de corte.

 

 

 

Manual -Aliança de prata passo a passo

Manual Aliança em Prata Passo a Passo

Manual passo a passo, que ilustra e ensina todos os procedimentos para a realização de uma aliança em prata passo a passo

COMPRAR

Conteúdos do Manual

  • Documento em Formato PDF para fazer download33 páginas a cores
  • 72 imagens a cores
  • Prata e suas ligas
  • O que é a prata de lei
  • Punção em aço com a inscrição “925”
  • Passos essenciais para a realização da de uma aliança em prata
  • Preparar a Bancada de Trabalho
  • Ferramentas para serrar, marcar e dobrar
  • Armação de Serra de ourives
  • Lâminas de Serra
  • Colocar a lâmina de serra na armação
  • Verificar a medida do dedo
  • Determinar o comprimento da chapa de prata, com base na medida do dedo pretendida
  • Fórmula de calculo do comprimento da chapa de prata
  • Serrar a chapa com serra de ourives
  • Recozimento
  • Branqueamento
  • Soldar com solda alta de prata
  • Lixar o aliança, lixas e procedimentos
  • Polimento passo a passo
  • Maçarico – elementos de montagem
  • Fornecedores de materiais
  • Lojas de Metais e ferramentas para joalharia
Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *