Serrar formas em chapa de metal passo a passo – exercício 2

Depois de aprender a recortar, linhas rectas, linhas curvas e fazer ângulos ao praticar a serrar com serra de ourives (exercício 1), vamos agora aprender a serrar imagens, em formas geométricas, em chapa de metal (cobre, prata, ouro ou latão). Para além do recorte de uma figura, uma flor neste caso, vamos aprender como utilizar as limas e lixas para aperfeiçoar as formas finais.

Serrar flor, formas geométricas em chapa de metal passo a passo com serra de ourives

Serrar chapa de cobre, latão, prata ouro, acrilico, madeira ou madrepérola

Esta é a forma que escolhemos, uma flor com abertura no centro, para fazer este exercício de corte com serra de ourives e respectivos acabamentos e rectificações das formas com limas e lixas de água.

Para iniciar este exercício é necessário em primeiro lugar preparar a chapa de cobre (prata, ouro, ou latão). A chapa de metal deve estar completamente limpa e isenta de quaisquer irregularidades, completamente plana.

Depois de preparada a chapa, para iniciar o processo de serrar formas geométricas em chapa de metal passo a passo, é necessário aprender em primeiro lugar como transferir desenho para a chapa de metal, prata, ouro, cobre ou latão. Só depois de desenhar a imagem, neste caso uma flor, na chapa de metal (cobre, prata ouro ou latão, também é a mesma técnica para a madeira e acrilico ou madrepérola) é possível iniciar o processo de corte com serra de ourives.

Desenhar a forma geométrica, imagem, na chapa de cobre (prata, ouro, latão)

Desenhar imagem na chapa de cobre, prata, latão ou ouro

2º Passo

Furar com uma broca a chapa de metal

Dremel, furar chapa de metal

Depois de transferida a imagem para a chapa de metal (cobre, prata, ouro ou latão), vamos iniciar o processo de corte com serra de ourives. Começamos por serrar o interior, e para iniciar a serrar o circulo interior é necessário, antes de mais, fazer um furo com uma broca com o auxilio do motor de suspensão ou motor Dremel.

3º Passo

Antes de mais é necessário saber colocar a lâmina de serra na serra de ourives, depois de entender como se coloca a serra e depois de colocada correctamente, abrir a borboleta de fixação inferior da armação de serra, passar a Serra pelo furo da chapa de cobre e voltar a fixar a serra na borboleta de fixação. Depois deste procedimento podemos iniciar o corte do circulo do interior da chapa de cobre (prata, ouro ou latão)

Enfiar a serra no furo | Fazer o corte com a serra sempre pelo interior da linha do desenho | Depois de serrar o interior, serrar o exterior sempre pelo lado de fora da linha sem tocar na linha de contorno
Serrar com serra de ourives Serrar chapa de cobre, prata, latão Serrar chapa de cobre

Depois de serrar o interior e o exterior do desenho, é muito comum haver irregularidades no corte com serra e é necessário fazer as rectificações necessárias para que a forma fique perfeitamente bem acabada.

4º Passo

Limar chapa de cobreLimas de 6 polegadas

Este processo parece simples, no entanto é necessário saber algumas regras de como como limar, para ser mais fácil tirar partido das limas e obter resultados mais rápido e mais facilmente.

Limar as extremidades da forma, de forma a corrigir as irregularidades provocadas pela serra enquanto o processo de corte com serra de ourives.

Depois de finalizado o processo de corte com serra de ourives, quer do interior, que do exterior da forma, deve-se proceder em seguida à utilização de limas a fim de melhorar os acabamentos da forma. Neste caso é utilizada uma lima de meia cana (plana de um lado e arredondada do outro lado) de 6′ polegadas. Esta lima tem o fim de limar o interior cilíndrico da forma interior da chapa.  No caso das limas de 6′ polegadas forem demasiado grandes pode utilizar as de 4’polegadas ou até mesmo as limas de calado se assim se justificar.

Também esta lima pode ser utilizada para limar o exterior da forma, para corrigir todas as irregularidades deixadas pela lamina de serra ao efectuar o corte.

Depois de estar completamente corrigida com a lima, pode-se enrolar uma tira de lixa de água com um grão de abrasividade baixo, nº 1000 e lixar os rebordos que foram limados. Depois de serrar formas geométricas em chapa de metal passo a passo, apenas está finalizado o procedimento depois de fazer os devidos acabamentos e aperfeicoamento da forma recortada. Para quem gosta de ver a peça completamente brilhante pode ainda fazer o polimento.

Outros exemplos de imagens que pode usar como exercício para praticar a cortar com serra de ourives

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *