Cruz de caravaca, significado e oração

Cruz de caravaca, significado e oração

A cruz de Caravaca é um crucifixo muito conhecido com dois braços horizontais, em que no centro da Cruz de Caravaca está visível a figura de Jesus ou o monograma “JHS” representativo da figura de Jesus. Junto à base da cruz, apresentam-se 2 anjos, um de cada lado da haste vertical da cruz, apresentando-se de joelhos flectidos em postura de divinação e de oração.

História da Cruz de Caravaca

Caravaca é uma cidade do interior de Espanha, já bastante antiga. Há uma lenda que havia um Príncipe Mouro que tinha a ambição de conhecer a fé Cristã. Um dia este príncipe Mouro “Ibn-Hud”, conhecido por Muhammad bem Yaquib, descobriu que no meio dos seus prisioneiros havia um pároco. A curiosidade do Príncipe e a sua profunda vontade de conhecer a fé cristã, impulsionou-o a enviar a ordem ao Prisioneiro pároco Gines Perez Chirinos, para que ele celebrasse uma missa.

Preparação da celebração

O Principe ordenou a seus servos que preparassem uma das salas nobres do castelo de Alcázer, e de acordo com todas as especificações e exigências do sacerdote prisioneiro a sala foi cuidadosamente decorada. O Principe mostrava-se extremamente ansioso enquanto aguardava o dia escolhido para a celebração. Chegado o tão esperado dia, apenas convidados do príncipe puderam assistir à celebração, nomeadamente a sua família, seus servos e alguns dos seus convidados mais chegados.
Durante todos os preparativos, foi esquecida a colocação do símbolo antigo que aconpanha os párocos durante as suas celebrações, a cruz. Em grande agitação, o sacerdote explicou que sem a cruz não se poderia efectuar o ritual de celebração.

Milagre da cruz de Caravaca

O Principe, ficou profundamente decepcionado e frustrado por não ter conseguido concretizar o seu desejo. Diante toda esta situação, surgem raios de luz vindos das janelas e uma milagre aconteceu, 2 anjos surgiram e traziam uma cruz até ao altar. Depois de todo este acontecimento divino, quer o príncipe, quer a sua família e seus servos se converteram ao cristianismo.

MILAGROSA ORAÇÃO DA CRUZ DE CARAVACA

(Segure a cruz de Caravaca e de pé – genuflexão- faça o sinal da cruz)

Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo e Nós vos Bendizemos porque com Vossa Santa Cruz salvastes o mundo (genuflexão- faça o sinal da cruz)
Pequei Senhor e por isso suplico vossa misericórdia, Vós que perdoastes o pecado do mundo, perdoai os meus pecados. (genuflexão- faça o sinal da cruz)*

Restitui-me Senhor a alegria do Vosso amparo e dai-me forças para caminha na prática do bem. Não desprezeis Senhor meu Deus as minhas preces. (genuflexão- faça o sinal da cruz)

Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo e Nós vos Bendizemos porque com Vossa Santa Cruz salvastes o mundo

Vós que sois louvado pelos céus. A vós todos os Serafins, Querubins, Arcanjos, Anjos proclamam: “Santo, Santo, Santo, Senhor dos exércitos” por todos os séculos dos séculos, assim seja.

Meu Senhor Jesus. Vós que derramastes Vosso Santíssimo Sangue na Cruz, nos abriste o caminho do céu, nós vos rogamos a Vossa benção. Compadecei-Vos de nós, Senhor. Suplicamos a Vossa clemência e que nunca desampareis os que imploram Vossa Graça e Vossa proteção em suas atribulações.

Salve Cruz Gloriosa, Santo Madeiro, Milagroso Lenho! (faça o sinal da cruz)

Diante de Vossa Cruz nós Vos imploramos Senhor Jesus, meu Deus, meu Redentor, que Vossa misericórdia nos conceda a graça:
(mencione aqui o seu pedido)
Pelas Vossas Cinco Chagas, pelas Vossa Coroa de Espinhos, Pelos Cravos que feriram Vossos pés e Mãos, atendei-nos Senhor, e lavai os nossos pecados.
Bendita Cruz em que foi cravado Nosso Senhor Jesus Cristo, estendei sobre nós os vossos braços protetores. Defendei-nos, Sagrado Lenho, das tentações demoníacas. Santa Cruz, nós viemos a Ti como ao nosso verdadeiro abrigo e fortaleza. nosso escudo e arma, nossa luz e salvação dos perigos, doenças, crimes e pecados. (genuflexão- faça o sinal da cruz)

Meu Senhor Jesus Cristo, sede meu Mestre e meu Amigo, concedei-me com perdão dos meus pecados a graça de:
(repita aqui o seu pedido)

Aliviai nosso coração aflito, confortai nosso ânimo. Iluminai nosso espírito e dai-nos coragem para evitarmos o pecado: (ajoelhe-se)
Eis o Lenho da Cruz em que pendeu a Salvação do mundo.
“Ágios ó Théos, Ágios íchirós, Âgio Athánatos, Eléiseon Imás.”

Louvado seja o Senhor
Para Sempre seja louvado.
Assim seja, amém.(rezar um Pai Nosso e um Creio em Deus Pai)
(FIM DA NOVENA)

UTILIZAR A ORAÇÃO E CRUZ DE CARAVACA EM MOMENTO DE GRANDE PERIGO

(A invocação a seguir deve ser feita com a Cruz de Caravaca e em casos de grande perigo, de preferência reze de joelhos.)

(Segure na Cruz de Caravaca e Faça o sinal da cruz) “Pela Santíssima Cruz em que vós, Nosso Senhor Jesus Cristo, padeceste e morreste, salvai-nos. Estendei sobre mim vossa graça. Dai-me a colher os frutos da cruz, símbolo do Vosso Sacrifício. A vós suplico proteção, pela Santa Cruz de Caravaca e aos Vossos pés me abrigo. Valei-me, pela minha fé. Assim seja, amém.”

Pessoas de fé, dizem que a Cruz de Caravaca é extremamente eficiente para curar toda classe de doenças como também inúmeras práticas para libertação de feitiços e encantamentos com bençãos e exorcismos. De acordo com a cultura popular e influências diversas, a Cruz de Caravaca pode adquirir outros nomes: Cruz das Missões, Cruz de Lorena, Cruz de Borgonha, Cruz de São Miguel, Cruz Missioneira. O verdadeiro significado da Cruz de Caravaca continua sempre a ser o de protecção e é usada em forma de relíquia peitoral ou pedestal. Os dois braços da Cruz de Caravaca representam a distinção arquiepiscopal ou patriarcal. Popularmente os dois braços significam fé redobrada.

Veja também:

Pedras dos signos
A Anodização do alumínio na joalharia contemporânea
Bancada de Ourives, ferramentas para joalharia e organização
Cristaloterapia, terapia pelos cristais
Cetegoria(s): Curiosidades, Joalharia Esotérica Tags: , , ,

Deixe o seu comentário

Técnicas

Aprenda mais sobre as técnicas de fabrico de joalharia passo a passo, realize você mesmo os seus projectos e dê expressão ao seu potencial criativo.


Ferramentas

Aprenda a distinguir as diferentes ferramentas usadas no fabrico da joalharia e saiba mais sobre os materiais que pode usar nas suas criações.


Desenho

Aprenda a desenvolver o seu potencial criativo na realização de projectos de joalharia 3D e também de desenho técnico e ilustrativo à mão livre.


Curiosidades

Aprenda mais sobre Gemologia, História da Joalharia, Metalurgia e outros temas que irão enriquecer o seu conhecimento geral na área da Joalharia.