Polimento de metais, diferentes métodos de polimento

Polimento de metais, diferentes métodos de polimento

Depois de terminado todo o processo de fabrico de uma jóia, é necessário fazer os acabamentos, limarlixar e neste caso polir. Existem diversos tipos de acabamentos, no entanto o mais comum é o polimento dos metais.

O polimento de metais pode ser feito através de diferentes métodos, pode ser feito através de uma máquina de polir, manuseando as peças com as mãos e também pode ser feito num tambor vibratório de polimento com pequenas esferas, onde são depositadas as peças no seu interior.

Procedimentos técnicos antes do polimento

Antes de fazer o polimento de metais é necessário limpar a peça, pode-se então mergulha-la em água com bicarbonato de sódio, e assim neutralizar o ácido utilizado no processo de branqueamento. Este é um processo rápido e está terminado quando se deixam de ver bolhinhas na solução, o que significa que o ácido ficou completamente neutralizado.

Tipos de polidores, máquinas de polir

Existem diferentes métodos de proceder à técnica de polimento de metais, assim como também existem diferentes tipos de equipamento para tal:

  • Motores de polir – onde se podem aplicar vários tipos de escovas de polir
  • Tambores vibratórios de polimento de metais
  • Motor de suspensão ou Dremel – para utilização de acessórios de polimento de metais, objectos de pequenas dimensões

Motores de polir, máquinas de polimento de metais

Motor de polir

Tambores de polimento magnéticos vibratórios

tambores de polimento vibratorios magnetico

Acessórios de Polimento para utilização em Micro-motor, motor de suspensão, dremel

No fabrico de Jóias o uso do Motor de Suspensão (ou com menor potência, o Mini Craft – Dremel) é imprescindível na realização de técnicas de fabrico de Jóias com alta precisão. Para polir Jóias com os acessórios para dremel e Motor de suspensão, são necessários discos de polimento de metais e um sabão especial para o efeito.

Discos de feltro e sabão de polir

Escovas de Algodão

Discos de polir dremel e motor de suspensão Discos de feltro para polir para motor de suspensão e dremel Escovas de polir de algodão para motor de suspensão e dremel

Cuidados e precauções durante o processo de polimento de metais

Quando se trabalha com um polidor (máquina de polir) é necessário ter alguns cuidados essenciais:

  • Usar óculos de protecção
  • Usar mascara de protecção
  • Não usar roupas com mangas largas
  • Prender o cabelo
  • e outras precauções que ache necessárias

É importante saber que, para que o polimento de metais seja feito adequadamente através das escovas de polir, é necessário a utilização de pastas de polir (sabão de polimento) adequadas. O polimento de metais, seja com o motor de polir, seja com os acessórios de polimento da dremel necessitam de uma pasta abrasiva para que seja possível retirar todos os riscos do metal das jóias.

Veja também:

Bijuteria passo a passo, técnica de engranzado (elo reforçado)
Crisol ou cadinho, fundição de prata e ouro
Galvanoplastia ou eletroformação
Técnica de Fold Forming com prata, cobre e ouro
Cetegoria(s): Acabamentos, Técnicas Tags: , , ,

Deixe o seu comentário

Técnicas

Aprenda mais sobre as técnicas de fabrico de joalharia passo a passo, realize você mesmo os seus projectos e dê expressão ao seu potencial criativo.


Ferramentas

Aprenda a distinguir as diferentes ferramentas usadas no fabrico da joalharia e saiba mais sobre os materiais que pode usar nas suas criações.


Desenho

Aprenda a desenvolver o seu potencial criativo na realização de projectos de joalharia 3D e também de desenho técnico e ilustrativo à mão livre.


Curiosidades

Aprenda mais sobre Gemologia, História da Joalharia, Metalurgia e outros temas que irão enriquecer o seu conhecimento geral na área da Joalharia.