Crisol ou cadinho, fundição de prata e ouro

Crisol ou cadinho, fundição de prata e ouro

Designa-se por crisol ou cadinho, a um pequeno recipiente com um material cerâmico refractário, utilizado em joalharia para fazer a fundição do ouro e fundição da prata.

O Crisol ou cadinho, é normalmente é feito de grafite com algum teor de argila e de elementos que podem suportar a fusão dos metais a altas temperaturas. Normalmente, o crisol ou cadinho é utilizado a temperaturas acima de 500 ° C. Alguns cadinhos de resistir a temperaturas superiores a 1500 ° C.
Porta cadinho, crisol, fundição, técnicas de joalhariaPara que o metal possa ser fundido dentro do Crisol, ou cadinho, este deve ser preparado com uma película de um fundente, para que seja facilitado o processo de fusão do metal.

Procedimento de preparação e utilização de um crisol ou cadinho.

Preparação do cadinho

Antes de mais deve-se preparar um local próprio para a fundição, com tijolos refractários para suportar altas temperaturas. Este local deve ser bem ventilado visto que o processo de fundição de metais preciosos libertam fumos e gases que podem ser nocivos à saúde.

  1. Comprar um cadinho adequado à quantidade de ouro que se quer fundir, estes que apresentamos servem apenas para um máximo de 50g de metal
  2. No caso do cadinho da figura 2, é necessário abrir uma ranhura com uma lima triangular, visto que este cadinho não tem. Essa ranhura serve para facilitar o vazamento do metal fundido.
  3. Cadinho já com ranhura feita.
  4. Cadinho aplicado em porta cadinho com cabo de madeira para facilitar o processo de fundição.
  5. Antes de ser utilizado o cadinho deve levar pó de borato de sódio
  6. Em seguida um aquecimento com o aquecimento até o borato de sódio fundir no fundo do cadinho. Enquanto está em fusão, o borato de sódio deve-se vazar o excesso para fora e assim ficar apenas com uma película fina de uma especie de vidrado (borato de sódio fundido).

Colocar o crisol ou cadinho num porta cadinhos, para podermos suportar o cadinho à distância e assim, com o maçarico,

maçarico, fundir metais, ouro, prata, técnicas de joalharia

poder fazer a fundição.
Depois de colocar o crisol ou cadinho no porta cadinhos, deitar borato de sódio (funciona como fundente) no cadinho.

Posteriormente acender o maçarico e fundir o borato de sódio que irá criar uma película vítrea no interior do crisol ou cadinho.

Para se fazer a fundição dos metais como a prata ou ouro é necessário um maçarico que funda a altas temperaturas e o gás que pode ser utilizado que permite temperaturas mais elevadas é o gás propano.

Neste momento o crisol ou cadinho está preparado para ser utilizado para fundir metais.

Veja também:

Limas rotativas de desgaste para Motor de suspensão e MiniCraft (Dremel)
Ferramentas de medidas de anéis, pulseiras e gargantilhas para fabrico de jóias
Brincos de prata ou ouro, fecho Ómega passo a passo
Técnica de Fold Forming com prata, cobre e ouro
Cetegoria(s): Ferramentas e Materiais, Fundição, Técnicas Tags: , , ,

Deixe o seu comentário

Técnicas

Aprenda mais sobre as técnicas de fabrico de joalharia passo a passo, realize você mesmo os seus projectos e dê expressão ao seu potencial criativo.


Ferramentas

Aprenda a distinguir as diferentes ferramentas usadas no fabrico da joalharia e saiba mais sobre os materiais que pode usar nas suas criações.


Desenho

Aprenda a desenvolver o seu potencial criativo na realização de projectos de joalharia 3D e também de desenho técnico e ilustrativo à mão livre.


Curiosidades

Aprenda mais sobre Gemologia, História da Joalharia, Metalurgia e outros temas que irão enriquecer o seu conhecimento geral na área da Joalharia.