Cravação com virolas para pedras preciosas cabochon (cabochão)

No fabrico de jóias são utilizados diferentes métodos de fixação de gemas, a cravação de pedras preciosas pode ser feita de diversas formas, e existem formas de  cravações com garras, e outros diferentes tipos de cravações, nomeadamente a cravação com virolas (passo a passo) para pedras preciosas cabochon (cabochão).

As Virolas podem ter diversos tipos de configuração, podem ser simples ou trabalhadas, como vamos ver a seguir. Fazer uma virola passo a passo requer que se tenha por perto a gema para que seja possível a virola ser feita o mais justa possível à virola.

Para ser possivel fazer as virolas mais largas em cima e mais estreitas em baixo podem-se utilizar 2 métodos:

  1. Cortar a chapa logo com o formato
  2. Ou utilizar o taz (tais para virolas)

Virolas para cravação de pedras preciosas (gemas)

Ferramenta para fazer virolas “cónicas ou em piramide” – taz ou tais de virolas

Taz tais de virolas

Cravação com virolas cilíndricas simples ou recortadas, para pedras preciosas cabochon

Virolas para cravação de pedras preciosas cabochon

Neste tipo de Cravação, o tipo de gemas tem uma base plana e é arredondada no topo, e por isso necessita de um aro de metal que exerça pressão em toda a volta, que por sua vez está soldado a uma base com abertura menor do que o tamanho da gema em sua parte inferior, permitindo sua fixação e a passagem de luz.

Diferentes tipos de cravação com virolas para pedras preciosas cabochon (cabochão)

As virolas para cravação de pedras preciosas cabochon podem ser simples ou “rendilhadas”, quanto mais trabalhadas são as virolas mais exposta estará a pedra, criando um efeito muito elegante e valorizando o mais possível a pedra.

Estes são alguns efeitos que podem ser obtidos em virolas para cravação de pedras preciosas. No entanto podem ser criados outros tipos de “rendilhados” para as virolas, criando assim um efeito estético personalizado e adequado ao formato da jóia que se pretende cravar a pedra.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *