Lapidação lisa para gemas Cabochon (cabochão)

Os formatos de pedras preciosas  Cabochon (cabochão) resultantam da lapidação lisa no entanto podem ter diferentes formatos. Para além das pedras cabochon (cabochão) existem outros tipos de lapidações de gemas (pedras preciosas).

Para a fabricação de pedras com talhe cabochon (cabochão) é necessário seguir um procedimento sequencial com os seguintes passos:

  1. Em primeiro lugar é necessário proceder a uma selecção do material em bruto. Quando se tem o material em mãos, é necessário visualizar qual a melhor forma de tirar partido e valorizar o máximo a gema.  A escolha do melhor formato e tamanho, é essencial  para a máxima rentabilização e valorização da gema, ao mesmo tempo planear a melhor forma de evidenciar e aproveitar idealmente a cor, os desenhos ou inclusões especiais.
  2. Serrar – o material em bruto é submetido a uma serra e serrado com equipamento adequado para o efeito (serra diamantada irrigada com água. Este procedimento serve para eliminar todas as áreas irregulares da superfície do material em bruto. As áreas com muitas inclusões ou com coloração indesejada são então removidas dando assim uma forma limpa e lisa à pedra cabochon (cabochão).
  3. Formar – Esta fase consiste em melhorar o formato da pedra preciosa, conferindo-lhe a forma cabochon (cabochão) ou outra forma livre. A gema é desgastada num disco de rebolo (que se aproxima grande lima) até que fique com aspecto com proporções harmoniosas.
  4. Polir – Neste procedimento, a gema é submetida a uma abrasividade bastante mais fina e delicada (geralmente é feita com rodas de feltro ou outros abrasivos para o efeito). Este processo é realizado até que sua superfície fique tão lisa e brilhante, quase como um espelho, de tal forma que se veja reflectida a luz ambiente. A qualidade do polimento depende não só do rigor do polimento, mas também das características intrínsecas do material e também dos equipamentos utilizados.
Equipamento Funções
Corte de gemas cabochon Serrar
Cortar e facetar pedras preciosas cabochon Serrar e Formar

Uma máquina típica “cabbing” detém várias rodas representando diferentes séries de diamante ou de carboneto de silício com grão (80, 220, 280, 600, 1.200, 14.000) transformado por um mandril e motor, e uma fonte de água que fornece uma refrigeração / lubrificação para limpar os restos e manter a pedra livre de superaquecimento, uma vez que a terra e areia nas rodas são progressivamente mais finos.

O corte de uma pedra em forma cabochon (cabochão), é geralmente feito com o simples facto de a pessoa segurar  a pedra com os dedos das duas mãos. Enquanto se segura a pedra firmemente,  permite que o rodopiar da pedra para formar curvas suaves e evitar áreas planas durante a moagem, lixamento e polimento.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *