Em Joalharia, existem diferentes métodos de fechos para os mais diversos tipos de peças. Os brincos de prata ou ouro também podem ter formas distintas de serem presas à orelha. O fecho para brincos de prata mais comuns é o fecho borboleta.
O fecho borboleta é um fecho para brincos de prata ou ouro muito simples que pode ser adquirido ou pode ser fabricado passo a passo. O processo de fabrico do fecho de borboleta é extremamente simples e fácil de executar.
Fecho borboleta para brincos de prata ou ouro (também muito utilizados em bijuteria)
Fazer fecho de borboleta para brincos de prata passo a passo
- Riscador – ponta de aço
- Tesoura de cortar chapa
- Compasso com pontas de aço
- Dremel ou motor de suspensão
- Serra de ourives
- Lima de calado
- Alicate de pontas redondas
- Brocas de 1mm
1º Passo
Preparar uma chapa de prata com as seguintes dimensões – 4mm X 23mm X0.3mm (espessura)
2º Passo – Desenhar uma forma amendoada na chapa com um riscador, ponta de aço
3º Passo – Com uma tesoura de chapa (tesoura de solda) cortar a chapa em forma de amêndoa alongada
4º Passo – Depois de terminada a forma, recozer esta pequena chapa
5º Passo – Com uma broca de 1mm no motor de suspensão ou dremel, fazer um furo no centro
6º Passo Limar e lixar com uma lixa de água fina, 800 ou 1000, dar acabamentos nas extremidades da chapa
7º Passo – Com um alicate de pontas redondas enrolar as extremidade
8º Passo – No final, pode-se fazer um efeito decorativo e serrar com a serra de ourives, seja no interior das “orelhas” da borboleta, seja também no exterior. pa primeira imagem a serra de ourives tem de passar no interior do furo para poder fazer a ranhura.
9º Passo – Na parte do espigão do brinco deve-se fazer um rasgo em torno do espigão, ou simplesmente fazer um desnivel com uma lima em torno do espigão, para que crie alguma pressão sobre o fecho borboleta e assim evitando que saia com facilidade.
Dimensões aconselhadas do espigão
1. Diâmetro espigão – 0,85 mm. Este é um diâmetro razoável e já permite não correr o risco de torcer com o uso e suporta o uso e o desgaste normal. No entanto pode-se também fazer espigões com um diâmetro de 1mm, também, esteticamente fica mais grosseiro no entanto suporta mais o uso.
2. Comprimento espigão – 11 mm. Este comprimento irá caber a maioria lóbulos das orelhas muito bem, sem ser demasiado longo.
3. O sulco que serve de travão deve estar situado a acerca de 2mm a contar da extremidade de fora para dentro e deve ser ligeiro. Ou apenas um corte de serra, ou então acentuar um pouco com uma lima triangular.
4. A ponta a seguir ao sulco, tem 2mm e deve ser suave e bem arredondado e com acabamento polido.
Discos de borracha para ajudar a suportar brincos pesados e proteger o lóbulo da orelha
Acontece muitas vezes ao usar brincos, eles ficarem pendurados ou de alguma forma magoarem a orelha. Nas lojas de materiais para fabrico de joalharia, podem-se comprar discos para colocar junto ao lóbulo da orelha, antes do fecho borboleta que ajudam a proteger e reforçam o equilíbrio do brinco.
Outro exemplo de brincos com garras e fecho borboleta
Outro tipo de fecho borboleta para brincos de prata ou ouro
Outros tipos de métodos de fechos para brincos de prata
Este é um tipo de fecho de prata que funciona com pressão, uma pequena rosca que roda e ajusta as pequenas calotes aos lóbulos da orelha.
Os brincos de prata que se segue são para orelhas furadas, e tem um fecho de segurança articulável
O tipo de fecho para brincos de prata a seguir não é muito comum de encontrar, no entanto é simples de executar. Este é um tipo de fecho para orelhas furadas e com sistema de segurança
estes são alguns tipos de brincos de prata e tipos de fechos, no entanto existem muito outros, uns mais funcionais, outros mais decorativos e outros com mais segurança. Podemos também inspirar-nos dentro deste tipo de brincos de prata e tipos de fechos, e com estas ideias explorar outras formas mais criativas e igualmente funcionais.