Correntes de prata ou ouro passo a passo

Correntes de prata ou ouro passo a passo

As correntes de prata ou ouro são utilizadas nas mais diversas formas na criação de jóias, nos dias de hoje é possível também comprar as correntes de prata  ou ouro dos mais diversos tipos já pré feitas e com diversos tipos de formatos. No entanto para quem quer executar manualmente, as suas peças, utilizando como componente uma corrente de prata ou ouro é necessário o conhecimento de várias técnicas e tipos de ferramentas que vamos abordar aqui.

A seguir apresentamos passo a passo como fazer correntes de prata ou ouro, pode depois adaptar esta técnica a botões de punho, brincos, colares, alfinetes,  aneis, etc.

Ferramentas utilizadas para o fabrico de corrente de prata ou ouro

Correntes de prata ou ouro com elos ovais passo a passo

fazer Correntes de prata ou ouro passo a passo

Neste caso vamos fazer uma corrente de prata ou ouro com elos ovais no entanto é possível fazer com elos redondos, para tal veja como fazer argolas redondas passo a passo, depois o processo de elaboração da corrente é exactamente o mesmo.

Para fazer uma corrente de prata ou ouro com elos ovais é necessário proceder às seguintes operações:

  1. Preparar uma chapa rectangular e enrolar papel ao seu redor, o papel tem a função de ajudar a criar a forma oval nos elos e de permitir tirar a espiral, mais facilmente, através da queima do papel no final do processo)
  2. Enrolar o fio de secção redonda de prata ou ouro, em torno da chapa com o papel, fazer uma espécie de mola com elos bem unidos, esticando bem o fio de prata ou ouro.
  3. Para ajudar a retirar os elos da base, com um maçarico, queimar o papel. Depois será muito simples tirar os elos
  4. Depois de dar calor, colocar a “mola” de elos no branqueamento e passar por água limpa
  5. Serrar com uma serra de ourives, os elos no “topo” , separando-os um a um da “mola” de elos

Os elos estão agora prontos para iniciar a fazer a corrente de prata ou ouro, soldando os elos da corrente um a um.

Soldar corrente de prata ou ouro passo a passo

Depois de ter os elos todos necessários serrados para a sua separação individual, é necessário agora abrir cada elo, encaixar no seguinte e soldar com solda (pode ser comprada já preparada) de prata ou ouro. É preciso ter muita atenção para que a solda não pegue os elos entre si. E também é preciso ter atenção às temperaturas, calor a mais pode derreter os elos em vez de os soldar.

Fazer correntes de prata ou ouro passo a passo

  1. Colocar os elos juntos
  2. Abrir um dos elos com um alicate de abrir argolas de pontas chatas, uni-los e fechar as argolas completamente, sem que haja qualquer folga
  3. Depois de soldar com solda de prata a primeira argola e de juntar a segunda…soldar a segunda argola da corrente de prata ou ouro (lembre-se que sempre que soldar ou utilizar o maçarico deve colocar a corrente no branqueamento para tirar a oxidação e restos de tincal/borax)
  4. Colocar a terceira argola e soldar com solda de prata (ou solda de ouro se for o caso)
  5. Continuar a abrir, encaixar e soldar as argolas
  6. Corrente depois de completa
  7. Caso queira alinhar a corrente, colocando os elos todos com a mesma largura pode colocar um fio de prata encaixado em uma das extremidades
  8. Passar a ponta do fio numa fieira e com um alicate de puxar fio (trefilação) passar a corrente de prata ou ouro num dos furos aproximados à largura da corrente
  9. Parabéns a sua corrente de prata ou ouro está agora finalizada com sucesso

Veja também:

Polir jóias, polir interior de anel de platina passo a passo
Comprar Ouro
Anéis de prata
Calcular o comprimento de uma virola para pedra
Cetegoria(s): Exercícios práticos de iniciação, Técnicas básicas passo a passo Tags: , , , , ,

Deixe o seu comentário

Técnicas

Aprenda mais sobre as técnicas de fabrico de joalharia passo a passo, realize você mesmo os seus projectos e dê expressão ao seu potencial criativo.


Ferramentas

Aprenda a distinguir as diferentes ferramentas usadas no fabrico da joalharia e saiba mais sobre os materiais que pode usar nas suas criações.


Desenho

Aprenda a desenvolver o seu potencial criativo na realização de projectos de joalharia 3D e também de desenho técnico e ilustrativo à mão livre.


Curiosidades

Aprenda mais sobre Gemologia, História da Joalharia, Metalurgia e outros temas que irão enriquecer o seu conhecimento geral na área da Joalharia.