Moldes de borracha para fundição por cera perdida passo a passo

Moldes de borracha para fundição por cera perdida passo a passo

O fabrico de jóias por fundição requer alguns procedimentos que permitem a reprodução de um protótipo através do processo de fundição por cera perdida. O primeiro passo é a realização de uma peça piloto em metal, que vai permitir a criação de moldes de borracha, que pos sua vez vai dar origem a reproduções em cera. São as cópias em cera que irão permitir a construção de uma arvore de cera que será utilizada para a fundição, dando lugar às cópias em metal.

Os Moldes de borracha para fundição por cera perdida são feitos por partes, com placas de borracha de silicone cortadas e sobrepostas umas sobre as outras. Depois de recortadas as placas de silicone, com o formato do protótipo e sobrepostas e encaixadas na moldura de alumínio, são vulcanizadas

Ferramentas e materiais para fazer moldes de borracha para fundição por cera perdida

ferramentas-moldes-borracha-fundição-cera-perdida

Para fazer os moldes de borracha para fundição por cera perdida é necessário preparar alguns materiais, ferramentas e equipamentos.

  1. Régua metálica graduada para auxiliar as marcações na borracha para fazer os moldes
  2. Tesoura para cortar a borracha (pode ser utilizada uma tesoura de chapa)
  3. Furador de cabedal para fazer furos nas placas borracha
  4. X-acto ou faca de sapateiro para cortar as placas de borracha e no final do molde feito, cortar o molde a meio
  5. Vulcanizadora para fazer a vulcanização dos moldes de borracha
  6. Moldura de alumínio para fazer os moldes de borracha
  7. Placas de borracha de silicone para fazer os moldes de borracha

Moldes de borracha para fundição por cera perdida passo a passo

Para fazer moldes de borracha para fundição é necessário ter algum conhecimento sobre a técnica e ter disponível alguns materiais e equipamentos específicos.

Moldes-borracha-fundição-cera-perdida-microfusão

  1. Fabrico da peça piloto. O protótipo pode ser constituido por varias partes e no fim da fundição serem montadas como um puzzle formando um todo). Colocar o gito no protótipo.
  2. Fixar o protótipo na moldura de alumínio, para fazer os moldes de borracha para fundição por cera perdida
  3. Cortar as placas de borracha para os moldes Moldes-silicone-fundição-cera-perdida-microfusãocom o formato interior da moldura de alumínio.
  4. Cortar as placas de borracha que ficam encaixadas no anel, com o recorte do formato do anel com o gito
  5. Ir encaixando sucessivamente várias placas de borracha para moldes, sobrepondo-as umas sobre as outras para ir envolvendo o protótipo.
  6. Com uma caneta de acetato, marcar cada uma das placas nos cantos para serem furadas.
  7. Com um furador de pele, furar cada uma das placas nos cantos.
  8. Encaixar uma espécie de parafusos sem rosca em metade das placas, ficando Moldes-borracha-fundição-cera-perdida-microfusãoainda uma ponta dos espiões de fora (serve para criar um encaixe de um lado do molde para o outro lado do molde)
  9. Visualização dos espigões de metal.
  10. Encaixe das placas de borracha, recortadas e sobrepostas, envolvendo o protótipo.
  11. Colocar mais uma placa, e outra até que a peça fique completamente coberta. Lembrar de colocar uma placa de borracha inteira antes das recortadas e outra placa inteira depois das recortadas, para cobrir completamente o protótipo.
  12. Depois, por fim ir à vulcanizadora (vulcanização), para fundir as placas e posteriormente, com o x-acto ou uma faca de sapateiro e o auxilio de uma pinça própria para segurar a borracha, cortar o molde em 2 partes e retirar o protótipo
  13. Depois de todos estes procedimentos, estão finalizados os moldes de borracha para fundição, e prontos para a injecção de cera e assim fazer uma árvore de cera com as cópias fieis do anel para posteriormente fazer a fundição por cera perdida.

borracha-silicone-fundição-cera-perdidaAtenção – Actualmente existe também, um tipo de borracha de silicone para fazer os moldes que é uma pasta, uma espécie de plasticina que é modelável e mais fácil de utilizar e fácil de encaixar na moldura de alumínio. Não é necessário fazer os recortes de placas, apenas aplicar a pasta de borracha maleável, que endurecerá na vulcanização, sendo assim muito mais simples fazer os moldes de borracha para fundição por cera perdida.

VLT™ Silicone Molding Rubber

Processo de vulcanização em vulcanizadora

Vulcanização, vulcanizadora

  1. Borracha para moldes
  2. Tesoura de cortar chapa para cortar a borracha
  3. Moldura de alumínio para fazer moldes
  4. Encaixe do prototipo com gito na moldura
  5. Aplicação da borracha para fazer moldes de borracha para fundição por cera perdida
  6. Vulcanizadora
  7. Processo de vulcanização – colocar a moldura com a borracha e o protótipo para fundir a borracha e fazer o molde

É depois do processo de vulcanização que se procede ao corte do molde em ruas partes para extrair a peça piloto, só depois de retirado da vulcanizadora, de arrefecer e de cortado, é que está finalizado e pronto para ser injectado com cera para fazer as peças repetidas em cera e fazer a árvore de cera. Depois da árvore de cera feita, é feito o molde de gesso e posteriormente a fundição por cera perdida.

Veja também:

Discos e cilindros de silicone abrasivos, acessórios para o dremel e motor de suspensão.
Tipos de Rebites usados no fabrico de jóias
Resina de Poliéster Cristal, Passo a passo
Montagem de bijuteria, brinco longo passo a passo
Cetegoria(s): Fundição, Técnicas Tags: , , , , ,

Deixe o seu comentário

Técnicas

Aprenda mais sobre as técnicas de fabrico de joalharia passo a passo, realize você mesmo os seus projectos e dê expressão ao seu potencial criativo.


Ferramentas

Aprenda a distinguir as diferentes ferramentas usadas no fabrico da joalharia e saiba mais sobre os materiais que pode usar nas suas criações.


Desenho

Aprenda a desenvolver o seu potencial criativo na realização de projectos de joalharia 3D e também de desenho técnico e ilustrativo à mão livre.


Curiosidades

Aprenda mais sobre Gemologia, História da Joalharia, Metalurgia e outros temas que irão enriquecer o seu conhecimento geral na área da Joalharia.