Pregadeiras, alfinete com fecho labirinto passo a passo

No fabrico de jóias existem diferentes métodos para fabricar pregadeiras, os fechos para alfinetes podem ter diferentes tipos de configurações, uns mais complexos e com segurança, outros mais simples. Neste artigo vamos abordar as pregadeiras, com a aprendizagem de alfinete com fecho labirinto. Este é um tipo de fecho simples executado manualmente, e tem a aplicação de fio de aço para a realização do espigão duplo que serve de articulação e alfinete.

Para iniciar todo o processo de fabrico da pregadeira, alfinete com fecho labirinto é necessário fazer o labirinto e a estrutura que serve para fixar o espigão duplo. Apresentamos a seguir um esquema com as medidas para execução das partes relativas ao fecho da pregadeira.

Ferramentas utilizadas no fabrico de pregadeiras, alfinete com fecho labirinto

ferramentas para fazer alfinete com fecho labirinto

  1. Armação de serra
  2. Alicate de pontas chatas
  3. Compasso para riscar as medidas na chapa do labirinto
  4. Maçarico para soldar o tubo na chapa e as partes (labirinto e suporte dos espigões) na pregadeira
  5. Dremel ou motor de suspensão
  6. Brocas para furar
  7. Limas de calado – lima paralela e meia cana
  8. 2 Chapas de prata com as dimensões (1) 10mm X 5mm X 1mm e outra chapa (2) 10mm X 3,8mm X 1mm

Pregadeiras, alfinete com fecho labirinto

Pregadeiras, alfinete com fecho labirinto passo a passo

Fecho labirinto para pregadeiras, passo a passo

Pregadeiras, alfinete labirinto passo a passo

  1. Cortar a chapa de prata com 1mm de espessura com as medidas de 10mm X 6mm
  2. Desenhar o traçado do interior do labirinto a ser recortado
  3. Fazer um furo com o motor de suspensão ou Dremel
  4. Colocar a serra no interior do furo e fixar na armação, para recortar o interior do labirinto (também, se pode iniciar o corte pelo exterior, sem fazer o furo, no entanto a chapa fica mais frágil)
  5. Com a serra cortar todo o interior do labirinto (uma espécie de T invertido)
  6. Com limas de calado limar todas as irregularidades do labirinto

Base de fixação para o espigão duplo para fecho labirinto de pregadeira

Pregadeiras, alfinete com fecho labirinto

  1. Cortar uma chapa de espessura 1mm com 10 mm X 4mm.  Fazer um tubo (canevão) com uma chapa de espessura 0,5mm, o tubo devera ter um diâmetro interior de 0,7mm.
  2. Com uma lima de calado meia cana, limar a extremidade superior da chapa para assentar o tubo.
  3. Assentar o tubo e soldar com solda de prata.
  4. Soldar com solda de prata o tubo à chapa, e depois do tubo soldado, com uma serra de ourives cortar os triângulos que vão fazer de suporte e fazer pressão sobre os espigões de aço a colocar.

Montagem das pregadeiras, alfinete com fecho labirinto passo a passo

Pregadeiras, alfinete com fecho labirinto

1. Depois de feito o labirinto e o suporte dos espigões, devem ser soldados com solda de prata, na parte de trás da pregadeira completamente paralelos um ao outro. As ranhuras do tubo que vai segurar os espigões, são voltadas para o labirinto. A distância entre as duas partes deve ser regulada consoante o comprimento da pregadeira, os espigões são cortados de acordo com essa distância, no entanto devem ficar o mais afastados possível.

Pregadeiras, alfinete com fecho labirinto

2. Depois de soldadas as partes que constituem o fecho labirinto. Enfiar um fio de aço com 0,7mm,  no tubo, com metade para cada lado.
3. Dobrar as duas pontas, o mais justo possível, bem encaixadas nas ranhuras cortadas no tubo. as ranhuras vão servir de fulcro para fazer pressão nos espigões.
4. Dobrar os espigões, fazendo um triangulo, bem justos ao tubo.
5. Depois com um alicate de pintas chatas voltar os espigões em direcção ao labirinto, cada um em direcção ao seu próprio encaixe. Os espigões ficam no final, com a configuração que se pode ver na figura 6.
Está então finalizada esta técnica, este é apenas um tipo de fecho para pregadeiras, o alfinete com fecho labirinto é uma das técnicas de aprendizagem no fabrico de jóias.

Este é apenas um exemplo de fecho para pregadeiras, o alfinete labitinto tem a vantagem de ter dois espigões, o que cria muita estabilidade em pregadeiras de grandes dimensões. Cada pregadeira poderá ter um fecho personalizado e há ainda a possibilidade de criar novas alternativas de fecho. Desde que o fecho seja funcional e seja fácil de utilizar, tudo se torna possível de aplicar.

A seguir apresentamos outras alternativas a fecho de pregadeira que podem servir de inspiração para quem quer criar peças únicas e criativas. Os alfinetes adaptados às pregadeiras podem também servir de efeito estético na própria peça. Os fechos Pin, um espigão fechado por uma espécie de cápsula com silicone no interior. Os alfinetes Pin não dão muita estabilidade mas tem um efeito final muito interessante.

Articulação para Pregadeira

Alfinete para pregadeira passo a passo

Outros tipos de fechos para pregadeiras

Alfinetes, pregadeiras

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *