Tubo de cobre ou latão passo a passo

Existe à venda no mercado tubo de cobre  e latão já feito, no entanto pode-se também fazer tubo de cobre e latão, caso se pretenda fazer diâmetros específicos, especialmente diâmetros pequenos de tubo de cobre ou latão.

A técnica para fazer tubo de cobre ou latão é a mesma técnica utilizada para fazer tubo de prata e tubo de ouro, utilizada no fabrico de jóias. A segui apresentamos as ferramentas necessárias para se procederem a todos os processos de fabrico do tubo.

Ferramentas para fazer tubo de cobre ou latão

Fazer canevão, tubo (cano vão) ferramentas

1. Armação de serra de Ourives
2. Serra
3. Taz (tais) de Fio
4. Fieira (secção redonda)
5. Alicate (tenaz) de puxar fio
6. Martelo de pena (médio)
7. Maço de couro
8. Metal – Chapa de Ouro ou Prata (latão ou cobre) de 0,6 mm espessura
9. Compasso com pontas de aço
10. Cilindro de aço com a medida interior do tubo (cinzel ou embutidor) – o uso desta ferramenta é opcional
11. Torno de Bancada

Para fabricar um tubo é necessário, em primeiro lugar preparar uma chapa de cobre ou latão que, com o auxilio das ferramentas apresentadas nas imagens, irá adquirir a forma tubular, em seguida,  depois do metal “enrolado” é puxado com uma tenaz de puxar fio por uma fieira cilíndrica. Todo este processo que visa na passagem do tubo de cobre pela fieira designa-se como trefilagem e tem como finalidade o alinhamento perfeito das “paredes” e das junções da “costura” do tubo. Depois de todo o processo, a “costura” do tubo pode ser soldado para fazer a união das paredes do tubo.

Processo de realização de tubo de cobre ou latão visto em secção

fazer canevão (tudo - canovão) passo a passo

1. Preparar a chapa de cobre ou latão
2. Com um martelo de pena bater a chapa sobre um taz (tais) de Fio
3. Ir batendo ao longo do tubo de cobre até  curvar o metal, tentar evitar batidas demasiado fortes para o metal não forjar a chapa de cobre ou latão e dar o máximo de curvatura possível
4. Para ajudar a formar o tubo de cobre pode-se colocar um cilindro de aço (cinzel ou embutidor) com a espessura do diâmetro do interior do tubo de cobre e em seguida bater com um maço de couro para fechar o tubo (canevão – cano vão). Este processo é opcional, o tubo pode ser fechado pelo processo de trefilação (passagem em Fieira)
5. Quando todo este procedimento está terminado e o tubo de cobre fechado, este é preparado para se soldar com solda de ouro ou prata dependendo do metal que se esta a trabalhar

Processo de fabrico de tubo de cobre ou latão passo a passo

Fazer um Tudo (canevão) de cobre ou latão com:

  • 0.6 mm de espessura
  • 80 mm de comprimento
  • 2 mm diâmetro

1º Passo

Para calcular a largura da chapa com o fim de obter um tubo (canevão – cano vão) com 2 mm de diâmetro, deve-se usar uma formula específica para o fazer o calculo exacto.

Fórmula
Largura = Pi x Diâmetro

Largura = 3,14 x 2 mm
L = 6,28 mm
Largura da chapa 6,3 mm (arredondado)

Medidas requeridas para a chapa para fazer tubo (canevão) 80 mm x 6,3 mm x 0,6 mm

2º Passo
É necessário marcar na chapa de cobre as medidas que se pretende. É importante  ter as extremidades da chapa em esquadria, limar com as limas de 6′ (polegadas).
Marcar as medidas na chapa de cobre ou latão com 1mm de espessura, pegar em um compasso com pontas de aço e deslizar o compasso para riscar a largura da chapa em todo o seu comprimento, desliza-se o compasso com alguma pressão, apoiando uma das pontas fora da chapa e outra dentro para ele riscar.

Marcar chapa com compasso

3º Passo

Serrar com serra de ourives a chapa de cobre ou latão com as medidas pretendidas, neste caso 80 mm X 6,3 mm X 2 mm. Uma das extremidades deve ser cortada em “bico” (em V) para que essa ponta fique cónica e assim ser possível passar o tubo (canevão) pela fieira no processo de trefilação.

Serrar chapa com as medidas exactas

Como alternativa à extremidade em “V” pode-se soldar um fio do mesmo metal com o diâmetro igual ao interior do tubo pretendido.

Ex:

fazer canevão, tubo passo a passo

4º Passo

Colocar a chapa de cobre ou latão alinhada na ranhura do taz (tais) de fio e bater com a pena do martelo (médio). Bater para dar forma à chapa mas sem a esmagar (forjar).

5º Passo

Bater continuamente na chapa de cobre, ao longo de toda a chapa,  para ela ir curvando e assim ficar com o formato cada vez mais aproximado a um tubo.

Fazer canevão, tubo (canovão) passo a passo

6º Passo

Dentro do tubo semi-pronto, pode-se colocar um cilindro de aço (embutidor ou cinzel), e com um maço de couro bater para ajustar as paredes do tubo ao cilindro de aço para homogenizar todo o metal e formar um tubo perfeito. Este procedimento, é opcional, há técnicos que passam o tubo directamente na fieira para fechar e alinhar as paredes do tubo (canevão – cano vão).

Bater canevão (tubo) com maço de couro

7º Passo

Depois de formar o cilindro de cobre ou latão, prender a fieira (secção redonda com de diâmetro adequado ao tubo) no torno de bancada. Depois, lubrificar as paredes exteriores do tubo (canevão – cano vão) com cera virgem e com o alicate (tenaz) de puxar fio, prender a ponta cónica do tubo e puxar com impulsos fortes.

Trefilagem – puxar fio em fieira com orifícios de secção redonda

Fazer canevão, tubo, puxar na fieira

Pormenor do processo de trefilação – passar fio em fieira


fazer canevão, tubo passo a passo passar na fieira

É importante rectificar o diâmetro interior, ir passando na fieira até que o diâmetro fique o pretendido – 2 mm.

8º Passo

Depois de todos os procedimentos concluídos, o tubo (canevão – cano vão) está agora pronto para se soldar com solda de prata ou ouro de acordo com o metal que foi feito o tubo.

Outra Visão ilustrada de como fazer canevão (cano vão – tubo) de cobre ou latão passo a passo

Fazer tubo, canevão passo a passo

  1. Com um compasso de aço, marcar a chapa de cobre ou latão com as dimensões desejadas. O compasso serve para fazer linhas paralelas.
  2. Com o taz (tais) de fio a servir de base, bater delicadamente a chapa, tornando-a cilíndrica.
  3. Com o martelo, ajudar a unir as paredes longitudinais do tubo, pode-se optar por colocar um cilindro de aço no interior e bater com maço de couro para regularizar a superfície do tubo (canevão).
  4. Com uma uma fieira num torno de bancada bem fixo, e com um alicate (tenaz) de puxar fio, puxar o tubo pelos furos mais próximos do diâmetro e ir passando por outros diâmetros inferiores para ir fechando o tubo gradualmente. Passar cera virgem de abelha no tubo antes de passar na fieira, para lubrificar e tornar o processo mais fácil.
  5. Para que o alinhamento da “costura” do tubo (canevão) fique completamente direita, pode-se usar a ponta de um canivete, colocado na ranhura do tubo, na parte anterior à passagem na fieira.
  6. Para soldar o tubo com solda de prata ou ouro, deve-se utilizar fio de aço para evitar que as paredes do tubo se abram com a temperatura do fogo. Depois de soldado o tubo, devem-se tirar os fios de aço antes de ir ao branqueamento. O branqueamento serve para tirar os excessos de fundente (tincal ou borax). Com limas e lixa tirar os excessos de solda.
  7. Para alinhar o tubo ou para o tornar mais fino, pode-se soldar um fio de prata com o diâmetro do interior do tubo (pode-se fazer a ponta em cone para ajudar) e puxar de novo na fieira de secção redonda.

Este é um processo para fazer canevão (cano vão – tubo) de cobre ou latão passo a passo, no entanto existem outras formas de obter os mesmos resultados.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.