Teste do Ouro, como saber a liga que tem uma jóia em ouro, avaliar ouro

Teste do Ouro, como saber a liga que tem uma jóia em ouro, avaliar ouro

Avaliar o ouro é uma tarefa desconhecida de muitos, no entanto para quem trabalha com jóias ou quem as quer vender é essencial ter uma breve noção de como se deve avaliar o ouro. Uma das formas de avaliar o ouro é o teste do ouro, saber qual a liga que tem a jóia de ouro. Muitas vezes acontece virem parar às nossas mãos jóias que não se entende qual a percentagem de liga que contém, qual é o toque ou título da jóia de ouro (ou até mesmo um lingote). Nas oficinas de joalharia, é comummente utilizada a técnica de teste do ouro da “pedra de toque” para determinar a liga/quilatagem do ouro. No entanto há métodos mais eficazes, como uma análise química feita por especialistas, que indicam com grande precisão o toque do metal em milésimas. Quando se vai vender ouro usado, faz parte dos procedimentos e cuidados a analise do toque do ouro.

 

Método de “pedra de toque” para identificar a liga de uma peça em ouro – avaliar jóias em ouro

Pedra de toque, teste do ouro com ácido

Este método consiste em riscar a pedra de toque com a peça de ouro que se pretende identificar o toque, ao lado riscamos também com uma peça de ouro com o toque exacto que pretendemos identificar na outra peça. Aplica-se o ácido de toque sobre os dois riscos feitos na pedra, e observa-se se o mesmo brilho cai sobre os 2 riscos do ouro ou não. Se o brilho que for apresentado pelos 2 riscos sobre a pedra de toque for muito idêntico, significa que o toque das duas amostras (peças) de ouro tem um toque (liga) equivalente. Teste do Ouro, como saber a liga que tem uma jóia em ouro

1 – Por exemplo, se o objectivo é saber se um anel de ouro é de 18 quilates, é necessário, em primeiro lugar limar a jóia, com uma lima pequena, para retirar algum possível banho. Depois, pegar na mesma jóia, e esfregar a zona que foi péviamente limada na pedra de toque, e com uma peça de ouro de 18kt riscar mesmo ao lado do risco da peça que se quer desvendar o toque.

 

pedra de toque, ácidos para fazer teste do toque do ouro

2 – Em seguida, deixamos cair umas gotas to ácido de toque 18kt nas duas riscas (amostras) e observamos se o brilho se mantém igual nas duas amostras ou ao contrário.  A corrosão do metal e perda de brilho, significa que a liga do ouro é inferior a 18kt. Podem-se utilizar os ácidos de outras ligas e fazer riscos de outras ligas para definir concretamente a liga da peça que pretendemos identificar.

Testar o ouro, para como saber a liga que tem uma jóia em ouro pode ser feito desta forma para todos os tipos de toque. Existem ácidos específicos para cada tipo de liga e umas agulhas com as cores do ouro  (como podemos ver na imagem em baixo) de cada liga para fazer a comparação com a amostra que se quer identificar o toque.

Também existe um ácido próprio para identificação da prata e da platina, que se utilizam precisamente da mesma forma que para o ouro.

 

Teste do toque do ouro com equipamento electrónico – avaliar ouro

Teste do ouro e platina com equipamento electronico

Actualmente, também já é possível determinar o toque das jóias de ouro e platina com aparelhos electrónicos, que testam ouro dos 6 aos 24k automaticamente, sem a necessidade de ácidos. Este é um método de análise do toque do ouro infalivel que dá informação precisa sobre os quilates correspondentes à liga do ouro que se está a analisar.

Gemoro Auracle Electronic Gold and Platinum tester, para teste do Ouro, para saber a liga que tem uma jóia em ouro e platina

Veja também:

Fazer argolas de prata passo a passo
A Anodização do alumínio na joalharia contemporânea
Lapis lazuli, Cristais de cura
Quartzo, Pedras e cristais de cura
Cetegoria(s): Curiosidades, Jóias, Técnicas, Truques de bancada Tags: , , , ,

Deixe o seu comentário

Técnicas

Aprenda mais sobre as técnicas de fabrico de joalharia passo a passo, realize você mesmo os seus projectos e dê expressão ao seu potencial criativo.


Ferramentas

Aprenda a distinguir as diferentes ferramentas usadas no fabrico da joalharia e saiba mais sobre os materiais que pode usar nas suas criações.


Desenho

Aprenda a desenvolver o seu potencial criativo na realização de projectos de joalharia 3D e também de desenho técnico e ilustrativo à mão livre.


Curiosidades

Aprenda mais sobre Gemologia, História da Joalharia, Metalurgia e outros temas que irão enriquecer o seu conhecimento geral na área da Joalharia.