A Anodização do alumínio na joalharia contemporânea

A Anodização de metais, especialmente do alumínio, é um processo de eléctrico rápido e simples que cria uma película muito fina transparente de óxidos na superfície dos metais reactivos, a anodização do alumínio é uma das técnicas que foi adoptada pelo movimento artístico ligado à joalharia contemporânea.

Como todos sabemos na atualidade, a joalharia acompanha a evolução dos tempos e de mentalidades, em todas as áreas artísticas surge uma necessidade  cada vez maior de explorar novas formas de expressão, novas técnicas e novos materiais e a anodização do alumínio é uma técnica alternativa que surge neste contexto. A joalharia contemporânea abraça também estas novas tendências e novos conceitos, formas e materiais, substituindo meros objectos de ostentação e riqueza pura dos materiais para conferir aos objectos um grande poder artístico, de expressão conceptual, cor e movimento.

Aluminio e titanio anodizado

Jane Adam – Aluminio anodizado ** Hazel Hatkinson – Aliminio Anodizado ** Metalart – titânio anodizado

As cores podem ser controladas e previstas individualmente usando técnicas específicas.

A  Anodização oxida a superfície do metal através de um processo electroquímico que resulta numa superfície porosa, que é recetiva ao tingimento da superfície Alumínio anodizadodo metal, podendo dar origem a um conjunto infinito de cores maravilhosas. Alguns artistas como Jane Adam, Lindsey Mann e Hazel Hatkinson, trabalham com anodização de alumínio dando uma personalidade única de padrões e cores que conferem às suas peças uma vida e um carisma únicos. A anodização do alumínio, bem trabalhada é duradoura, vibrante, leve, com possibilidade de sobreposição de cores e criação de padrões lindissimos, texturas e formas glamourosas. A cor é sempre um elemento fundamental e predominante na anodização do alumínio na joalharia contemporânea. A Luz e dinamismo conferidos por estes trabalhos, apela ao movimento mostrando uma interdependência com o todo.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *