Conformação de discos de metal, fazer calotes esféricas

A conformação de discos de metal é um processo que altera a geometria do material, utilizando diversos acessórios auxiliares neste processo de transformação do metal. Na conformação de discos de metal, são exercidas forças sobre a chapa de prata (ou ouro) e pode ser manual ou mecânica. Para auxiliar o processo de conformação, são utilizadas, desde pequenas matrizes até grandes cilindros, como os que são utilizados no processo de laminagem das chapas.

No fabrico de jóias, a maioria dos trabalhos tem como base uma chapa ou um fio de metal (prata, ouro ou outro). Com

fecho de palheta

as técnicas de cinzelado ou repuxado é possível obter volumes tendo como base uma chapa de prata, ouro (ou outro metal).

As calotes (meia esfera) podem ter diversas funcionalidades na criação de jóias, desde a mera criação de estruturas com efeito estético decorativo, como peças com funcionalidades específicas como os fechos de palheta esféricos, que manualmente, são realizados a partir de meias esferas (calotes).

Ferramentas utilizadas no processo de conformação de discos de metal, calotes esféricas

Ferramentas para fazer calotes esféricas, conformação de metal

  1. Serra de ourives (alternativa ao tais de corte)
  2. Tais de corte de discos
  3. Compasso para riscar os discos (se o corte for feito com serra de ourives)
  4. Maçarico
  5. Embutidores
  6. Brocas
  7. Motor de suspensão ou Dremel
  8. Chapas de prata ou ouro
  9. Lixa de água de 800 (ou 600 se for necessário maior desgaste)
  10. Embutideira
Estas são as ferramentas básicas para iniciar o processo de conformação de discos em metal (prata, ouro, cobre ou latão). Em baixo estão links para poder comprar algumas das ferramentas aqui utilizadas, como Dremel, ou armação de serra, etc.
 A construção das esferas, casquinhas para pérolas, fechos, são algumas das utilizações das calotes (meia esfera) feita através do processo de conformação.

Para iniciar todo o processo de fabrico é necessário ter já preparada a chapa com a espessura que se pretende, neste caso como exemplo para os cálculos, vamos utilizar uma chapa de ouro com 1mm de espessura. No caso da prata não será necessário saber o peso do disco em gramas, visto que o investimento da prata é reduzido comparando com o ouro.

Os discos de ouro ou prata podem ser cortados com a serra de ourives, no entanto um cortante de discos de diferentes tamanhos pode muito facilitar o processo e os discos ficam perfeitamente cilíndricos e não precisam de ser limados para acertar como acontece no corte com serra de ourives.

O cortante para discos pode ser adquirido em lojas especializadas de ferramentas para fabrico de joalharia e ourivesaria.

Embutidores e embutideiras para a conformação de discos de metal – realização de uma calote

Embutidores e embutideira para fazer calotes

Formula para descobrir o peso necessário que o disco de chapa de ouro de 1mm de espessura deve ter

No caso de a pessoa não necessitar de saber o peso, pode fazer o processo de conformação normalmente sem fazer qualquer tipo de cálculo.

formula de calculo peso de disco em gramas

Exemplo:

Calculo peso necessário para disco de 1mm de espessura

Conformação de discos de metal, fazer calotes esféricas passo a passo

Quando se faz a conformação de um disco de ouro ou prata, e este está entre o aço do taís (embutideira) e o embutidor, cada impulso e batida vai provocando uma dilatação na chapa e esta vai diminuindo de espessura nas áreas onde são aplicadas as batidas.

calotes, conformação

1º Passo
O primeiro passo para a realização de uma calote (meia esfera), é o processo de desenhar e cortar um circulo numa chapa de prata, ouro (ou outro metal). Pode-se serrar a chapa com serra de ourives, ou com um tais e embutidores de corte de discos com diversos diâmetros,como se vê na imagem de ferramentas apresentada no início deste artigo). Depois de cortado o disco de prata ou ouro, deve-se recozer para que fique mais macio para ser possível fazer a conformação.

2º Passo
Para fazer a calote esférica, é necessário um taís ou uma embutideira de fazer calotes e os embutidores respectivos.

3º Passo
O Disco de chapa é colocado num dos perfis  da embutideira de forma a que o seu diâmetro fique no interior, e com a esfera do embutidor, bater até ela ir ficando concava. Tentar evitar pancadas demasiado “secas” para que a chapa não fique demasiado fina). O disco terá de adquirir a forma esférica da cúpula onde está inserido

4º Passo
Há medida que o disco vai ficando côncavo, passar para o orifício a seguir, ou seja com um diâmetro inferior e ir utilizando os embutidores adequados ao diâmetro que se vai formando no disco, agora já côncavo.

Calotes esféricas5º Passo
Deve-se ir rodando a esfera do embutidor, e ajustando a toda a parede da calote esférica, para assegurar que a parede esférica da calote fica completamente esférica e homogénea.

6º passo
Depois de feita conformação da calote esférica, com a concavidade que se pretende, deve-se lixar a boca da calote para que fique com os rebordos completamente alinhados. Caso se pretenda fazer a união de 2 calotes para formar uma esfera, é necessário ter em conta que a altura de cada uma das calotes deve ter metade do seu diâmetro (ou largura).

7º Passo
Se for ainda necessário, deve-se passar com uma lima para nas paredes das calotes para aperfeiçoar o acabamento e lixar com lixa de água.

Na imagem antes apresenta o ideal de utilização de embutidores e matriz de embutideira, no caso de se ter a calote numa matriz de 9,5mm deve-se utilizar um embutidor com diâmetro de 8mm.

Processo de fabrico de uma esfera através do processo de conformação, e junção de duas calotes soldadura

Para fazer uma esfera é necessário duas meias calotes, em que a altura de cada calote tem de ser metade da sua largura ou diâmetro.

calotes esféricas

Para fazer a esfera com duas calotes soldadas, deve-se fazer um furo em uma das calotes, juntar as duas calotes com um fio de aço e soldar com solda de prata.

Também existem embutidores e embutideiras de madeira que ajudam a evitar a dilatação do metal, mantendo o máximo possível a espessura da chapa

Este é o processo básico para fazer conformação de discos de metal, para fazer calotes esféricas para utilização no fabrico de jóias de ouro, prata ou outros metais. O acrílico também pode ser trabalhado desta forma, desde que seja devidamente aquecido antes de colocar na embutideira.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *