Folha de ouro sobre prata passo a passo – keum-boo

Keum-boo é uma técnica milenar coreana, que consta na aplicação de folha de ouro de 24k sobre a prata. A simplicidade desta técnica faz com que seja uma forma divertida  adicionar o ouro ao seu trabalho de joalharia em prata ou outros objectos de prata. Keum boo é uma técnica de aplicação de folha de ouro, simples e que cria um contraste muito bonito entre metais e torna as peças com um carisma único e cheio de personalidade.

Tipos de folha de ouro – keum boo

Folha de ouro, keum booA técnica de keum boo,  visa essencialmente na aplicação de pequenos recortes de  folha de ouro de 24kt, utilizados para fazer efeitos decorativos sobre a superfície de prata completamente lisa, ou com texturas. Na técnica de Keum boo a folha de ouro é uma folha de ouro especifica para aplicação em metais, um pouco mais grossa que a folha de ouro utilizada nas artes decorativas. As folhas de ouro para artes decorativas, são demasiado finas e se forem aplicadas à prata na técnica de folheado a ouro, tendem a desaparecer no metal manchando apenas o metal parecendo que está com defeito. Para quem quiser adquirir a folha de ouro em sites internacionais a folha utilizada em joalharia é chamada “gold foil” e a folha de ouro que não é boa para esta técnica é designada “gold leaf”. No entanto na realização da técnica deve-se experimentar várias espessuras de folha de ouro para perceber qual se adequa mais ao tipo de trabalho que pretende fazer.

No caso de optar por fazer a sua própria folha de ouro para a técnica de keum boo explicamos a seguir quais as ferramentas, materiais e todos os procedimentos como o pode fazer a folha de ouro e a sua técnica de aplicação.

Ferramentas e materiais para aplicação de folha de ouro, técnica de keum boo

folheado de ouro - keum boo

Para iniciar todo o processo, de Keum boo, aplicação de folha de ouro, é necessário ter a bancada de trabalho preparada com os seguintes materiais e ferramentas:

  1. Neste caso vamos utilizar folha de ouro, no entanto também existe folha de prata e folha de cobre.
  2. Tais de corte para discos de metal e chapa de prata com 0,8mm ou 1mm (os discos também podem ser serrados com serra de ourives).
  3. Folha de ouro
  4. Guilhotinas de papel em forma de flor.
  5. Papel vegetal de arquitecto.
  6. Cortantes de papel com desenhos (também de pode cortar com o x-acto (tipo bisturi) para fazer os recortes da folha de ouro.
  7. Pau para espetadas ou um palito.
  8. brunidor de ágata (ou outro brunidor que aguente calor e se adeque è superfície a brunir).
  9. X-acto (tipo bisturi) para cortar a folha de ouro.
  10. Pincel macio para transportar a folha de ouro.
  11. Maçarico para fazer o recozimento.
  12. Placa refrátaria ou base de carvão vegetal.
  13. Escova de latão muito fina.

Preparação do metal para aplicação de folha de ouro – keum boo

LaminadorPara é necessário, para além das ferramentas que apresentamos anteriormente, um laminador para laminar a chapa à espessura pretendida.

O ouro de 24kt pode ser comprado ou já em folhas de ouro com a espessura adequada para fazer a técnica de keum boo, espessuras de 0,01mm e 0,02mm. O ouro também se encontra a vender em pequenos granulos ou em pequenas chapas. Se for comprado em granulos é necessário fundir o ouro para depois com o lingote fazer uma fina folha de ouro.

Durante o processo de laminação, devido à pressão exercida tendem a ficar muito rijas, e para voltarem a estar maleáveis para continuar a laminar deve-se fazer o recozimento da chapa . Depois de recozida, é necessário ir ao branqueamento, como é feito normalmente nos processos de laminação em joalharia.

Micrómetros

A chapa deve ir passando pelo laminador, para diminuir a espessura da chapa, recozer a chapa, de 3 em 3 passagens pelo laminador. Quando a chapa começar a ficar já muito fina, e o laminador não der para juntar mais os cilindros, colocar a folha de ouro no meio de duas folhas de papel vegetal de arquitecto e continuar a passar até à espessura de 0,01mm ou 0,02. Para medir espessuras tão finas é necessário um micrómetro, de preferência, um micrómetro digital, visto que a precisão na leitura é mais rigorosa.

É importante certificar que a chapa é recozida, antes desta ultima fase de laminação, pela razão que a chapa estará tão fina que já não poderá voltar a ser recozida e branqueada. Assim, antes de ser necessário colocar entre as folhas de papel vegetal para ser laminada, proceder ao recozimento e respectivo branqueamento.

Como desenhar e Cortar a folha de ouro

Para ser cortada, a folha de ouro deve ser colocada entre duas folhas vegetais, pode-se fazer pequenos recortes com pequenas guilhotinas com desenhos predefinidos. Ou então, pode-se desenhar no papel vegetal a forma que se pretender,  e com o x-acto (tipo bisturi) cortar por cima do papel vegetal (colocar tudo sobre uma prancha de plástico para ser mais facil de cortar).

É importante saber que para realizar a técnica de keum boo, primeiro é necessário fazer um tratamento à prata por aquecimento e limpeza várias vezes, para criar as condições moleculares correctas na prata. Depois a prata pode ser texturada, utilizando um laminador e em seguida, a peça é colocada em aquecimento lento numa placa elétrica quente, depois são aplicados  pedaços de folha de ouro sobre a chapa de prata e por fim é polida ou oxidada.

Como fazer Keum boo, folha de ouro sobre prata passo a passo – keum-boo

Antes de mais é necessário cortar as chapas de prata, seja com o tais de cortes de discos, seja com o processo de serrar chapa com serra de ourives. Para fazer keum boo, antes de aplicar a folha de ouro, é necessário recozer a chapa de prata e leva-la ao branqueamento no mínimo 3 ou 4 vezes seguidas, para  que a chapa fique receptiva à folha de ouro.

  1. Folheado a ouro, folha de ouro - keum booRecozer as chapas de prata e branquear 3 ou 4 vezes seguidas.
  2. Pegar no pincel, humedecer a ponta.
  3. Levar o recorte de folha de ouro para o local onde irá ser aplicado.
  4. Acender um bico de fogão, em lume médio, colocar uma chapa de cobre sobre a chama e colocar o disco de prata sobre o cobre. Deixar aquecer, e para verificar se a temperatura está adequada, rolar um pau de espetada sobre a placa de cobre, se esta ficar negra, significa que a temperatura está boa para iniciar a aplicação da folha de ouro.
  5. Com um brunidor de ágata, ou outro brunidor adequado, iniciar a passagem do brunidor sobre o recorte da folha de ouro, fazendo alguma pressão. Se a folha de ouro se levantar, significa que ainda não tem o calor suficiente para que possa aderir à prata.

Depois de feiro o folheado a ouro, a peça pode ser recozida e ir ao branqueamento e posteriormente escovada com uma escola de latão muito fina. Caso se queira tornar o disco de prata côncavo, utilizar o processo de conformação de discos de metal mas com uma embutideira e embutidores de madeira.

Keum boo, folheado a ouro

 

Esta é a técnica de aplicação de folha de ouro sobre chapa de prata. Técnica também conhecida por Keum Boo.

Bookmark the permalink.

One Comment

  1. Otimo tutorial!
    Eu gostaria de adicionar algumas coisas que podem ajudar quem quiser tentar essa técnica.
    1) se for usar um brunidor de metal, resfrie o metal em agua (e seque) varias vezes durante a aplicação. Se o metal ficar muito quente o ouro pode grudar no brunidor.
    2) Nao e’ necessario fazer isso sob uma chapa de cobre. Se voce tiver um fogão eletrico ou uma chapa eletrica com superficie lisa, a tecnica pode ser feita direto no fogão ou chapa.
    3) Apesar de todos os tutoriais que eu ja vi falarem que necessita tratar a prata .925 (recozer a branquear repetidamente) antes do processo de Keum Boo, eu aprendi que isso nao e’ necessario. O ouro vai grudar na prata de lei sem problemas. Os tutorias que eu vi falam que essa etapa e’ desnecessária se prata pura (100%) for utilizada.
    4) O processo de Keum Boo e’ mais facil se for feito antes de texturizar a prata. Texturas com martelo ou com o laminador ficam perfeitas quando feitas depois do processo de Keum Boo.
    5)Eu nunca comprei a folha de ouro pronta. Sempre comprei uma chapa de ouro de deixei ela fina com o laminador. Nunca usei o papel vegetal com o laminador. Eu paro o processo quando a chapa nao fica mais fina com o laminador. Eu sei que essa espessura varia com cada laminador. Mas eu gosto de fazer essa tecnica com uma folha de ouro mais grossa, que de para ser facilmente cortada com uma tesoura. Eu tambem tento nao recozer o ouro muito perto da ultima passada pelo laminador. Com o ouro mais rijo fica mais facil de cortar sem que ele rompa.

    Espero que isso ajude!

    Flavia Bennett

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *