Fazer esfera através de conformação de ouro ou prata

Para fazer esfera através da conformação de discos de metal é necessário ter conhecimento de algumas ferramentas e sua utilização. Este é um processo que altera a geometria do metal, utilizando algumas ferramentas específicas auxiliares neste processo de transformação do metal assim como a embutideira e embutidores. Na conformação de discos de metal, são exercidas forças sobre a chapa de prata (ou ouro) e pode ser manual ou mecânica.

No fabrico de jóias, a maioria dos trabalhos tem como base uma chapa ou um fio de metal (prata, ouro ou outro).

As calotes esféricas (meia esfera) podem ter diversas funcionalidades na criação de jóias, podem fazer parte da criação de simples estruturas com efeito estético decorativo, como peças com funcionalidades específicas como os fechos de palheta esféricos, que manualmente, são realizados a partir de meias esferas (calotes).

Ferramentas utilizadas no processo de conformação de discos de metal, calotes esféricas

Ferramentas para fazer calotes esféricas, conformação de metal

  1. Serra de ourives (alternativa ao tais de corte)
  2. Tais de corte de discos
  3. Compasso para riscar os discos (se o corte for feito com serra de ourives)
  4. Maçarico
  5. Embutidores
  6. Brocas
  7. Motor de suspensão ou Dremel
  8. Chapas de prata ou ouro
  9. Lixa de água de 800 (ou 600 se for necessário maior desgaste)
  10. Ebutideira

A construção das esferas, casquinhas para pérolas, fechos, são algumas das utilizações das calotes (meia esfera) feita através do processo de conformação.

O cortante para discos pode ser adquirido em lojas especializadas de ferramentas para fabrico de joalharia e ourivesaria.

Processo de fabrico de uma esfera através do processo de conformação, e junção de duas calotes soldadura

Calote esferica, conformação

Para fazer uma esfera é necessário duas meias calotes, em que a altura de cada calote tem de ser metade da sua largura ou diâmetro, para que as duas subrepostas o seu diâmetro seja igual em todas as direcções.

Para fazer a esfera, antes de se unirem as duas calotes esféricas para soldar deve-se fazer um furo em uma das calotes para evitar que rebentem com o calor do maçarico, apenas depois se podem  unir as duas calotes com um fio de aço e soldar com solda de prata.

Também existem embutidores e embutideiras de madeira, que por serem mais macias que as de metal, ajudam a evitar a

Calotes esféricas

“dilatação” do metal, mantendo o máximo possível a espessura da chapa durante todo o processo de conformação.

Este é o processo básico para fazer conformação de discos de metal, para fazer calotes esféricas para utilização no fabrico de jóias de ouro, prata ou outros metais. O acrílico também pode ser trabalhado desta forma, desde que seja devidamente aquecido antes de colocar na embutideira.

Na imagem antes apresenta o ideal de utilização de embutidores e matriz de embutideira, no caso de se ter a calote numa matriz de 9,5mm deve-se utilizar um embutidor com diâmetro de 8mm.

Esfera de prata ou ouro passo a passo


1º Passo
Desenhar um circulo na chapa de ouro ou prata (caso se vá serrar a chapa com serra de ourives).

2º Passo
Serrar com serra de ourives o disco de ouro ou prata, ou cortar a chapa com o tais de corte de discos de metal.

3º Passo
Pelo menos deve ser feito um furo com motor de suspensão ou Dremel em uma das facetas da esfera (há quem faça o furo ou furos depois da calote já formada para evitar a deformação (opcional).

4º passo
Conformar os discos de ouro ou prata, colocando-os na embutideira e batendo com os embutidores com o auxilio do martelo

5º passo
Lixar com lixa de água 600 ou 800 as “bocas” da

s calotes até estas terem 1/2 da sua largura.

6º Passo
Soldar as 2 calotes esféricas, pode-se ajustar as duas calotes com fio de aço para facilitar o processo de soldadura (não esquecer que todas as construções ocas devem ter um furo para não rebentarem enquanto são soldadas). Colocar no branqueament (ou decapagem).

No processo de soldadura, a esfera deve ser colocada sobre uma rede de zinco, para que o calor se possa distribuir por toda a esfera. Apenas assim se torna mais fácil o aquecimento total das duas calotes para que a solda “corra” por toda a junção das extremidades.

Mais pormenores de soldadura de calotes esféricas na imagem no final do artigo.

7º Passo
Fazer os acabamentos da esfera, limar excessos de solda, lixar com lixas de água finas (1000 e 1200) e fazer o polimento.

calotes esféricas

Esta é a forma mais simples de Fazer esfera através de conformação de ouro ou prata, é um processo relativamente simples, no entanto é trabalhoso e requer alguma precisão e rigor nas medidas e técnicas utilizadas.

Calotes suportadas por fio de aço sobre uma rede de arame zincado para fazer o processo de soldadura

Fazer esfera com calotes esféricas


Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *