Fundição do ouro passo a passo, lingote

Fundição do ouro passo a passo, lingote

A Fundição do ouro é um método de fusão do mesmo que visa a liquefação a altas temperaturas e seu escoamento ou vazamento para moldes adequados e posterior solidificação para que seja formado um lingote e assim ser possível trabalhar o ouro, a prata ou outro metal.

Características de fusão do ouro e formação do lingote

Para a fundição do ouro é necessário os metais adequados,  o ouro fino, de 24 k encontra-se disponível para venda a 99,9% (1000 milésimas ou 24 k), no entanto o ouro puro é demasiado mole para o fabrico de Jóias. Por esse motivo, é necessário juntar ao ouro puro (24k – 1000 milésimas) uma liga que o ajude a ter a resistência necessária que permita o uso diário sem que fique demasiado riscado e deformado. A maioria das ligas comercialmente utilizadas são baseados no sistema de junção de ouro-prata-cobre.. As ligas Au-Ag-Cu (ouro-prata-cobre) apresentam uma baixa pressão de vapor e, portanto, não apresentam uma volatilização insignificante nas temperaturas de fundição normal em torno de 1200 ° C. Ouro puro – 1.070° centígrados Prata – 961° centígrados

Fundição do OURO, pesagem dos metais e preparação do cadinho para fundição passo a passo

Para iniciar o processo de fundição  do ouro, é necessário saber sobre as ligas do ouro para que se possam fazer os calculos exactos da quantidade de ouro e outros metais a acrescentar para executar o processo de fundição do ouro.

Pesagem ligas de ouro

Para formar um lingote de ouro de 18k – 700 milésimas e de 19.2k – 800 milésimas é necessário os metais que verificamos na imagem à esquerda.

 

Etapas para a fundição do ouro

  • Pesagem
  • Preparação do cadinho
  • Colocar os metais no cadinho
  • Processo de fundição em si
  • Vazamento
  • Decapagem
  • Laminação

Na imagem à esquerda estão apresentadas as ligas para fundição de ouro de 18k e de 19.2k (liga de ouro de lei portuguesa). OURO 18K – 750 Milésimas Para fa zer um lingote de uma liga de OURO de 18K (750 milesimas) é necessário 75% de ouro fino ( 7,5g) mais 1,25g (12,5%) de prata mais 1,25g (12,5%) de cobre. OURO 19.2K – 800 Milésimas Para fazer um lingote de uma liga de OURO de 19,2K (800 milesimas) é necessário 80% de ouro fino ( 10g) mais 1g (10%) de prata mais 1g (10%) de cobre. Estas são apenas duas das várias ligas de para fundição do ouro possíveis de realizar e permitidas por lei. A liga de 19,2k é uma liga Portuguesa, nos outros países é a liga de 18k que é a utilizada no fabrico de jóias e permitida por lei.

Preparação do cadinho para fundição do ouro passo a passo, fazer lingote de ouro

fundição, preparação do cadinho Quando se adquire um cadinho para fazer fundição do ouro manual a maçarico de pequenas quantidades de ouro, é necessário fazer alguns procedimentos de preparação. Se o cadinho não tiver ranhura de vazamento é necessário, abrir uma “boca” de vazamento para facilitar e direccionar o ouro no estado liquido, para que ele caia na lingoteira (ferramenta que recebe o ouro depois de fundido, de onde sai o lingote depois de arrefecido o ouro) sem correr o risco de sair fora.

Preparação do cadinho para fundição do ouro, e criação de lingote

  1. Verificar se o cadinho tem ranhura.
  2. caso não tenha ranhura, com uma lima de 6′ (polegadas) triangular, abrir uma ranhura, uma “boca” de vazamento.
  3. Cadinho já com a ranhura triangular.
  4. Colocar o cadinho num porta cadinhos adequado ao tipo de cadinho que tem.
  5. Colocar borato de sódio (pó com aparência identicamente ao açucar mas um pouco mais fino). Também conhecido como borax.
  6. Preparar a zona de fundição com tijolos refractários, colocar o cadinho com o borato de sódio e com um maçarico com alguma potencia, aquecer o cadinho, derreter o borato de sódio e depois deste estar liquidificado de espalha-lo pela superfície do cadinho. No fim, deitar para fora do cadinho o excedente de borato sódio, de forma a ficar apenas uma película em torno das paredes do cadinho.

Está, então, pronto o cadinho para se iniciar o processo de fundição do ouro.

Colocar os metais no cadinho para fundição do ouro para fazer lingote

Para fazer a fundição do ouro, é necessário colocar os metais dentro do cadinho, é preciso ter em conta que os metais que oxidam mais facilmente devem ser colocados em primeiro lugar e colocar depois por cima a cobrir, os metais que não oxidam. Depois de fazer a pesagem, e saber ao certo as quantidades de ouro e respectiva liga (prata fina e cobre), pode-se então colocar os metais no cadinho. No caso de uma liga de ouro de 19,2k, começar por por o cobre no fundo do cadinho, colocar a prata em seguida e só depois, o ouro. Depois de colocar os metais deve-se por borato de sódio por cima, para funcionar como fundente e evitar algum tipo de oxidação. Fundição, colocar liga no cadinho

Processo de Fundição do ouro passo a passo e criação de lingote

É importante saber que a lingoteira deve ser untada com um óleo, pode ser óleo corporal para bebés ou outro óleo.

  1. Fundição de ouro e prataDepois de preparado o cadinho e de colocar os metais dentro do cadinho pode-se então iniciar o processo de fundição. Lembrar de utilizar equipamento de segurança, como oculos de protecção, cabelo atado, protecção nas mangas e avental de cabedal.
  2. Com o maçarino iniciar o aquecimento dos metais e do cadinho, com uma ponta de aço, pode-se ajudar a misturar os metais (ter atenção para não queimar as mãos).
  3. Depois de estar bem fundido o metal, em estado liquido e de termos a certeza que não há qualquer pedaço de metal por fundir, deve-se iniciar o processo de vazamento. Colocar a “boca” de vazamento do cadinho alinhada com a lingoteira e vazar o metal de uma só vez. Manter sempre o maçarico direccionado para o metal fundido para que ele não solidifique antes de estar completamente vazado na lingoteira. Se o metal a vazar for em menor quantidade do que a ranhura da lingoteira, deve-se colocar algo para travar o vazamento do metal, ou seja deixar apenas espaço para a quantidade de metal que se tem no cadinho. Na lingoteira de fio há quem utiliza as pontas dos cigarros (beatas) para travar o metal liquido de se espalhar demasiado.
  4. Depois de Vazar o ouro fundido, coloca-lo no azulejo refráctario para arrefecer completamente e depois colocar no branqueamento ou decapagem para retirar a oxidação e pedaços de fundente (borax – borato de sódio).
  5. Lingotes de fio de ouro amarelo e ouro branco depois de decapados e limpos, prontos para serem laminados e trabalhados.

Outras ligas de Ouro para fundição

Liga de ouro 14 quilates
O padrão de ouro de 14 quilates  é fixada em 58,5%, conhecido como ouro de 585 milésimas. Há uma ampla aplicação para esta liga, tendo dureza semelhantes e sendo menos caro do que o ouro de 18 quilates. É amplamente utilizado em aplicações industriais em jóias, pontas de caneta e anéis coletores e arbustos em instrumentos elétricos.

Liga de ouro 10 quilates
A liga de 10 quilates de ouro com 41,7% de ouro fino (puro), conhecido como ouro de 417 milésimas, é utilizado em aplicações similares à liga de 14 quilates. Usado principalmente nos EUA como uma versão mais barata de ouro de 14 quilates.

Este é o processo de Fundição do ouro passo a passo manual com maçarico, no entanto existem outros tipos de fundição, como fundição por cera perdida, fundição em osso de choco, etc.

Veja também:

Rebite de tubo, técnica usada no fabrico de Jóias
Fechos utilizados em Joalharia e ourivesaria
Millegrain, técnica utilizada no acabamento de jóias
Patinas e oxidação do metal
Cetegoria(s): Fundição, Técnicas Tags: , , , ,

Deixe o seu comentário

Técnicas

Aprenda mais sobre as técnicas de fabrico de joalharia passo a passo, realize você mesmo os seus projectos e dê expressão ao seu potencial criativo.


Ferramentas

Aprenda a distinguir as diferentes ferramentas usadas no fabrico da joalharia e saiba mais sobre os materiais que pode usar nas suas criações.


Desenho

Aprenda a desenvolver o seu potencial criativo na realização de projectos de joalharia 3D e também de desenho técnico e ilustrativo à mão livre.


Curiosidades

Aprenda mais sobre Gemologia, História da Joalharia, Metalurgia e outros temas que irão enriquecer o seu conhecimento geral na área da Joalharia.