Truque de recozimento de fio de prata, ouro, cobre ou latão

No fabrico de jóias, por vezes é necessário proceder ao recozimento de fio de prata, ouro, cobre ou latão. Quando se pretende recozer o fio, muitas vezes acontece que este, por ser muito fino, pode correr o risco de ficar mais recozido em umas partes, e em outras continuar rígido. Também acontece por vezes, ao recozer o fio de prata, ouro ou outro metal, o calor ser em excesso e fundir uma parte do fio.

Para evitar este tipo de inconvenientes, há um truque muito simples e que funciona muito bem, e ajuda a fazer o

Truque de recozimento de fio de prata ou ouro

recozimento do fio de prata, ouro, ou outro metal de uma forma homogénea. Pode-se pegar numa lata velha, de conserva ou outro tipo de lata metálica, enrolar o fio de forma a que fique bem unido e com as dimensões para caber dentro da lata de metal.

Processo de recozimento de fio de prata, ouro, ou outro metal.

  1. Cortar a lata com uma tesoura de chapa, ter atenção e muito cuidado porque a lata cortada pode ser um cortante agressivo e provocar cortes na mão.
  2. Enrolar o fio de prata ou ouro com as dimensões da lata, colocar o fio sobre uma placa refractaria e a lata a cobrir o fio de prata ou ouro.
  3. Com um maçarico, recozer o fio de prata ou ouro normalmente, a cor “incandescente” que a lata vai ter vai indicando a temperatura de recozimento. Aquecer a lata, em todos os seus ângulos com se faria com o fio de metal.

Depois de recozer o fio de prata, ouro ou outro metal, deve-se colocar no branqueamento ou decapagem.

Este é um truque para facilitar o processo de recozimento de fio de prata, ouro, cobre ou latão.

Bookmark the permalink.

Comments are closed